Pilotos venceram as corridas da quarta etapa e estão na ponta das categorias SX1 e SX2, respectivamente Angêla Monteiro Vipcomm - Fotos: Maurício Arruda
 Pódio SX1 |
Breve matéria com mais detalhes aqui no MotoX.
 Swian Zanoni |
Após a quarta e penúltima etapa, realizada na noite deste sábado na pista do Marumby Expo Center, em Curitiba (PR), o Campeonato Brasileiro de Supercross continua totalmente indefinido. O goiano Wellington Garcia e o mineiro Swian Zanoni venceram as corridas e assumiram as lideranças das categorias SX1 e SX2, respectivamente. Mas a situação dos pilotos não é nada confortável, já que poucos pontos separam os primeiros colocados. Assim, fortes emoções estão reservadas para a grande final da competição, marcada para o dia 15 de dezembro em Jundiaí (SP).
Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 524 Fotos!O público paranaense fez a sua parte e lotou as arquibancadas. Mais de 6.500 espectadores vibraram com os pegas na pista. A apresentação de freestyle do piloto Joaninha, as entrevistas ao vivo no telão e o show de fogos e luzes foram os outros pontos altos do evento.
Categoria SX2 A bateria da SX2 foi de tirar o fôlego, sendo definida nas últimas voltas. Piloto da casa, o então líder Leandro Silva largou na frente e fez o holeshot, mas logo depois cometeu um erro, sofreu uma queda e caiu para as últimas posições. Melhor para o também paranaense Jean Ramos e para Zanoni, protagonistas de um duelo incrível. Ramos assumiu a ponta a liderou a maior parte do tempo, sempre ameaçado pelo mineiro. Porém, a moto de Ramos apresentou problemas e baixou de rendimento. Em uma curva fechada, Zanoni teve a oportunidade e passou à frente, conseguindo administrar a vantagem até o final.
"Tive sorte da moto do Jean ter falhado e consegui fazer a ultrapassagem no final. Apesar de não ter largado bem, consegui me recuperar. Vou fazer o máximo para vencer novamente na etapa final", comentou Zanoni. Jean Ramos valorizou o apoio da enérgica torcida. "Os curitibanos me apoiaram muito e fiquei feliz de andar na frente em casa. O problema na moto é algo que faz parte das corridas. Caí durante os treinos e a minha moto desmanchou na parte de trás. Tivemos de refazer, mas aos sete minutos de prova a moto já não rendia mais", lamentou o jovem piloto.
Categoria SX1
 Wellington Garcia |
Atual campeão brasileiro de motocross das categorias MX1 e MX2, Wellington Garcia confirmou a ótima fase. Confirmou o holeshot e dominou a bateria do início ao fim, conquistando boa vantagem sobre os rivais. "Fui impondo o ritmo que é o mesmo dos treinos do meu dia-a-dia. Consegui abrir boa vantagem, mas os outros pilotos também estão de parabéns pelo trabalho", comentou o goiano, já pensando na corrida final. "Agora que assumi a liderança quero administrar o resultado para ser campeão em Jundiaí."
A bateria contou ainda com o retorno de João Paulino "Marronzinho", que estava fora da competição desde a primeira etapa, realizada em setembro, quando se envolveu em um acidente e machucou a coluna e o rim. Ele ficou em segundo lugar na corrida. "Fiquei 47 dias sem mover o braço. Foi um período muito difícil para mim, por isso considero essa corrida uma vitória", afirmou o catarinense.
Presença ilustre - O Brasileiro de Supercross contou com presenças ilustres, como a do lendário piloto Jorge Negreti, que nesta temporada completou 25 anos de motociclismo. Ele estava fascinado com o nível do evento. "Estou muito feliz em ver esta nova geração, pois torço muito por todos esses pilotos. E o Brasileiro de Supercross não deve nada para qualquer outro campeonato do mundo", afirmou.
Confira o pódio de Curitiba:
SX1
1 - Wellington Garcia
2 - João Paulino "Marronzinho"
3 - Roosevelt Assunção
4 - Pipo Castro
5 - Massoud Nassar
SX2 1 - Swian Zanoni
2 - Marcello "Ratinho" Lima
3 - Jean Ramos
4 - Anderson Cidade
5 - Leandro Silva
Campeonato após a quarta etapa
SX1 1 - Wellington Garcia (73 pontos)
2 - Roosevelt Assunção (68)
3 - Pipo Castro (65)
4 - Kurtt Rocha (47)
5 - Davis Guimarães (38)
SX2 1 - Swian Zanoni (77 pontos)
2 - Leandro Silva (67)
3 - Marcelo "Ratinho" Lima (64)
4 - Jean Ramos (61)
5 - Rodrigo Selhorst (45)
A competição é organizada e promovida pela Dunas Race e conta com patrocínio de Honda e Ipiranga, co-patrocínio de Yamaha e apoio de Bunnet e Pro Tork.