Mari Balbi assina com a Pro Tork. Balbi Pai é o novo chefe da Equipe
Mariana Balbi é o mais novo reforço da Pro Tork para 2008
Redação MotoX
Piloto mineira se junta a uma das equipes mais fortes do cenário nacional e seu pai Jorge Balbi é o novo chefe da equipe
Os maiores expoentes do motocross mineiro estão de mudança para o Paraná. A piloto mineira Mariana Balbi, que terminou as duas últimas temporadas entre as cinco melhores pilotos do mundo, é a mais nova contratada da equipe Pro Tork, e se mudará para Siqueira Campos, cidade sede da empresa.
Junto com ela, vão seus pais Jorge e Norma Balbi. O pai, Jorge Balbi, também foi contratado e será o chefe da equipe Pro Tork, ficando responsável pelo treinamento de todos os pilotos e pelo acerto das motos nos dias de competição. "Há anos venho batalhando no motocross e este é o primeiro ano que terei um patrocínio meu, forte, e que poderei me dedicar exclusivamente ao motocross. Gostaria de agradecer à Pro Tork por reconhecer meu talento e me dar esta oportunidade", explicou a piloto mineira.
Mariana disputará as primeiras provas do Campeonato Brasileiro de Motocross e em seguida embarca para os EUA onde participará das primeiras provas do WMA, principal competição feminina do mundo. Na segunda metade da temporada, a piloto se dedica ao torneio em que estiver mais bem classificada.
Mariana começou a sua carreira cedo e, no Brasil, sempre competiu entre os homens. Única mulher a competir nas categorias adultas, superou uma série de preconceitos e dificuldades para se tornar uma das melhores de sua categoria, a MX3. Em 2006, ela embarcou para os EUA para participar de uma competição somente com mulheres. Logo na prova de estréia superou a campeã mundial Katherine Prumm.
O apoio de seu pai, Jorge Balbi, será fundamental no novo desafio que a garota irá enfrentar. "Nos EUA, o que me fazia mais falta era a minha família. Meu pai entende tudo sobre motos e sabe ajustar meu equipamento como ninguém. Além disso, sou muito ligado neles e a presença deles é uma força muito grande pra mim", explicou.
Para Jorge Balbi, o pai, a mudança também será muito benéfica. Ele se mostra animado de chefiar uma das equipes mais fortes do motocross nacional. "Vou ser chefe de equipe de um time que tem pilotos capazes de serem campeões em todas as categorias e esse é meu objetivo. Quero ver a Pro Tork disputando títulos em todas as categorias em 2008", explicou.
Saída de Minas
A única coisa que frustra muito a família é ter que abandonar Minas Gerais, seu estado natal. Os Balbi eram os últimos grandes nomes do esporte no estado, que perde cada vez mais espaço para o Paraná, considerado hoje o maior no mundo do motocross.
"Há cinco anos atrás, tínhamos muitas pistas e uma cultura forte no esporte. Infelizmente, as empresas de Minas não estão investindo o suficiente no esporte e todos os talentos ou estão migrando para outros estados ou desistindo da carreira", comentou Jorge Balbi pai, que cancelou os cursos que havia programado ministrar, para se dedicar integralmente a equipe Pró-Tork.