Kartódromo do Ingleses será vistoriado na quarta-feira
 Marcel Sona |
Os motores vão começar a roncar no Kartódromo dos Ingleses em Florianópolis (SC) nesta quarta-feira, dia 22. Os pilotos Alexandre Barros (MotoGP), Gilson Scudeler (campeão Brasileiro de Motovelocidade na 1000cc) e Marcel Sona (campeão Brasileiro de Supermotard), vão fazer a vistoria da pista e definir o trecho de terra que fará parte do circuito do 2º Desafio de Supermotard, que será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro na cidade catarinense.
O Supermotard é uma categoria que mescla asfalto e terra, proporcionando mais emoção e dificuldades ainda maiores aos pilotos. Todas as feras que vão participar da evento vão usar pneus para asfalto, piso predominante na maior parte do circuito. Para andar no trecho de terra, os pilotos vão ter que mostrar muita habilidade se quiserem conseguir um bom resultado.
Além de emoção e velocidade, o evento também tem um caráter social muito importante, já que o ingresso será trocado por dois quilos de alimentos. Todos os gêneros arrecadados serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade. "É uma forma importante de democratizarmos o acesso de todos que queiram assistir uma grande corrida e também de colaborarmos com as pessoas menos favorecidas", explicou o organizador Carlinhos Romagnolli.
Para Alexandre Barros, que na próxima temporada volta a disputar o Mundial da Motovelocidade pela equipe Ducati, o supermotard será uma das modalidades que mais deve crescer no Brasil. "Na Europa e nos Estados Unidos a modalidade já é muito forte e a partir de 2007 teremos o Desafio Internacional de Supermotard no Brasil, com a presença de grandes estrelas do motociclismo mundial", afirma.
O atual campeão Brasileiro de Motovelocidade na categoria 1000cc, Gilson Scudeler, que participará pela primeira vez de uma etapa do Supermotard, diz que será uma experiência muito boa. "Comecei treinar há pouco tempo, mais pretendo disputar todas as etapas do Campeonato Arena Supermotard que será organizado pelo Carlinhos Romagnolli no ano que vem", disse. Sobre sua expectativa para a etapa de Florianópolis, o piloto garante que quer fazer bonito. "Espero fazer uma grande prova e estrear na modalidade com o pé direito para seguir a carreira vitoriosa que estou fazendo na Motovelocidade", conclui.
Marcel Sona, atual bi-campeão do Supermotard, piloto que veio do motocross e disputou cinco temporadas do Arena Cross, se diz bastante animado para esta etapa. Perguntado sobre a possibilidade de vencer Alexandre Barros, vencedor da prova em 2005, Marcel prefere manter a humildade. "O Alex é um grande piloto de renome mundial, na edição passada fiquei em segundo e é claro que quero vencer. A prova vai reunir grandes campeões do Motovelocidade, do Arena Cross e do Motocross, por isso só tenho certeza que não será nada fácil", lembra.
Os ingressos para a etapa do Desafio de Supermotard poderão ser adquiridos antecipadamente por 2 kq de arroz ou 2 latas de óleo na Amauri Concessionario Honda (São José e Florianopolis), Dorvalino Motos Concessionario Honda (Palhoça), Loja Guga Kuerten, Geração Motos Concessionario Yamaha (Florianopolis, São José, Palhoça e Ibiguaçu) e Shopping Beira Mar.
A realização do evento é da empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos e da Federação Catarinense de Motociclismo, com patrocínio do Governo de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Cinzano, Pirelli e Peels Capacetes. O apoio é do Hotel Majestic, Help Emergências e Shopping Beira Mar.
Erick Facioli