Maior competição off-road das Américas conta com 23 participantes vindos do exterior; no ano passado, foram 19
 Cyril Després é o atual campeão da competição Foto: Donizetti Castilho |
Em contagem regressiva para sua 15ª edição, que começará no dia 8 em Goiânia, o Rally Internacional dos Sertões reúne em sua lista de inscritos o maior contingente internacional da história da prova. Ao todo, 23 pilotos e navegadores de fora do país já garantiram vagas. O rali contará com um total de 243 participantes (entre pilotos e navegadores), distribuídos em 161 veículos. São 83 motos, 58 carros, 12 caminhões e oito quadriciclos garantidos até agora.
A afluência estrangeira tem explicação. O Rally dos Sertões vale pontos para o Mundial de Rally para motos e quadriciclos. Dos 23 participantes vindos de fora do Brasil, 14 correrão nessas categorias. Oito países do exterior estarão representados no Rally dos Sertões: Portugal, Chile, França, Bélgica, Polônia, Uruguai, Argentina e Noruega (veja abaixo a relação completa dos competidores).
O destaque é o francês Cyril Després, atual campeão do Rally dos Sertões entre as motos e duas vezes vencedor do Rally Dakar, em 2005 e 2007.
O número de participantes internacionais já bate qualquer edição anterior. Em 2006, 19 estrangeiros vieram ao Brasil para disputar a prova que hoje é a maior do off-road das Américas. Em 2005, foram 15; em 2004, seis. A edição de 2003 contou com dez.
Se é objeto de procura internacional, o Rally dos Sertões de 2007 conta também com maciça e diversificada adesão nacional. Ao todo, 17 Estados terão pilotos e navegadores da competição. O maior número de participantes é de São Paulo, com 102 inscritos, seguido de Minas Gerais (19), Rio de Janeiro (18) e Paraná (15). A lista segue com Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima, Pernambuco e Maranhão.
O Rally Internacional dos Sertões cruzará seis Estados brasileiros em um percurso total de 4.776 quilômetros. A lista definitiva de inscritos sairá no dia 7 em Goiânia.
Veja quem são e de onde vêm os estrangeiros no Rally dos Sertões: Portugal (nove competidores)
Victor Hugo Feleciano Carvalho (carro, piloto)
Antão Caçador (carro, navegador)
Leandro Augusto Rosado (carro, piloto)
Nuno Felipe Rosado (carro, navegador)
Filipe José Pires Relvas Palmeiro (carro, navegador)
José Manuel Lopes Gameiro (carro, piloto)
João Rosa (moto)
Luis Ferreira (moto)
Pedro Bianchi Prata (moto)
Chile (três)
Carlos de Gavardo (carro, piloto)
Francisco López Contardo (moto)
Jaime Prohens (moto)
França (três)
Cyril Després (moto)
Ludovic Boinnard (moto)
David Casteau (moto)
Bélgica (dois)
Ralph Ewald Schaus (carro, piloto)
Vicent Prignon (carro, navegador)
Polônia (dois)
Jacek Czachor (moto)
Marek Dabrowski (moto)
Uruguai (dois)
Laurent Lazard (moto)
Javier Fernandez Diego (moto)
Argentina (um)
Edgardo Omar Vega Pata (moto)
Noruega (um)
Pal Anders Ullevalsetter (moto)
Programação do Rally dos Sertões 2007:
5/8 - Abertura da Secretaria de Prova (14h às 18h)
6/8 - Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
7/8 - Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
8/8 - Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 - Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
10/8 - Minaçu (GO) / Palmas (TO)
11/8 - Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/8 - Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI)
13/8 - São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 - Barra (BA) / Lençóis (BA)
15/8 - Lençóis (BA) / Senhor do Bonfim (BA)
16/8 - Senhor do Bonfim (BA) / Aracaju (SE)
17/8 - Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08 - Festa de premiação
Ação social aprimoradaIniciativa que realizou mais de sete mil atendimentos médicos em 2006 terá trajeto linear e passará por cidades periféricas à competição
 Ação social terá nova logística no Rally dos Sertões deste ano Foto: Luis Salvatore |
Uma nova logística para atender melhor as milhares de pessoas beneficiadas com a passagem do Rally dos Sertões. Esta é a principal estratégia que a ação social da competição adotará na 15ª edição do Rally, a partir do próximo dia 8. A corrida terá 4.776 quilômetros de desafios naturais, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Salvador (BA).
Dirigida pelo Instituto Brasil Solidário, organização sem fins lucrativos, a ação social do Rally dos Sertões realizou mais de sete mil atendimentos médicos e odontológicos na prova de 2006. Mas o sucesso da iniciativa não acomodou a entidade e a Dunas Race, empresa organizadora da prova. A idéia é aperfeiçoar todo o trabalho em 2007. "Procuramos fazer um trajeto mais linear que o da competição", conta Luis Salvatore, diretor de projetos do Instituto Brasil Solidário. "Isso vai permitir um melhor transporte dos nossos equipamentos em viagens noturnas. Nós sempre viajamos à noite para trabalhar ao longo do dia seguinte."
Sensíveis, os equipamentos passam por adaptações dentro dos veículos para agüentar os deslocamentos. Entre os benefícios médicos planejados para 2007 estão atendimentos clínicos e odontológicos, testes de diabetes, aferimento de pressão arterial, exames de vista e montagem de farmácia. Haverá também ações escolares e educativas como oficina de pintura com material reciclado, montagem de bibliotecas, oficina de comunicação, entrega de kits e programas para tirar dúvidas sobre meio ambiente.
A ação social atenderá também regiões periféricas ao Rally dos Sertões, como a cidade baiana de Canudos, que não será sede de nenhuma parada da competição. "É um lugar bem carente, que já conhecemos bem", segue Salvatore. "Outro destaque desta logística será a região do Jalapão. Vamos com força total para dois municípios, Ponte Alta e Mateiros, no Tocantins. Eles nunca receberam tamanhos benefícios."
São Raimundo, no Piauí, e Lençóis, na Bahia, receberão a ação social do Rally dos Sertões depois da passagem dos carros, caminhões, motos e quadriciclos. Enquanto o Rally estiver em Lençóis, seguindo para Senhor do Bonfim (BA), as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) serão visitadas pela iniciativa. A ação social começará junto com a competição, em 8 de agosto, em Goiânia.
As cidades pelas quais passará a ação social são:
09/08 - Minaçu (GO)
10/08 - Ponte Alta (TO)
11/08 - Mateiros (TO)
12/08 - deslocamento
13/08 - São Raimundo Nonato (PI)
14/08 - Petrolina (PE) / Juazeiro (BA)
15/08 - Canudos (BA)
16/08 - Lençóis (BA)
17/08 - Salvador (BA)
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Secretaria de Esportes do Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobras. O co-patrocínio é de SAMA/Eternit e Tam Express, com apoio do Governo de Goiás/Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Yamaha, Shopping Flamboyant, Sparco/Lico, Oitis Hotel, Helimed, Webventure, Revista 4x4 & Cia., Rádio Eldorado e Rádio Interativa.