Pela primeira vez, Balbi fará temporada do AMA Supercross A temporada 2007 vai começar cedo para o piloto brasileiro Jorge Balbi. Neste sábado, 6 de janeiro, ele já faz a primeira etapa de uma das competições mais importantes do seu calendário: o AMA Supercross. Esta será a primeira vez que o mineiro irá fazer toda a temporada do torneio, que é considerado o principal campeonato de Supercross do mundo.
Balbi mais uma vez irá participar do campeonato de forma independente, mas desta vez, ele ganhou um grande aliado: por ter sido considerado um dos melhores pilotos privados de 2006, ele irá receber um apoio do Warthog Racing Team, via AMA. "Este ano, o transporte do meu equipamento será todo realizado pela Warthog. Além disso, irei para todas as etapas de avião e, se aparecer alguma vaga em uma boa equipe, eu tenho a prioridade", explicou.
Depois de sofrer na temporada 2006 com a indefinição sobre correr no Brasil ou nos EUA, Balbi inicia a nova temporada completamente focado e com objetivos bem traçados. Irá correr apenas nos EUA e pretende encerrar a temporada do Supercross nas primeiras colocações para conseguir um lugar em uma equipe de ponta e entrar no motocross brigando pelas primeiras posições.
Para conseguir se consolidar definitivamente entre os melhores do mundo no esporte, Balbi realizou uma forte pré-temporada. O piloto está treinando desde novembro nas pistas de supercross e não parou nem para o Natal. "Foi muito difícil passar o Natal longe da minha família. A temporada começava agora e não podia abrir mão de um dia de treino sequer. Já quero começar o ano forte, mostrando que posso ser competitivo no supercross também", declarou.
Em sua primeira prova no ano, Balbi terá que lutar para se classificar para a bateria final. Em 2007, o AMA terá um novo formato de classificação, dando aos pilotos duas oportunidades de chegar ao gate final. Assim, o brasileiro pode ter que fazer até duas corridas antes de alinhar com os principais favoritos ao título. Ele espera fazer uma boa corrida e terminar entre os vinte primeiros logo na estréia para, na segunda corrida, não precisar passar por tantas eliminatórias. "As baterias classificatórias aqui são muito duras e cada uma que der pra evitar é uma vantagem que você leva pra final", contou.
Em 2007, o grande nome do esporte Ricky Carmichael anunciou que não irá realizar a temporada completa, pois está mudando para a NASCAR. A alteração animou um grande número de pilotos, que agora encontra o caminho rumo ao título facilitado. O brasileiro é mais um que se anima com a noticia mas, apesar disso, acredita que existem muitos outros nomes na frente dele na briga pelos primeiros lugares.
Em 2006, Balbi quebrou uma série de recordes correndo nos EUA. Foi o primeiro latino americano a realizar um holeshot (largar na frente) e o primeiro a terminar uma bateria entre os dez primeiros. Além disso, passou grande parte do campeonato colocado entre os top-20, posto que só perdeu no final quando deixou de fazer algumas das últimas provas por causa de uma contusão no tornozelo. Desde dezembro Balbi voltou a atualizar seu blog e usará este recurso para contar aos fãs brasileiros os detalhes de cada corrida. Mais informações
www.balbiteam.com.br .