O espanhol Marc Coma e os franceses Luc Alphand/Gilles Picard faturam títulos com grande vantagem para os demais concorrentes; brasileiro Paulo Nobre termina em terceiro na geral
Fotos: Idário Café
 Marc Coma venceu entre as motos |
 O brasileiro Jean Azevedo enfrentou problemas durante a competição terminando a prova na 12ª posição |
O espanhol Marc Coma, com uma moto KTM 660, e os franceses Luc Alphand e Gilles Picard, a bordo de um Mitsubishi Pajero Evolution, foram os grandes vencedores da 10ª edição do Por Los Pampas Rally, que terminou nesta quarta-feira em Iquique, no Chile. Foram cerca de 4.100 quilômetros por estradas da Argentina e pelo deserto chileno de Atacama. A caravana da competição saiu de Bariloche no último dia 28 para a prova válida como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country.
Coma não teve dificuldades para vencer a competição e disse que encarou o rali como um bom treino para o Dakar. "Para mim foi tranqüilo, mas alguns concorrentes tiveram um final complicado. Estou feliz por vencer e por ter treinado para o próximo Dakar, em janeiro, na África", contou o piloto ao cruzar a rampa de chegada.
O norueguês Pal Ullevalseter (KTM 660) ficou com a segunda posição, seguido por Jordi Viladoms em terceiro. O brasileiro Jean Azevedo (KMT 700) terminou na 12ª posição e lamentou o resultado. "Com problemas mecânicos em dois dias da prova ficou mais difícil conseguir um lugar entre os ponteiros. Mesmo assim estou satisfeito em terminar inteiro e ter treinado nas dunas", disse. Ele deve voltar para o Atacama em novembro para os últimos testes antes do Dakar.
Nos carros, apesar dos problemas mecânicos nas duas últimas etapas, a dupla Luc Alphand/Gilles Picard confirmou a vitória. "Depois de ter um vazamento de óleo, apareceu outro defeito: desta vez um cilindro parou de funcionar", contou Luc. "Decidimos então fazer as duas últimas etapas com cautela e aproveitar a vantagem que havíamos conquistado nos dias anteriores", completou.
A dupla luso-brasileira Paulo Nobre/Fillipe Palmero conseguiu terminar competição em terceiro lugar. Nobre avaliou de forma positiva a participação no rali. "Foi uma oportunidade de conhecer melhor a BMW X3 e como ela pode ser mais competitiva a cada prova. Eu particularmente aproveitei para me familiarizar com as dunas que estarão presentes nas próximas competições", contou Paulo Nobre, que irá disputar o Rally do Marrocos a partir de 24 de setembro.
Resultados finais
Motos
1. Marc Coma - KTM 660 - 23h48min34s - Espanha
2. Pal Ullevalseter - KTM 660 - 25h56min18s - Noruega
3. Jordi Viladoms - KTM 660 - 26h41min50 - Espanha
4. Francisco Lopes - Honda 450 - 26h50min - Chile
5. Jacek Czachor - KTM 450 - 29h18min40s - Polônia
Carros 1. Luc Alphand/Gilles Picard - 29h02min59 (França) - Mitsubishi Pajero Evolution
2. Orlando Terranova/Lee Palmer - 33h03min37s (Argentina/Austrália) - BMW X3
3. Paulo Nobre/Fillipe Palmero - 44h25min13s (Brasil/Portugal) - BMW X3
4. Andres Memi/Daniel Trippar - 52h46min36s (Argentina) - Mitsubishi L200
5. Jorge Latrach/Americo Aliaga - 55h18min25s (Chile) - Toyota Prado