Inspeções que dão ok final para pilotos e equipes ocorrem no domingo e marcam, na prática, começo da competição
 Vistoria das motos do Rally dos Sertões começa neste domingo Foto: Donizetti Castilho |
Na teoria, a 15ª edição do Rally Internacional dos Sertões começa no prólogo da próxima quarta-feira (8) em Goiânia. Na prática, o início da competição ocorre no domingo, quando a secretaria de prova verifica carteiras e documentos dos inscritos. Na segunda-feira será a vez da inspeção técnica que confere a conformidade de veículos e equipamentos.
Despercebida do grande público, são as vistorias que autorizam a participação de cada um dos inscritos. A inspeção técnica tem como ponto fundamental a segurança. "Conferimos todos os itens obrigatórios. Nosso primeiro passo é checar tudo o que envolve a proteção do piloto. Fazemos uma análise detalhada de todo o veículo para verificar se ele está de acordo com o regulamento do Rally dos Sertões", fala Adilson Kilca, diretor de prova e supervisor geral das direções técnica e administrativa na categoria motos.
O 15º Rally dos Sertões contará pontos para o Mundial de Rally nas motos e quadriciclos. Para o diretor, o status internacional aumenta a responsabilidade de toda a organização. "Há mais exigências, mas isso não assusta a nossa equipe. Temos pessoas experientes, envolvidas no rali há bom tempo", declara Kilca, 40 anos de idade e dez de Rally dos Sertões. "É uma adrenalina muito grande. Quando acaba, a gente já quer que chegue o próximo Rally dos Sertões."
Engana-se quem pensa que há desavenças entre vistoriadores e equipes e pilotos. "Apesar de seguirmos sempre um padrão internacional, de um alto detalhamento, são poucos os que estranham alguma atitude nossa. Os brasileiros estão acostumados com essas referências. Não há discussões. É todo mundo profissional", conclui.
Das trilhas para as estantes
Se o início prático da 15ª edição do Rally dos Sertões ocorrerá com as inspeções, um projeto previsto para dezembro permitirá que a competição seja eternizada em um livro. Com 224 páginas e 150 fotos, a obra será escrita em português e inglês, resgatando os principais momentos da história do Rally dos Sertões. O destaque do livro será a interação da prova com a vida e a cultura das comunidades locais, gerando histórias, imagens e curiosidades que desvendam o coração do Brasil.
A edição de imagens será feita em consulta ao acervo de imagens da Dunas Race, empresa responsável pelo evento.
Programação do Rally dos Sertões 2007: 5/8 - Abertura da Secretaria de Prova (14h às 18h)
6/8 - Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
7/8 - Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
8/8 - Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 - Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
10/8 - Minaçu (GO) / Palmas (TO)
11/8 - Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/8 - Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI)
13/8 - São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 - Barra (BA) / Lençóis (BA)
15/8 - Lençóis (BA) / Senhor do Bonfim (BA)
16/8 - Senhor do Bonfim (BA) / Aracaju (SE)
17/8 - Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08 - Festa de premiação
Meio ambiente é prioridade no Rally Internacional dos Sertões Responsável por neutralizar os impactos ambientais por onde a prova passa, trabalho idealizado por Dunas Race e executado pela equipe Os Canastras já virou referência internacional
 Os Canastras, equipe responsável pelas ações ambientais no rali Foto: Divulgação |
Enquanto aguardam a largada promocional, pilotos, equipes e organizadores têm compromisso marcado com o meio ambiente. Antes mesmo do prólogo, todos receberão a visita da equipe Os Canastras, grupo responsável por neutralizar o impacto ambiental por onde a prova passa.
A equipe entregará cartilhas, sacos plásticos de cem litros, sacolinhas para os carros e cinzeiros para que ninguém jogue pontas de cigarro no chão. Serão indicados também onde estarão os coletores de óleo, de pilhas e da área de concentração do lixo.
Além disso, depois da partida do último veículo em cada etapa, os Canastras seguirão o percurso da prova, recolhendo qualquer tipo de detrito.
A idéia de levar o grupo Canastras para o Rally dos Sertões foi alinhada por Simone Palladino, diretora executiva da Dunas Race. "Há sete anos tratamos a questão do meio ambiente de forma profissional. É prazeroso ver o trabalho realizado no dia seguinte, saber que por ali passou um grande evento com milhares de pessoas e centenas de veículos e que os impactos ambientais foram cuidadosamente controlados", afirma.
O maior destaque da ação é a coleta de óleo derramado no solo. "Isso exige uma série de procedimentos para a contenção do produto. São horas para recolher o óleo derramado, aplicar o absorvente industrial que utilizamos e, muitas vezes, se é uma capotagem, o pára-brisas também está caído e este é outro procedimento demorado, pois temos que recolher e embalar tudo para um transporte seguro", explica Flávio Piassi, responsável pela ação dos Canastras.
Todo o óleo trocado no final do dia nos boxes é recolhido e nada ficará para o ambiente. Essa preocupação da Dunas é inédita nos ralis e já atravessou fronteiras. O trabalho está sendo reconhecido internacionalmente - tanto que Simone Palladino foi convidada para ministrar palestra sobre o assunto na Suíça em outubro. "Não deixamos nada para trás", afirma a executiva.
Em 2006, foram recolhidos cerca de 800 quilos de pneus, fibras e demais pedaços dos carros de competição que se soltam e caem pela especial.
O grupo Canastras é formado por quatro integrantes fixos, que desde o ano passado contam com o auxílio dos moradores dos municípios de onde o rali pernoitou. "Essas pessoas tiveram acesso aos nossos procedimentos, sentiram o cuidado que temos com a questão do lixo gerado e retribuíram com dedicação e satisfação por estarem fazendo parte do evento", seguiu Piassi.
Há dois anos, juntamente com o Instituto Ambiental Viatrips, os Canastras realizam ações nos boxes, onde através de conscientização e distribuição de material de coleta gerenciava-se todo o lixo gerado na área de boxes em cada cidade.
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Secretaria de Esportes do Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobras. O co-patrocínio é de SAMA/Eternit e Tam Express, com apoio do Governo de Goiás/Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Yamaha, Shopping Flamboyant, Sparco/Lico, Oitis Hotel, Helimed, Webventure, Revista 4x4 & Cia., Rádio Eldorado e Rádio Interativa.