Algumas equipes se reforçaram e outras apostam na continuidade do trabalho para se dar bem no campeonato 2008
Fotos: Luiz C. Garcia e Maurício Arruda / Arquivo MotoX
 Pipo Castro continua sendo a aposta da Yamaha equipe que, comenta-se, pode contar com um reforço internacional |
 Wellington Garcia, atual campeão da MX2, fará temporada na MX1 |
A primeira etapa da temporada 2008 do Arena Cross, que vai ser realizada no dia 1º de março, em São Manuel/SP (255 km da capital), deve ser marcada não só pelas disputadas entre pilotos, mas também pela concorrência entre as fábricas de motos. Quando cair o gate de largada os pilotos levam consigo não só a torcida de seus fãs e torcedores, mas também a expectativa das marcas que vão representar durante as oito etapas da competição.
Veja também: As novidades no formato do Arena Cross para 2008A Honda, que na temporada 2007 faturou os títulos das categorias MX1, MX2 e 85cc, entra na disputa da MX1 com o atual campeão do Arena Cross, Leandro Silva (PR), e Wellington Garcia (GO), campeão no ano passado na MX2 e que estréia na categoria principal. A Honda também apoiará a equipe dos pilotos Dênis Cordeiro e Fábio Correa.
Já a Yamaha, mantém Pipo Castro (SC), bi-campeão da MX1 (2005/2006), como seu principal trunfo. Comenta-se também nos bastidores que a equipe poderá contar com o reforço do piloto americano Scott Simon (
clique e saiba mais sobre este piloto).
A KTM vai disputar a competição com um piloto bastante experiente: Massoud Nassar (MG), 7º colocado no ano passado. Já Rafael Ramos (SP), campeão em 2001, e que competiu pela marca no ano passado, informou que por enquanto está sem equipe.
 Ari Paschoal será um dos novos representantes da Suzuki, equipe que está apostando em jovens pilotos |
A Suzuki vem como uma estratégia um pouco diferente e aposta em jovens revelações. A equipe vai contar com Ari Paschoal (SP), que disputou a MX2 no ano passado e Felipe Grimberg (SP), que fará sua segunda temporada na MX1.
Quem também promete entrar com força e não deixar a disputa do título somente entre os pilotos das fábricas é a Pro Tork. O "team" privado que participa do Arena Cross há vários anos, joga suas fichas em Roosevelt Assunção (SP), vice-campeão em 2006.
Na MX2 a "briga" das fábricas também promete ser intensa. A Honda vem com um time recheado de "feras", começando pelo paranaense Jean Carlos Ramos, que volta a disputar a MX2 depois de ser o terceiro colocado na MX1 em 2007, e pelos paulistas Thales Vilardi (3º na MX2 em 2007), Marcelo Lima "Ratinho" (5º na MX2 em 2007) e Dudu Lima (7º na MX2 em 2007). A Yamaha não deixa por menos e vai competir com Davis Guimarães e Lucas Moraes. Na Suzuki, a aposta é em César Augusto Popinhak. A KTM mantém o carioca Swian Zanoni, vice-campeão no ano passado.
Serviço A primeira etapa do Arena Cross será realizada em uma área localizada às margens da Rodovia Tharcilio Baroni, em São Manuel. Os treinos estão programados para às 14h (livres) e 16h30 (cronometrados). A abertura oficial está prevista para às 19h00, com as provas começando às 19h30. O ingresso deve ser trocado por 02 kg de arroz nos seguintes pontos: Supermercados Jau Serve (Botucatu, São Manuel e Lençóis Paulista), Concessionária Honda em Botucatu e Concessionária Yamaha em Botucatu. Os patrocinadores do Arena Cross são Honda e Gol, com co-patrocínio de Yamaha, Peels e Metzeler. O apoio é da Prefeitura de São Manuel, Rádio Criativa FM, Rádio Integração, Rádio Hot 107 e revista Moto!.