Além de manter a posição na categoria Elite 2, brasileiro faz história e assume a liderança entre todas as classes
Fotos: CRN/Motofundador
 O brasileiro em ação na prova de Ourém |
 Felipe Zanol comemora o segundo triunfo consecutivo em terras portuguesas |
Felipe Zanol conquistou uma posição que nunca havia sido ocupada por um brasileiro: a liderança da geral no Campeonato Português de Enduro. O desempenho do piloto patrocinado pela ASW na segunda etapa da competição, realizada neste final de semana na cidade de Ourém, em Portugal, manteve o primeiro lugar na categoria Elite 2 e ainda rendeu ao mineiro a liderança entre todas as classes.
Veja também:
- Coluna do Zanol - Nova equipe, novo país, novos desafios -
Como foi a primeira etapa do campeonato em GouveiaNo total, 103 pilotos participaram do evento. O primeiro dia de disputas, no sábado, incluiu três voltas de 45 quilômetros com 10 trechos cronometrados. No dia seguinte, a forte chuva foi mais uma dificuldade, obrigando a organização a fazer algumas alterações no percurso. Em quatro voltas de 45km, os pilotos tiveram pela frente 12 especiais.
 YZ 450F utilizada pelo piloto |
 "As especiais em Ourém eram bastante técnicas e rápidas", avaliou Zanol |
O pentacampeão brasileiro começou a impor seu domínio logo no sábado, sendo o mais rápido em sete especiais e somando quase um minuto de vantagem sobre Gonçalo Reis, da Elite 1. No domingo, Zanol venceu metade dos trechos cronometrados, confirmando a liderança não somente na Elite 2 como na geral. Ao final dos dois dias ele venceu com mais de 2 minutos e 40 segundos de vantagem sobre Mário Patrão, segundo colocado, e mais de três minutos sobre Gonçalo Reis, terceiro na etapa.
"Estou me adaptando muito bem ao tipo de terreno das provas e a moto. As especiais em Ourém eram bastante técnicas e rápidas, consegui me dar bem com elas e desde o início comecei a contruir uma boa vantagem para meus adversários. Tive uma pequena queda na especial de Enduro que não comprometeu o resultado", afirmou o piloto brasileiro.
 Fernando Ferreira (foto) é companheiro de Felipe Zanol na equipe CRN Motofundador. Próximo desafio será a abertura do Espanhol de Enduro |
O próximo desafio de Felipe Zanol no Campeonato Português está marcado para o dia 22 de março, em Góis. Antes porém o mineiro participará da abertura do Campeonato Espanhol da modalidade, competição que ocorrerá nos dias 01 e 02 de março em lleida.
Zanol pilota uma Yamaha YZ 450 e faz parte do Team CRN/Motofundador, equipe que participa ainda do Campeonato Mundial da modalidade.
Resultados
1º dia - Geral
1. Felipe Zanol
2. Gonçalo Reis
3. Mário Patrão
2º dia - Geral
1. Felipe Zanol
2. Mário Patrão
3. Gonçalo Dias
Classificação no Campeonato - Geral
1. Felipe Zanol, 72 pontos
2. Mário Patrão, 62 pontos
3. Gonçalo Dias, 60 pontos