Uma alternativa para mudar o esporte
Luizinho Carvalho / Equipe MotoX
 Reinaldo Selhorst e Wilson Yasuda desde 2006 estão trabalhando nesta iniciativa, buscando apoios, reunindo autoridades e pessoas ligadas ao esporte neste importante projeto Foto: Maurício Arruda / Arquivo MotoX |
 O Senador Valdir Raupp (PMDB - RO) reafirmou seu apoio a iniciativa Foto: Luizinho Carvalho |
Os altos custos para aquisição e manutenção dos equipamentos de competição tem se tornado uma barreira para o desenvolvimento pleno do motociclismo no Brasil. Buscando uma alternativa para este problema, a Federação de Motociclismo de Rondônia deu início no ano de 2006 a várias negociações visando eliminar esses entraves.
O primeiro passo foi dado ainda no ano de 2006 quando o presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia (FMR) Sr. Reinaldo Selhorst, com o apoio do Senador Valdir Raupp, agendou uma audiência com o secretario executivo da Receita Federal, Jorge Antônio Deher.
A iniciativa de propor esse projeto contou com o apoio do gerente de competições da Honda, Sr. Wilson Yasuda, um dos grandes nomes do esporte de competição do país. Com a sua experiência frente ao esporte Yasuda vem fazendo um grande trabalho na promoção da competição no país, valorizando o motociclismo brasileiro. Ao se propor a participar dessa importante iniciativa para o esporte nacional, Wilson Yasuda intermediou a presença do Sr. Paulo S. Takeuchi, presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), que também colocou a posição dos fabricantes de motocicletas do Brasil.
No início do mês o presidente da FMR, Reinaldo Selhorst se reuniu em Brasília com o líder do PMDB e do senado, Valdir Raupp de quem solicitou o apoio para encaminhar o projeto junto a Receita Federal que pede a isenção das taxas para a importação de motocicletas de competição. O Senador Valdir Raupp, que assumiu o cargo de líder do PMDB e articulador do Governo junto ao Senado, se propôs a empenhar todo o seu prestígio nessa iniciativa de viabilizar esse projeto que venha isentar de impostos a importação dos equipamentos de competição.
Segundo afirmou o Senador, esta iniciativa da FMR é altamente viável para suprir todo o contexto do motociclismo de competição não só de Rondônia. Participando ativamente dos grandes eventos, o Senador reafirmou o seu interesse de buscar uma alternativa palpável para fomentar ainda mais o esporte sobre duas rodas no Brasil. "Se aprovada uma lei que define essa questão, com certeza a competição no país passará a outro patamar, pois os desportistas terão possibilidades de acesso aos equipamentos de ponta, melhorando o nível das competições, beneficiando pilotos, equipes, promotores, patrocinadores e todos ligados ao motociclismo", finalizou o Senador.
Para o presidente da Federação de Rondônia o projeto é de suma importância para o crescimento do motociclismo de competição brasileiro. "Esperamos que o atual presidente da CBM não venha persistir no mesmo erro do ex-presidente da entidade, Lincoln Miranda Duarte, que na ocasião não deu a devida importância a essa iniciativa que para muitos seria a redenção do motociclismo de competição do Brasil".
"Quanto à aprovação do projeto confiamos no prestígio do Senador Valdir Raupp junto ao Governo e na sua tenacidade em promover o esporte agora a nível nacional. A aprovação desse projeto que isenta de impostos os equipamentos esportivos com certeza irá movimentar o mercado com a geração de aproximadamente 30 mil empregos diretos e indiretos", finalizou Reinaldo Selhorst.
Nova reunião em Brasília A próxima semana marca mais uma importante reunião das autoridades com os idealizadores do projeto. Na quinta-feira (29 de novembro) Reinaldo Selhorst (FMR) e o presidente da Abraciclo Sr. Paulo S. Takeuchi, estarão em Brasília para uma audiência com o secretário da Receita Federal, Sr. Carlos Alberto Barreto.
A reunião contará também com as presenças do Senador Valdir Raupp e do presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Alexandre Caravana Guelman. O MotoX trará as informações deste importante momento neste projeto de grande importância para o crescimento do motociclismo de competição brasileiro.