X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Rally dos Amigos definiu os campeões brasileiros. Veja o resultado da prova
Publicado em: 04/12

Jean Azevedo (SuperProduction), Flávio Carvalho (Production), Juner Rockenbach (Brasil), Ricardo Medeiros (Marathon) e Robert Naji (Quadriciclo) faturaram os títulos da temporada 
Foto: André Chaco


Jean Azevedo não concluiu a prova, mas tornou-se hexacampeão. Roosevelt Assunção foi o primeiro colocado no Rally dos Amigos 

Após quatro etapas, muita adrenalina e desafios naturais pelo caminho, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos definiu os grandes vencedores da temporada. Na categoria SuperProduction, Jean Azevedo garantiu o hexa nacional. Os outros campeões são Flávio Carvalho (Production), Juner Rockenbach (Brasil), Ricardo Medeiros (Marathon) e Robert Naji (Quadriciclo). Os títulos foram confirmados neste final de semana, com a realização do Rally dos Amigos, em Itatinga, interior paulista, evento válido como a última etapa da competição.

As provas anteriores do Brasileiro foram o Rally Internacional dos Sertões (com peso dois na disputa), entre Goiânia e Porto Seguro, Rally RN 1500, no Rio Grande do Norte, e Rally Bolpebra, que ligou a Amazônia aos Andes. Azevedo assegurou a taça com 100 pontos, apenas dois de vantagem sobre o segundo colocado, Dimas Mattos. Ele fazia uma temporada tranqüila até o Rally dos Amigos, quando teve de abandonar a prova em função de problemas mecânicos.

"O balanço de 2006 foi positivo. Venci o RN1500 e o Bolpebra, que valeu ainda como Campeonato Latino-Americano da modalidade, e fui o melhor brasileiro do Rally dos Sertões (com um terceiro lugar). Apenas no Amigos que tive de parar por volta do quilômetro 40 por causa de problemas mecânicos", lembrou o piloto. Agora, a sua meta é representar bem o Brasil no Rally Dakar, marcado para janeiro de 2007. "Outro ponto positivo da temporada foi o terceiro lugar na etapa do Campeonato Mundial realizada no Egito", acrescentou Azevedo.

Como a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) pretende ampliar o campeonato nacional no ano que vem, incluindo outras etapas, o piloto acredita que a modalidade irá conquistar mais praticantes. "Certamente outros pilotos vão começar a competir. Para os iniciantes, eu sugiro que comecem com bastante vontade de aprender, pois o rally é uma modalidade diferente, na qual é preciso saber pilotar, navegar e conhecer muito bem os equipamentos", aconselhou Azevedo. 

Roosevelt Assunção vence Rally dos Amigos

Entre as motos, a vitória nesta última etapa ficou com o piloto de motocross Roosevelt Assunção, que bateu Juca Bala por 55 segundos. O que atrapalhou os planos do segundo colocado foi um tombo durante a especial, que lhe roubou alguns segundos, depois de se enroscar em um galho. "Foi uma prova muito veloz, com piso bom, mas o excesso de galhos na trilha representou a maior dificuldade deste rali, me atrapalhando bastante", lamentou o piloto. Outro ponto que mereceu atenção de alguns competidores foi o consumo de combustível.

Apesar dos dois abastecimentos colocados ao longo dos 154 km da especial, houve registros de pilotos que chegaram ao fim da prova com o tanque praticamente seco, em razão da alta velocidade na especial, praticamente toda formada por piso de areia. Mesmo assim, eles elogiaram bastante a segurança do evento, muito bem sinalizado por meio de placas ao longo de toda a extensão percorrida. "Os competidores não andavam nem quinhentos metros sem uma placa indicando a direção", afirmou Edu Sachs, responsável pelo levantamento. Nos quadriciclos, Robert Nahas levou a melhor.

Foram apenas dois dias de programação oficial, entre inscrições, vistorias técnicas e provas, mas o trabalho na nona edição do Rally dos Amigos levou mais tempo. A equipe de produção local (coordenada por Carlos Crespo, Daniel Gustavo e Luiz Ricardo Quesada) levou quinze dias na montagem do centro esportivo que serviu de concentração para todos os veículos. O levantamento dos trechos que seriam percorridos tomou quase um mês. O resultado foi uma prova que serviu de exemplo tanto na parte de estrutura quanto na parte técnica.

Com mais de duzentos inscritos - entre motos, quadriciclos, carros e caminhões, o Rally dos Amigos confirmou a tradição de ser a principal etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, atraindo competidores das partes mais distantes do Brasil e até mesmo de fora do país. A lista inclui nomes que vieram do Uruguai e também da Argentina. No total, foram cerca de mil pessoas diretamente envolvidas no Rally dos Amigos, incluindo na contagem todos os profissionais deslocados para o evento e as equipe locais. A prefeitura estima que a movimentação financeira na cidade tenha superado os R$ 300 mil.

Classificação final - Campeonato Brasileiro de Rally

SuperProduction

1º - Jean Azevedo (100 pontos)
2º - Dimas Mattos (98)
3º - José Hélio (86)
4º - Juca Bala (80)
5º - Antônio Siqueira (59)

Production
1º - Flávio Carvalho (97)
2º - Rodolpho Mattheis (88)
3º - Fabrício Bianchini (50)
4º - Sylvio Netto (48)
5º - Laerte Filho (42)

Marathon
1º - Ricardo Medeiros (97 pontos)
2º - Jean Pierre (95)
3º - Ariel Maccari (69)
4º - Joel Martin (50)
5º - Lenilton Santos (37)

Brasil
1º - Juner Rockenbach (63 pontos)
2º - José Cimetta (47)
3º - Idelvan Marques (44)
4º - Marcos Ribeiro (40)
5º - José Freitas (32)

Quadriciclo
1º - Robert Naji (107 pontos)
2º - Carlos Collet (65)
3º - Marcos Vianna (60)
4º - Ricardo Purri (52)
5º - Alfonso Leal (36)      

Resultado Rally dos Amigos - Motos Geral        

1. Roosevelt Assunção - Honda
2. Joaquim Gouveia Rodrigues - Yamaha
3. Zé Rodrigues, Suzuki
4. Robert Naji Nahas - Quad Honda
5. Munir Khalil -  Quad Honda
6. Jackson Feubak - KTM 
7. Luis Henderson - Quad Yamaha 
8. Flavio de Carvalho - KTM
9. Ariel Maccaril - Yamaha 
10. Felipe Limonta - KTM
11. Lucas Moraes - Yamaha
12. Dimas Mattos - KTM
13. Rafael Pasqua Silvestre - KTM
14. Rafael Ramos - KTM
15. Théo Lopes - Honda 
16. Fabricio Bianchini - KTM
17. Eduardo Avelar - Suzuki
18. Pedro Santos - KTM
19. Abilio Penna - Quad Gas Gas 
20. Hugo Rodrigues - Yamaha     






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet