Reunião entre as principais entidades procura definir os rumos do esporteTexto: Lucídio Arruda
Durante o GP Espanhol do Mundial de Motocross (
clique e veja matéria da prova) houve uma reunião entre a AMA, FIM, YouthStream (organizadora dos mundial de Motocross e Supermoto) e representantes das fábricas para discutir os rumos e o futuro de nosso querido esporte.
 A reunião entre os representantes da FIM, AMA, YouthStream e MSMA foi o início de um passo importante para manter o crescimento do esporte. foto: Max Zanzani |
As entidades estão trabalhando na harmonização dos regulamentos entre a Europa e Estados Unidos e também trazendo novas idéias para o futuro do esporte.
Entre os principais pontos discutidos foram ressaltados os seguintes:
- O Motocross tem que ser um esporte acessível. As motocicletas 2 tempos podem reduzir dramaticamente os custos para pilotos jovens e os não profissionais, que podem competir mesmo com baixo orçamento.
- Deve haver uma distância menor entre as categorias. Um piloto deve conseguir passar sem traumas de uma classe a outra quando adiquirir experiência sufiente em determinada categoria.
- O Campeonato Europeu de Motocross é um exemplo perfeitos de ambos os pontos. A copa continental é focada em motocicletas 2 tempos e uma ótima preparação para os pilotos que desejam participar do Mundial de Motocross.
- A potência das motocicletas deve ser sensivelmente reduzidas, usando motores menores. (NDR: não foi divulgada oficialmente, mas a proposta das entidades às fábricas foi de reduzir o limite dos motores em 350cc nas motocicletas 4 tempos da categoria MX1 - essa mudança seria prevista inicialmente para 2009.)
- O Mundial de Motocross MX3 terá etapas fora da Europa em 2008. E possivelmente uma deve ser na América Latina. Esse também é um dos desejos do atual presidente da FIM Vito Ipolito, que é venezuelano e está trabalhando para trazer o Mundial de Motocross de volta à região. Os pilotos locais poderiam competir nestas etapas com suas motocicletas MX1.
A MSMA - representante dos fabricantes - deve anunciar uma proposta concreta para essa idéias ao final de Junho.
Brasil no Mundial de MotocrossRecebemos com uma certa surpresa no final da semana passada a notícia que a marca brasileira de surfwear
Mormaii torna-se patrocinadora oficial dos campeonatos Mundial de Motocross e Mundial de Supermoto.
A ligação da Mormaii com o Motocross não vem de hoje. Seu fundador Marco Aurélio Raymundo é irmão de Pedro Bernardo Raymundo, o famoso Moronguinho, um dos mais premiados pilotos do Motocross brasileiro que conquistou diversos títulos nacionais (e internacionais) durante as décadas de 70 e 80.
Segundo o release
publicado aqui a marca deve lançar em breve uma linha de "eyewear" específica para o segmento do Motocross.
Agora a pergunta que não quer calar: e no Brasil? Não vai patrocinar nada?