X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

Prévia da temporada 2008
Publicado em: 03/04/2008
Clique e saiba mais

Mundial de Motocross começa domingo nas areias de Valkenswaard
Texto: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação Youthstream

O Mundial de Motocross começa esse final de semana na Holanda. Serão 15 provas em seis meses. A temporada de 2008 promete disputas equilibradas na busca dos títulos.

Ano passado o Eurocircuit de Valkenswaard abriu o campeonato, pela primeira vez sem o dez vezes Campeão do Mundial Stefan Everts, que se retirou no final de 2006. Será uma abertura diferente este ano com ambos os campeões a postos para defender seus títulos. O belga bi-campeão Steve Ramon (MX1) e o fenômeno Antônio Cairoli (MX2) enfrentarão uma dura oposição disposta a lhes roubar a coroa. 

Categoria MX1
 


Joshua Coppins e Steve Ramon - Prontos para a batalha?

Steve Ramon (Teka Suzuki) conquistou seu primeiro título na categoria após dissolver a impressionante vantagem de 107 pontos de Joshua Coppins (Monster Yamaha) depois do neozelandês machucar o ombro em Locket (Rep. Tcheca).

Ramon apresentou um desempenho consistente durante as provas pré-temporada e com certeza está pronto para vencer em Valkenswaard. Assim como Coppins, mas o piloto da Yamaha recentemente fraturou dois dedos em seu pé direito num acidente em treino. Ela já confirmou presença na prova holandeza mesmo sem estar completamente recuperado. 


Sebastien Pourcel

Vice-campeão pela segunda vez em 2007 o belga Kevin Strijbos deixou a Suzuki a favor da Kawasaki (Team GPKR), mas perdeu certo tempo no inverno graças a uma contusão no ombro. Em compensação seu companheiro de equipe Sebastien Pourcel fez uma pré-temporada promissora e promete ser um dos favoritos após a experiência ganha em 2007, quando realizou sua primeira temporada na MX1 e venceu dois GPs (Faenza e Namur) finalizando o campeonato na quarta posição.

Ken de Dycker, quinto no ano passado, passou o inverno treinando com sua nova Teka Suzuki depois de uma temporada com Honda onde venceu pela primeira vez em Uddevalla, Suécia. 


Marc de Reuver é especialista na areia e favorito na prova de abertura

Sua antiga equipe CAS Honda tem boas novidades para 2008. Cas e Martin Honda terão suporte direto do HRC com peças de fábrica que já provaram ser a arma perfeita para a missão dos GPs. A equipe CAS confirmou o norte-americano Mike Brown que retornou ao mundial em 2007 com sólidas performances. Seu companheiro será o escocês Billy Mackenzie.

Os pilotos da Martin Honda serão Julien Bill e Marc de Reuver que venceu várias provas na pré-temporada. O engenheiro de motores da equipe é o brasileiro Marquinhos Freitas.

O italiano David Phillipaerts, que venceu um GP em 2007 completa o time Monster Yamaha ao lado de Josh Coppins. O alemão Max Nagl será o piloto único do Team Red Bull KTM oficial. O espanhol Jonathan Barragan competirá pela equipe AXO KTM Silver Action sediada na Itália, mas também com suporte oficial da fábrica austríaca.

Outras ameaças ao defensor do título Steve Ramon vêm da Kawasaky Racing Europe com os pilotos Tanel Leok e Manuel Prim. A TM com o veterano Alessio Chiodi e a Aprilia com Cedric Melotte e Fabien Izoird completam as equipes de fábrica no Mundial 2008 na categoria principal. 

Categoria MX2

Após seu segundo título numa incrível temporada em 2007 Antônio Cairoli é o homem a ser batido no Mundial 2008. A julgar pela lista de adversários determinados o desempenho de Cairoli (Red Bull De Carli Yamaha) terá de ser no mínimo tão bom quanto 2007 para defender o título com sucesso.


Cairoli busca o terceiro título em 2008

O britânico Tommy Searle (Red Bull KTM) que foi vice-campeão no ano passado vai fazer de tudo para destronar Cairoli. Será a última temporada do jovem piloto no Mundial. Em 2009 ele deixa a Europa para competir nos Estados Unidos.

Seu companheiro Tyla Rattray será outro piloto dedicado a vencer depois de encerrar prematuramente sua temporada 2007 por causa de problemas no joelho.
O sul-africano finalizou o campeonato em quarto, mas mostrou consistência suficiente para disputar o título em várias temporadas desde sua estréia no Mundial em 2001.

Seu conterrâneo Gareth Swanepoel, pilotando pela Molson Kawasaki e que finalizou em quinto o campeonato 2007 passou por uma cirurgia no pulso ontem e só deve retornar às pista em quatro meses. Sua equipe conta ainda com Stephen Sword, agora completamente em forma depois de um ano de altos e baixos em 2007. Quem também faz parte da esquadra verde é Paulin Gautier que conquistou a vaga na equipe ano passado após o título de Campeão Europeu. Será a primeira temporada completa do Francês no Mundial de Motocross.


Tommy Searle quer deixar sua marca na Europa antes de mudar para a América

Outros franceses de destaque são Nicolas Aubin (Ricci Yamaha) e Pascal Leuret (Suzuki Swift) que esperam surpreender este ano. Quem deseja o mesmo é o finlandês Matti Seistola que compete pela SRS Racing. Novatos que podem se destacar incluem Jeremy Van Horebeek (Champ KTM) e Shaun Simpsom (KTM Reino Unido) que brilharam em várias provas no começo do ano.

2008 também marca a estréia de vários pilotos que vêm do Europeu de Motocross: Marvin Musquin(NGS), Deny Philippaerts (3C Racing), Joel Roelants (Champ KTM) e
Khounsith Vongsana (Bud Racing Kawasaki PSM Pastorello). Esta última equipe abriga também o veloz novato australiano Brenden Harrison. 

Valkenswaard vai ser um teste de fogo para estes jovens que enfrentarão pilotos experientes como Davide Guarneri (Ricci Racing), Erik Eggens (Suzuki Beursfoon) e Carl Nunn (Suso MVR-D Suzuki), Jeremy Tarroux (AXO KTM Silver Action) e Rui Gonçalves (Red Bull KTM).

Neste final de semana O companheiro de Caroli na equipe Red Bull De Carli será Alessandro Lupino, já que Matteo Bonini está recuperando-se de uma cirurgia no ombro.


O circuito de Valkenswaard

O Eurocircuit de Valkenswaard é uma típica pista de areia holandesa localizado a aproximadamente 20 quilômetros de Endhoven. O circuito recebe competições desde 1980 e sempre foi uma sede popular para os GPs da FIM. Depois de ficar de fora em 2005 e 2006 o Mundial voltou com estilo à Valkenswaard ano passado, com um traçado renovado e mais de 25.000 espectadores. Este ano a chegada será relocada para ficar mais próxima à largada.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet