Coppins e Cairoli largam na frente em busca dos títulos 2007
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação / Ray Archer
Começou neste final de semana na Holanda o Mundial de Motocross 2007. A espetacular pista de Walkesnwaard foi palco da abertura da temporada. Na MX1 o neozelandês Josh Coppins, substituto de Stefan Everts no Team Rinaldi Yamaha venceu o GP de abertura após dividir vitórias com o espanhol Jonathan Barragan.
Já na MX2 a tarde foi de domínio absoluto do italiano Antônio Cairoli que venceu as duas baterias sobre o sul-africano Tyla Rattray. Vamos conferir mais alguns detalhes sobre este evento inicial.
A vida na MX1 sem Everts
 Joshua Coppins |
O campeonato na categoria começa com um buraco difícil de preencher. Depois de dez títulos mundiais e vários recordes Stefan everts já ganhou o status de insubstituível. E
além da falta do atual campeão a categoria principal dá a largada no campeonato sem nenhum ex-campeão da classe principal!
 Jonathan Barragan |
A ausência dos grandes ídolos abriu caminho para algumas das antigas promessas, que vêem a chance de finalmente despontar e capturar o título. Josh Coppins é o primeiro na lista de favoritos seguido de Steve Ramon e Kevin Strijbos, ambos belgas e competindo pela Suzuki no time capitaneado por Silvain Geboers. Junte-se a eles o espanhol Jonathan Barragan, o alemão Max Nagl (que surpreendeu nas provas pré temporada,
confira matéria), o belga Ken de Dycker e o holandês Marc de Reuver e temos a promessa de disputas bem equilibradas durante as quinze etapas da temporada. Outra aposta da KTM é o italiano David Philippaerts que subiu da MX2.
Para adicionar tempero temos a exótica Aprilia bi-cilindrica pilotada pelo antigo campeão da antiga categoria 125 Alessio Chiodi, e a raríssima WMR fabricada
artesanalmente na Itália com quadro misto em fibra de carbono e alumínio. Enquanto Chiodi e a Aprilia não foram muito bem na abertura do campeonato, a WRM pelas mãos de Cristian Beggi marcou seu primeiro ponto no Mundial de Motocross.
 Steve Ramon |
Provas: Na primeira bateria foi Coppins quem largou na frente, mas perdeu a posição logo no início para de Dycker. O belga tentou abrir vantagem, mas na volta de nº 7 o kiwi recuperou a liderança e venceu com 16 segundos de vantagem sobre Steve Ramon que sofreu uma pequena queda durante a prova.
De Dycker completou em terceiro a frente do conterrâneo Kevin Strijbos. Em quinto chegou Barragan seguido de Marc de Reuver que começou a prova nas últimas posições.
O início da segunda bateria foi espetacular com a briga David Philippaerts e Barragan pela liderança enquanto Coppins e Ramon duelavam pelo terceiro lugar.
Na quarta volta o espanhol assume definitivamente a liderança e caminha rumo a vitória nas areias de Walkenswaard. Enquanto Philippaerts abandona ainda no início com problemas mecânicos, Coppins assume o segundo posto e administra a posição suficiente para vencer o GP e começar o campeonato na frente.
 Alessio Chiodi e a Aprilia com motor V-Twin |
Josh Coppins: "Foi o começo de uma grande temporada. Não sou um especialista na areia, trabalhamos muito nas pistas de treinos e nas corridas pré temporada e colhemos os resultados aqui. Na primeira bateria sabia que De Dycker não conseguiria manter o ritmo por toda a prova. Na segunda pensei em alcançar Barragan, mas ele estava rápido. Se não posso vencer quero ser o segundo."
Jonathan Barragan: "Na primeira bateria tive problemas com meu freio traseiro e não pude ser mais rápido. tive que manter a quinta posição. Claro que fiquei feliz em vencer a segunda bateria. No começo briguei com Philippaerts e tentei não gastar muita energia. No final forcei para não deixar Coppins encostar e fui mais rápido. Com certeza trabalhar com Stefan Everts no inverno ajudou. Nós temos o melhor cara para nos ensinar."
MX2 - Reeditando as batalhas de 2006
 Antônio Cairoli |
Na categoria MX2 ao que tudo indica serão os mesmos pilotos do ano passado que darão as cartas em 2007. O italiano Antônio Cairoli foi o mais rápido em ambas as baterias vencendo com vantagem em torno de 8 segundos sobre Tyla Rattray.
 Pódio MX2 |
Outro sul-africano promete entrar na disputa do título. Garreth Swanepoel ficou com a terceira posição no GP um ponto a frente do atual campeão Christophe Pourcel. Na quinta posição ficou o veterano da categoria Erik Eggens (Holanda) seguido de Kenneth Gundersen (Noruega) que foi "rebaixado" depois de uma temporada na MX1.
Olhando a lista de resultados vemos muitos nomes novos de jovens promissores que estão na trilha para aprender a diversidade de pistas e terrenos do mundial. Dentre esses com certeza teremos pilotos brigando por vitórias até o fim da temporada.
Nota: dois pilotos norte-americanos estão disputando o mundial. Na MX1 está Mike Brown que retorna à Europa, desta vez na categoria principal. Na MX2 temos Sean Hamblin ex-oficial Suzuki USA.
 foto: Max Zanzani |
A palavra dos pilotos:Antônio Cairoli: "A primeira bateria foi mais fácil que a segunda. Não largei tão bem, mas estava me sentindo melhor. Não treinei muito na areia durante a pré-temporada. Tyla (Rattray) não largou muito bem nas duas baterias, mas acho que ele será rápido durante a temporada. Eu sabia que as condições de Poucel não são tão boas (por causa de seu acidente no SX Americano), então esperei ele errar e foi o que aconteceu."
Tyla Rattray: "No sábado sofri uma queda e no domingo acordei todo dolorido. Mal podia caminhar, mas meu médico fez um bom trabalho e estou feliz de subir ao pódio. Na primeira bateria larguei mal e quando assumi a segunda posição Cairoli já tinha sumido. Na segunda bateria larguei mal de novo e tentei passar alguns pilotos rapidamente. Cometi alguns erros no início e foi onde eu perdi a corrida."
O Mundial de Motocross prossegue no dia 15 de Abril em Bellpuig, Espanha onde os pilotos devem encontrar um terreno bem diferente, a conhecida terra dura da região.
Resultados GP
1 |
6 |
Coppins, Joshua |
NZL |
Yam |
25 |
22 |
47 |
2 |
7 |
Barragan, Jonathan |
ESP |
KTM |
16 |
25 |
41 |
3 |
11 |
Ramon, Steve |
BEL |
Suz |
22 |
15 |
37 |
4 |
2 |
Strijbos, Kevin |
BEL |
Suz |
18 |
18 |
36 |
5 |
14 |
de Reuver, Marc |
NED |
Yam |
15 |
20 |
35 |
6 |
9 |
de Dycker, Ken |
BEL |
Hon |
20 |
14 |
34 |
7 |
101 |
Nagl, Maximilian |
GER |
KTM |
14 |
11 |
25 |
8 |
16 |
Noble, James |
GBR |
Hon |
11 |
13 |
24 |
9 |
8 |
Priem, Manuel |
BEL |
TM |
3 |
16 |
19 |
10 |
4 |
Brown, Mike |
USA |
Hon |
7 |
12 |
19 |
11 |
5 |
Leok, Tanel |
EST |
Kaw |
10 |
7 |
17 |
12 |
24 |
Renet, Pierre A. |
FRA |
Hon |
5 |
8 |
13 |
13 |
108 |
Nemeth, Kornel |
HUN |
Suz |
13 |
0 |
13 |
14 |
211 |
Mackenzie, Billy |
GBR |
Kaw |
12 |
0 |
12 |
15 |
13 |
Crockard, Gordon |
IRL |
Hon |
0 |
10 |
10 |
16 |
28 |
Meo, Antoine |
FRA |
Hon |
6 |
4 |
10 |
17 |
75 |
van Daele, Marvin |
BEL |
Hon |
0 |
9 |
9 |
18 |
25 |
Desalle, Clement |
BEL |
Suz |
4 |
5 |
9 |
19 |
111 |
Leok, Aigar |
EST |
Yam |
9 |
0 |
9 |
20 |
90 |
Pourcel, Sebastien |
FRA |
Kaw |
8 |
0 |
8 |
21 |
32 |
Vanni, Julien |
FRA |
Hon |
0 |
6 |
6 |
22 |
26 |
Kovalainen, Marko |
FIN |
Hon |
1 |
3 |
4 |
23 |
77 |
Verhoeven, Bas |
NED |
Suz |
2 |
2 |
4 |
24 |
15 |
Beggi, Cristian |
ITA |
WRM |
0 |
1 |
1 |
1 |
222 |
Cairoli, Antonio |
ITA |
Yam |
25 |
25 |
50 |
2 |
16 |
Rattray, Tyla |
RSA |
KTM |
22 |
22 |
44 |
3 |
14 |
Swanepoel, Garreth |
RSA |
Kaw |
20 |
15 |
35 |
4 |
377 |
Pourcel, Christophe |
FRA |
Kaw |
14 |
20 |
34 |
5 |
80 |
Eggens, Erik |
NED |
Suz |
16 |
18 |
34 |
6 |
12 |
Gundersen, Kenneth |
NOR |
Yam |
18 |
16 |
34 |
7 |
131 |
Aubin, Nicolas |
FRA |
KTM |
15 |
13 |
28 |
8 |
27 |
Schiffer, Marcus |
GER |
KTM |
13 |
14 |
27 |
9 |
22 |
Boissiere, Anthony |
FRA |
Kaw |
10 |
12 |
22 |
10 |
47 |
Leuret, Pascal |
FRA |
Hon |
12 |
10 |
22 |
11 |
11 |
Verbruggen, Dennis |
BEL |
Yam |
7 |
11 |
18 |
12 |
17 |
Seistola, Matti |
FIN |
Hon |
9 |
8 |
17 |
13 |
101 |
Searle, Tommy |
GBR |
KTM |
11 |
0 |
11 |
14 |
99 |
Hamblin, Sean |
USA |
Suz |
0 |
9 |
9 |
15 |
89 |
van Horebeek, Jeremy |
BEL |
KTM |
5 |
4 |
9 |
16 |
81 |
Tarroux, Jeremy |
FRA |
Yam |
6 |
3 |
9 |
17 |
121 |
Boog, Xavier |
FRA |
Yam |
8 |
0 |
8 |
18 |
13 |
Monni, Manuel |
ITA |
Yam |
0 |
7 |
7 |
19 |
21 |
Frossard, Steven |
FRA |
Kaw |
1 |
6 |
7 |
20 |
50 |
Barr, Martin |
GBR |
Yam |
0 |
5 |
5 |
21 |
86 |
van Vijfeijken, Rob |
NED |
KTM |
2 |
2 |
4 |
22 |
25 |
Avis, Wyatt |
RSA |
KTM |
4 |
0 |
4 |
23 |
24 |
Church, Tom |
GBR |
Kaw |
3 |
0 |
3 |
24 |
20 |
Aranda, Gregory |
FRA |
Kaw |
0 |
1 |
1 |