Piloto é a grande novidade do Brasileiro de Motovelocidade 2008. Conhecido como "Japonês Voador", paranaense retorna à modalidade onde iníciou a carreira
Foto: Lucídio Arruda
 Saçaki esteve em Indaiatuba acompanhando a abertura do Brasileiro de Motocross |
Falta pouco para o início do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A primeira etapa da competição será realizada no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 23 de março.
A principal atração para o público e a imprensa será Eduardo Saçaki, afastado das competições de moto desde 2005, quando sofreu um grave acidente durante um treino na pista de motocross de Carlos Barbosa - RS. O piloto, que tem o apelido de Japonês Voador e inumeras conquistas no motocross, supercross e arena cross passou um mês no hospital na ocasião, sendo 10 dias em coma.
Veja também: Relembre o depoimento de Marlon Olsen na ocasião do acidente de Eduardo SaçakiA recuperação foi lenta, e enquanto não podia voltar a correr, ele trabalhou dando aulas de Motocross e organizando campeonatos em Cascavel - PR, onde mora atualmente. Nos últimos meses, Eduardo fez alguns treinos no autódromo da cidade. "Meu retorno representa a superação das dificuldades que se apresentaram por causa das lesões que eu sofri. E eu acredito que seja um incentivo ao esporte, porque muitas pessoas começaram a correr seguindo o meu exemplo, e algumas pararam de competir depois do acidente", avalia Saçaki.
O Japonês Voador, que conquistou vários títulos no Motocross, vai se dedicar agora à Motovelocidade, onde iniciou a carreira, em 1983. "É uma paixão desde que comecei a andar de moto. Mas a Motovelocidade perdeu força quando Alexandre Barros deixou as provas nacionais para correr no exterior. Eu experimentei então o Motocross e acabei gostando", explica.
Saçaki irá competir na categoria Hornet, pela equipe RF Racing, que tem o patrocínio de Honda, Móbil, Pirelli, Roncar, Moto Matsuo, Shark, Zeus e Joe Rocket. O piloto vai usar o número 89, que o consagrou nas pistas. Ele encara essa temporada como uma oportunidade de se readaptar ao motociclismo, e espera estar entre os 10 melhores já no ano que vem. "Quero mostrar que ninguém nunca deve desistir dos seus sonhos. Apesar de ser considerado velhinho para o esporte (39 anos) e estar começando numa categoria nova, sei que a força de vontade pode superar tudo", diz Eduardo.
Outra novidade da temporada 2008 do Brasileiro de Motovelocidade fica por conta do calendário. Serão 6 etapas, uma a mais que em 2007. Rio de Janeiro e Brasília passam a fazer parte do circuito. Campo Grande não é mais sede do campeonato. Confira abaixo a programação completa da competição.
23/03/2008: 1ª etapa - São Paulo/SP
20/04/2008: 2ª etapa - Santa Cruz do Sul/RS
22/06/2008: 3º etapa - Rio de Janeiro/RJ
10/08/2008: 4ª etapa - Brasília/DF
12/10/2008: 5ª etapa - Cascavel/PR
16/11/2008: 6ª etapa - São Paulo/SP
O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem patrocínio de Honda e Mobil. Apoio Pirelli. Realização da Federação Paulista de Motociclismo e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.