X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Confira como foram os brasileiros no Mundial de Enduro FIM na Espanha
Publicado em: 02/05/2007

Brasileiros competiram na segunda etapa do mundial de Enduro
Texto e fotos: Valdecir Augustin 


Ike Klaumann
O catarinense, bicampeão Brasileiro de Enduro na categoria A, Sérgio Henrique Klaumann (Seka Transportes / H-Parts / ASW), o Ike, e o Mineiro Felipe Zanol (IMOX Racing / Husqvarna / Inga / MR-Pró / Acerbis), tetra-campeão Brasileiro, competiram neste final de semana, dias 28 e 29, na segunda etapa do Campeonato Mundial MAXXIS de Enduro F.I.M., realizada na cidade Puerto Lumbreras na Espanha.

Ike Klaumann, competindo na categoria Enduro Júnior, não teve muita sorte na sua estréia no mundial, uma pedra o tirou das disputas do primeiro dia. "Dei uma volta completa, quando estava fazendo a segunda volta, uma pedra entrou no meio da roda traseira de minha moto e estouraram sete raios, atrasei muito no CH e resolvi parar", disse. No segundo dia um descuido no CH o rendeu dois minutos de penalização, terminando com o 29° tempo do dia, com 59m00s81, ficando 08m10s39 atrás do francês Christophe Nambotin vencedor dos dois dias. "Fui penalizado no CH por erro meu, não estava conseguido andar legal, estava muito nervoso, mas esta primeira participação foi muito valiosa, deu para ver que o nível dos pilotos daqui é muito alto, todos aceleram muito e as dificuldades dos percursos aqui é bem maior". 


Felipe Zanol
Felipe Zanol, competindo na categoria Enduro 2, fez o 18° melhor tempo da categoria no primeiro dia, com 56m30s56, ficando a 07m20s04 atrás do primeiro colocado, o Francês Jonhy Aubert. No segundo dia de prova, o mineiro fez o 14° tempo da categoria, com 53m09s37, terminando apenas a 03m53s02 atrás de Jonhy Aubert que venceu também o segundo dia. Zanol terminou na frente inclusive do piloto oficial Husqvarna. "No sábado não consegui passar o subidão do extreme test (dá para imaginar isso?) e perdi muito tempo. No domingo fiz uma prova muito boa e fiquei em 14º, o melhor resultado de um brasileiro no mundial", disse o piloto que com três pontos somados no sábado e mais sete no domingo. Os 10 pontos conseguidos durante o final de semana representam a 19ª colocação na classificação do mundial. "Fiquei na frente de muita gente boa, sei que posso melhorar ainda mais, vou tentar treinar essa semana e partir para etapa de Portugal buscando uma melhor colocação", conclui Zanol.

Para os brasileiros as dificuldades são muitas, o nível técnico é altíssimo e o percurso é muito difícil. "O trajeto ficou muito esburacado, tinha valas de meio metro de profundidade e no deslocamento paredões de mais de 2 metros para subir, só para chegar no horário nos CHs já era um feito", disse Ike. Já sobre a moto utilizada por ele no mundial, Ike comenta que falta muito para chegar a ser competitiva. "A minha moto não dá para comparar com as utilizadas pelos pilotos daqui, é muito inferior, falta muita preparação (motor e suspensão), o investimento aqui é alto. Outra coisa que me chamou a atenção é como as pessoas gostam do esporte por aqui, os pilotos são muito valorizados, no meio dos trechos tem muita gente assistindo, incentivando e ajudando."

Os pilotos brasileiros já estão em Portugal, onde neste próximo final de semana disputarão a terceira etapa do mundial. 






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet