Amarelinhas em grande jornada na abertura do Português de Motocross Fotos: Divulgação
 Luís Correia |
 Hugo Basaula |
A prova de abertura do Campeonato Português de Motocross ocorreu neste fim de semana em Águeda, onde compareceram 102 pilotos Seniores e 30 pilotos Iniciados.
O Team Suzuki Cepsa esteve em todas as classes que fizeram parte do programa de corridas com os pilotos Luís Correia, Sandro Marcos, Hugo Basaula e João Nuno, terminando a competição com importantes vitórias.
A classe MX2 foi dominada por Sandro Marcos que estreou com sucesso a nova Suzuki RMZ 250 ao conquistar uma vitória na sua bateria. O piloto de Matosinhos esteve sempre muito forte e demonstrou que é um dos principais candidatos ao título. A acompanhar a boa performance de Sandro Marcos esteve o seu colega de equipe, Hugo Basaula, que alcançou um brilhante 4º lugar depois de uma luta bastante interessante com Nuno Gonçalves.
Na classe rainha, a MX1, assistiu-se a um duelo intenso entre Luís Correia e Henrique Venda. Apesar de um joelho em más condições devido a uma queda que sofreu nos treinos realizados na manhã de domingo, o piloto da Suzuki RMZ 450 obteve uma esclarecedora vitória, começando da melhor forma a temporada 2007.
 João Nuno |
Com estas vitórias os pilotos do Team Suzuki Cepsa entraram na bateria da classe Elite (Força Livre) determinados a repetir as exibições anteriores, o que se veio a confirmar com o fato de Luís Correia ter dominado a concorrência até à última volta. Mas, uma manobra de desespero de um adversário deitou por terra as suas ambições de repetir a vitória da classe MX1 e, devido a um toque, o piloto Fox sofreu uma forte queda, tendo caído do 1º lugar para o 7º lugar final.
Sandro Marcos, por sua vez, esteve de novo em grande nível nesta prova e com a sua Suzuki RMZ 250 conquistou o 3º lugar, sendo o melhor representante da MX2. O 6º lugar foi ocupado por Hugo Basaula que voltou a demonstrar o seu potencial ao realizar uma corrida espetacular.
Na classe Iniciados (85cc), o atual Campeão Nacional, João Nuno, mostrou estar em grande forma, ao conquistar a vitória com sua Suzuki RM 85. O jovem competidor mostrou uma pilotagem excepcional ao ultrapassar as dificuldades que iam surgindo na pista, fruto de uma condução bastante técnica.
 Sandro Marcos |
No final do dia, o Team Manager, Paulo Gomes, revelou a sua satisfação com os resultados dos seus pupilos, afirmando: "Foi uma jornada bastante positiva pois os 4 pilotos do Team Suzuki Cepsa estão em grande forma e vão lutar pela vitória em todas as classes. Todos têm trabalhado bastante, os resultados estão à vista e certamente nas próximas jornadas será ainda melhor. Mais uma vez a Suzuki mostrou a grande qualidade das suas motos, com uma confiabilidade e potência acima da concorrência. Quero dedicar esta vitória à memória do Sr. Francisco Ferreira, que faleceu recentemente. O Xico estará sempre conosco".
Resultados
MX2 1. Sandro Marcos, Suzuki Cepsa, 50 pts; 2. Paulo Alberto, KTM, 44 pts; 3. Nuno Gonçalves, KTM, 40 pts; 4. Hugo Basaula, Suzuki Cepsa, 36 pts; 5. Nuno Cação, KTM, 30 pts
MX1 1. Luís Correia, Suzuki Cepsa e Hugo Santos, Yamaha, 45 pts; 3. Paulo Gonçalves, Honda e Henrique Venda, Kawasaki, 40 pts; 5. Márcio Rocha, Honda, 31 pts
Elite
1. Hugo Santos, Yamaha, 25 pts; 2. Paulo Gonçalves, Honda 22 pts; 3. Sandro Marcos, Suzuki Cepsa, 20 pts; 4. Paulo Alberto, KTM, 18 pts; 5. Nuno Gonçalves, KTM, 16 pts; 6. Hugo Basaula, Suzuki Cepsa, 15 pts; 7. Luís Correia, Suzuki Cepsa, 14 pts
Iniciados
1. João Nuno, Suzuki Cepsa, 47 pts; 2. Duarte Claro, KTM, 45 pts; 3. Jayson Thomas, Honda, 42 pts; 4. Daniel Pinto, KTM, 34 pts; 5. Diogo Ventura, Yamaha, 30 pts