Langston e Villopoto abrem vantagem
Texto: Lucídio Arruda - fotos:
www.amamotocross.com
 Jorge Balbi (965) fez uma ótima largada na primeira bateria |
O campeonato americano entra em fase de definição após a 11ª etapa realizada na pista de Freestone, TX, que estréia no campeonato.
 Com as chances de título Grant Langston ganhou o patrocínio das bebidas Monster Energy no capacete. |
E a temporada partirá para a última etapa com dois favoritos. Na Lites (MX2) Ryan Villopoto capitalizou sobre os erros de Ben Townley e abriu 19 pontos de vantagem. Na categoria principal Grant Langston venceu e vai para Glen Helen com 8 pontos de vantagem sobre Andrew Short. Tim Ferry e Mike Alessi também estão na briga respectivamente com 13 e 15 pontos atrás do líder.
O evento trouxe uma prova do AMA Motocross ao Texas depois de quase duas décadas. A pista de Freemont foi desenhada num terreno plano praticamente sem elevações. O solo arenoso rapidamente formou inumeros bumps ao longo do circuito cujas melhores voltas giraram ao redor de 2:14 / 2:15.
Corridas
Uma das novidades na categoria Motocross (até hoje não me acostumei e nem me conformo com os nomes das categorias no AMA) foi a promoção de Josh Hill que subiu da 250f com o principal objetivo de ajudar seu companheiro Langston na missão do título.
 O dia de Andrew Short foi perfeito até a 6ª volta da segunda bateria |
Hill foi contratado para competir na Lites este ano, mas nunca escondeu sua preferência pelas 450 e como seu desempenho de 250 estava muito aquém de seu potencial a mudança na reta final foi uma decisão óbvia.
Outra novidade foi a presença do neo-zelandês Cody Cooper que já está nos EUA se aclimatando para o Nações. Praticamente desconhecido nos EUA antes da prova, já começa a chamar a atenção das equipes depois da 5ª posição geral em sua primeira prova em território americano.
Quem acompanhou a primeira bateria assistiu a um passeio de Andrew Short. O piloto da Honda fez o "holeshot" e disparou na frente chegando a abrir 15 segundos de Mike Alessi na segunda posição.
Grant Langston ultrapassou Alessi na metade da bateria e diminuiu bastante a diferença para Short que entretanto apenas administrava a liderança. Tim Ferry chegou em quarto depois de largar fora dos dez primeiros.
Nosso representante Antônio Jorge Balbi largou bem e completou a primeira volta na terceira posição. Na terceira volta era o nono colocado, posição em que ficou por mais cinco voltas. Na décima volta caiu e completou a prova com duas voltas de atraso, fora da zona de pontos.
 Mike Alessi |
Segunda bateria Outro holeshot para Andrew Short e o dia corria perfeito para a equipe Honda quando ele abriu cerca de 8 segundos de vantagem até a 6ª volta quando... tinha uma canaleta no meio do caminho! Short perdeu a frente da moto e caiu para a terceira posição.
Grant Langston herdou a liderança e controlou os ataques de Alessi que na fase final ainda escapou para fora da pista, mas manteve a segunda posição. Tim Ferry foi terceiro e Short errou mais uma vez recebendo a bandeirada na 5ª posição.
Depois de abandonar a primeira bateria com problemas no óculos (e nos olhos) Josh Hill conquistou a quarta posição e cumpriu seu papel tirando dois pontos das mãos de Short, que subiu ao pódio visívelmente decepcionado.
Balbi envolveu-se num acidente na primeira curva, levantou em último e completou a prova em 21º, a uma posição de marcar ponto.
Lites - Villopoto dispara
 Pódio Lites |
O atual campeão teve um domingo perfeito no Texas e aproveitou os erros de seu rival e companheiro de equipe Ben Townley para abrir mais treze importantíssimos pontos na disputa do título.
 Ryan Villopoto |
Na primeira bateria Townley caiu na largada e depois de levantar em último não conseguiu ir além da sexta posição. Villopoto assumiu a liderança na terceira volta ao ultrapassar Broc Hepler e despachou a concorrência abrindo 25 segundos de vantagem.
Austin Stroupe, também da Kawasaki, foi um dos destaques da bateria ao conquistar a segunda posição em sua segunda prova como profissional.
A segunda bateria viu uma prova perfeita de Villopoto que liderou de ponta à ponta recebendo a bandeirada com mais de 30 segundos de vantagem sobre Townley. Broc Hepler ficou em terceiro a frente do equatoriano Martin Dávalos.
A prova decisiva acontece no próximo domingo na famosa pista de Glen Helen, sul da Califórnia. Além da participação de Balbi teremos o brasileiro Rafael Zenni competindo na Lites.
Resultados
1 |
47 |
22 (2) |
25 (1) |
8 |
G. Langston |
Yam YZ450F |
2 |
42 |
20 (3) |
22 (2) |
800 |
M. Alessi |
KTM 450SX |
3 |
41 |
25 (1) |
16 (5) |
29 |
A. Short |
Hon CRF450R |
4 |
38 |
18 (4) |
20 (3) |
15 |
T. Ferry |
Kaw KX450F |
5 |
29 |
14 (7) |
15 (6) |
902 |
C. Cooper |
Hon CRF450R |
6 |
29 |
16 (5) |
13 (8) |
9 |
I. Tedesco |
Suz RM-Z450 |
7 |
26 |
12 (9) |
14 (7) |
14 |
K. Windham |
Hon CRF450R |
8 |
26 |
15 (6) |
11 (10) |
26 |
M. Byrne |
Suz RM-Z450 |
9 |
18 |
0 (37) |
18 (4) |
58 |
J. Hill |
Yam YZ450F |
10 |
17 |
7 (14) |
10 (11) |
273 |
G. Gracyk |
Hon CRF450R |
11 |
17 |
9 (12) |
8 (13) |
23 |
K. Lewis |
Hon CRF450R |
12 |
14 |
5 (16) |
9 (12) |
32 |
R. Clark |
Hon CRF450R |
13 |
13 |
13 (8) |
0 (32) |
36 |
J. Summey |
Hon CRF450R |
14 |
12 |
0 (21) |
12 (9) |
501 |
K. Keylon |
Hon CRF450R |
15 |
11 |
11 (10) |
0 (27) |
34 |
T. Adams |
Suz RM-Z450 |
16 |
10 |
10 (11) |
0 (23) |
801 |
J. Alessi |
KTM 450SX |
17 |
8 |
8 (13) |
0 (40) |
31 |
J. Thomas |
Hon CRF450R |
18 |
7 |
0 (36) |
7 (14) |
66 |
S. Skinner |
Hon CRF450R |
19 |
6 |
0 (30) |
6 (15) |
177 |
C. Blose |
Hon CRF450R |
20 |
6 |
6 (15) |
0 (35) |
65 |
R. Mills |
Kaw KX450F |
21 |
5 |
0 (34) |
5 (16) |
99 |
K. Mace |
Kaw KX450F |
22 |
4 |
DNS |
4 (17) |
96 |
C. Whitcraft |
Hon CRF450R |
23 |
4 |
4 (17) |
0 (30) |
745 |
K. Rookstool |
Hon CRF450R |
24 |
3 |
0 (35) |
3 (18) |
79 |
J. Marsack |
Hon CRF450R |
25 |
3 |
3 (18) |
0 (36) |
357 |
C. Wallace |
Hon CRF450R |
26 |
2 |
0 (33) |
2 (19) |
98 |
J. Povolny |
Kaw KX450F |
27 |
2 |
2 (19) |
0 (33) |
281 |
J. Sipes |
Kaw KX450F |
28 |
1 |
0 (29) |
1 (20) |
77 |
D. Dehaan |
Hon CRF450R |
29 |
1 |
1 (20) |
0 (31) |
74 |
K. Partridge |
Hon CRF450R |
1 |
50 |
25 (1) |
25 (1) |
1 |
R. Villopoto |
Kaw KX250F |
2 |
40 |
20 (3) |
20 (3) |
60 |
B. Hepler |
Yam YZ250F |
3 |
37 |
15 (6) |
22 (2) |
101 |
B. Townley |
Kaw KX250F |
4 |
33 |
18 (4) |
15 (6) |
123 |
B. Metcalfe |
Kaw KX250F |
5 |
32 |
16 (5) |
16 (5) |
140 |
T. Canard |
Hon CRF250R |
6 |
28 |
10 (11) |
18 (4) |
577 |
M. Davalos |
KTM 250SXF |
7 |
25 |
11 (10) |
14 (7) |
52 |
T. Hahn |
Hon CRF250R |
8 |
25 |
12 (9) |
13 (8) |
75 |
B. Tickle |
Yam YZ250F |
9 |
25 |
13 (8) |
12 (9) |
48 |
K. Chisholm |
Kaw KX250F |
10 |
22 |
22 (2) |
0 (32) |
981 |
A. Stroupe |
Kaw KX250F |
11 |
18 |
9 (12) |
9 (12) |
108 |
J. Rodrigues |
KTM 250SXF |
12 |
15 |
4 (17) |
11 (10) |
73 |
J. Weimer |
Hon CRF250R |
13 |
14 |
14 (7) |
0 (29) |
33 |
M. Goerke |
Yam YZ250F |
14 |
10 |
0 (35) |
10 (11) |
903 |
J. Moss |
Yam YZ250F |
15 |
9 |
1 (20) |
8 (13) |
266 |
W. Hahn |
Yam YZ250F |
16 |
8 |
8 (13) |
0 (31) |
30 |
A. Mcfarlane |
Suz RM-Z250 |
17 |
7 |
0 (39) |
7 (14) |
141 |
S. Boniface |
Kaw KX250F |
18 |
7 |
2 (19) |
5 (16) |
532 |
R. Renner |
Hon CRF250R |
19 |
7 |
7 (14) |
0 (30) |
622 |
K. Cunningham |
Yam YZ250F |
20 |
6 |
0 (38) |
6 (15) |
630 |
M. Lemoine |
Yam YZ250F |
21 |
6 |
3 (18) |
3 (18) |
50 |
B. Laninovich |
Hon CRF250R |
22 |
6 |
6 (15) |
DNS |
24 |
J. Grant |
Hon CRF250R |
23 |
5 |
5 (16) |
0 (40) |
715 |
P. Nicoletti |
Hon CRF250R |
24 |
4 |
0 (37) |
4 (17) |
341 |
N. Izzi |
Suz RM-Z250 |
25 |
2 |
0 (27) |
2 (19) |
309 |
S. Dally |
Hon CRF250R |
26 |
1 |
0 (24) |
1 (20) |
84 |
M. Willard |
KTM 250SXF |
Classificação Geral
1 |
394 |
G. Langston |
2 |
386 |
A. Short |
3 |
381 |
T. Ferry |
4 |
379 |
M. Alessi |
5 |
322 |
K. Windham |
6 |
291 |
R. Carmichael |
7 |
290 |
J. Stewart |
8 |
218 |
M. Byrne |
9 |
207 |
D. Vuillemin |
10 |
198 |
I. Tedesco |
11 |
196 |
G. Gracyk |
12 |
186 |
D. Millsaps |
13 |
162 |
J. Summey |
14 |
124 |
J. Thomas |
15 |
112 |
K. Lewis |
16 |
108 |
J. Alessi |
17 |
103 |
T. Adams |
18 |
100 |
R. Clark |
19 |
69 |
A. Balbi |
20 |
66 |
S. Skinner |
21 |
41 |
Y. Atsuta |
22 |
41 |
J. Dowd |
23 |
40 |
K. Keylon |
24 |
40 |
R. Mills |
25 |
38 |
C. Reed |
26 |
34 |
A. Chatfield |
27 |
29 |
C. Cooper |
28 |
29 |
N. Wey |
29 |
27 |
C. Siebler |
30 |
27 |
J. Sipes |
31 |
24 |
C. Blose |
32 |
23 |
B. Garrison |
33 |
21 |
C. Whitcraft |
34 |
20 |
K. Mace |
35 |
18 |
J. Hill |
36 |
15 |
M. Lapaglia |
37 |
12 |
K. Summers |
38 |
11 |
D. Dehaan |
39 |
9 |
A. Narita |
40 |
7 |
R. Dietrich |
41 |
7 |
T. Hadsell |
42 |
6 |
K. Partridge |
43 |
6 |
B. Johnson |
44 |
5 |
C. Wallace |
45 |
4 |
S. Simon |
46 |
4 |
K. Rookstool |
47 |
4 |
T. Lorusso |
48 |
4 |
B. Carsten |
49 |
3 |
J. Marsack |
50 |
3 |
C. Charbonneau |
51 |
3 |
J. Povolny |
52 |
3 |
J. Morrison |
53 |
3 |
C. Green |
54 |
3 |
Y. Fukudome |
55 |
2 |
T. Medaglia |
56 |
2 |
J. Hazel |
57 |
1 |
M. Sleeter |
58 |
1 |
V. Mckiddie | |
1 |
497 |
R. Villopoto |
2 |
478 |
B. Townley |
3 |
346 |
J. Grant |
4 |
277 |
J. Lawrence |
5 |
267 |
R. Dungey |
6 |
226 |
J. Weimer |
7 |
202 |
B. Metcalfe |
8 |
202 |
T. Hahn |
9 |
189 |
B. Tickle |
10 |
176 |
K. Chisholm |
11 |
174 |
M. Davalos |
12 |
158 |
B. Hepler |
13 |
153 |
M. Goerke |
14 |
148 |
A. Mcfarlane |
15 |
135 |
J. Hill |
16 |
110 |
R. Kiniry |
17 |
108 |
J. Rodrigues |
18 |
93 |
C. Gosselaar |
19 |
82 |
S. Boniface |
20 |
82 |
M. Lemoine |
21 |
71 |
T. Canard |
22 |
61 |
B. Laninovich |
23 |
59 |
R. Sipes |
24 |
57 |
D. Sani |
25 |
53 |
A. Stroupe |
26 |
53 |
N. Izzi |
27 |
53 |
D. Klatt |
28 |
48 |
K. Cunningham |
29 |
44 |
R. Morais |
30 |
35 |
K. Smith |
31 |
32 |
R. Renner |
32 |
29 |
B. Jesseman |
33 |
22 |
M. Boni |
34 |
20 |
B. Ainsworth |
35 |
19 |
T. Hibbert |
36 |
18 |
Z. Osborne |
37 |
15 |
R. Marshall |
38 |
13 |
M. Willard |
39 |
11 |
J. Moss |
40 |
9 |
W. Hahn |
41 |
8 |
C. Dube |
42 |
6 |
T. Medaglia |
43 |
5 |
P. Nicoletti |
44 |
4 |
M. Pugrab |
45 |
3 |
J. Albertson |
46 |
3 |
T. Tiffany |
47 |
2 |
S. Dally |
48 |
2 |
T. Sherman |
49 |
2 |
S. Sewell |
50 |
1 |
T. Bright |
51 |
1 |
M. Lapaglia | |