Piloto brasileiro somou nove pontos na competição realizada em Vale de Cambra, Portugal
Fotos: Luiz Fernando Gondim
 Felipe Zanol (de jaqueta azul e branca) na vistoria do evento |
Felipe Zanol, único brasileiro a participar do Campeonato Mundial de Enduro, entrou de vez na disputa no último final de semana. O piloto terminou a segunda etapa, realizada na cidade de Vale de Cambra, em Portugal, em 17º lugar no sábado e em 16º no domingo, somando nove pontos na competição. Na primeira etapa, na Suécia, Zanol teve dificuldades na parte elétrica da moto e precisou abandonar a prova. O resultado na fase portuguesa colocou o brasileiro na 23ª colocação geral do campeonato na categoria Elite 2.
 Etapa portuguesa do Mundial foi dificultada pela chuva |
Zanol, que possui o patrocínio da ASW, pilota uma moto Yamaha YZ 450 e faz parte do Team CRN/Motofundador. Mesmo tendo somado seus primeiros pontos, o brasileiro não faz uma avaliação positiva da etapa. "Para mim, a prova não correu muito bem. No sábado, sofri uma penalização que me prejudicou e no domingo, estava fazendo uma boa corrida quando fiquei preso na Especial Extreme", descreveu.
Mesmo com a experiência adquirida no Campeonato Português, em que é o atual líder, com 87 pontos, Zanol avaliou o percurso, até então desconhecido para ele, como muito difícil. "Além de ser um trecho complicado, choveu bastante. No final, o resultado não foi o que eu esperava. Vou me dedicar mais para me sair melhor na próxima etapa".
 Juha Salminen é o líder da competição após duas etapas |
O Mundial é liderado pelo finlandês Juha Salminen com 92 pontos. Na segunda posição está o francês Jonny Aubert, com 89.