Piloto consagra-se como o grande destaque da temporada, já que foi ainda campeão nacional de Trial Indoor Foto: Divulgação
 Valter Fernandes |
Valter Fernandes atingiu 100% de aproveitamento na temporada 2006 na categoria Super. Uma semana após conquistar o bicampeonato nacional de Indoor, o piloto paulista faturou o título inédito do Campeonato Brasileiro de Trial Natural para motos. O resultado foi confirmado neste final de semana em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, palco das etapas finais da competição. Os campeões das outras categorias foram Rilson Freitas (Novatos) e Henrique da Matta (Avançados).
Além dos adversários de alto nível, a chuva impôs mais dificuldades aos pilotos e à organização, que precisou fazer várias alterações no circuito. No sábado, o desafio foi cumprir três voltas por cinco seções, passando por trechos muito escorregadios e técnicos. Os vencedores desta etapa foram Caíto Theodoro, na Novatos (25 pontos perdidos), Henrique da Matta, na Avançados (25), e Valter Fernandes, na Super (30).
Dia decisivo No domingo, a organização alterou todo o circuito e criou mais uma seção. A Novatos teve o duelo entre Caíto e Rilson Freitas, que conseguiu a vitória com 40 pontos perdidos. Os dois atingiram a mesma pontuação na classificação geral (70 pontos), mas, como Rilson venceu a etapa mais recente, o que é o primeiro critério de desempate do Brasileiro, assegurou o título de campeão.
Demonstrando pleno controle da moto, Henrique da Matta acabou com as expectativas de Paulo Martini, o único que poderia impedir a sua conquista na Avançados. O piloto perdeu apenas 38 pontos e confirmou a vitória, conquistando o título brasileiro da temporada.
Para fechar o evento com chave de ouro, a última prova foi entre os pilotos da Super. Valter Fernandes e Ken Yonezawa foram os destaques, travando uma disputa de tirar o fôlego, com direito a seções sem erros. Porém, Fernandes foi melhor nos detalhes e superou o rival, totalizando apenas 19 pontos perdidos - contra 32 de Yonezawa.
Classificação final - Campeonato Brasileiro de Trial Natural Super 1. Valter Fernandes (100 pontos)
2. Ken Yonezawa (85)
3. Thiago Vermelho (68)
4. Mércio Dias (37)
5. Caio Salerno (21)
6. Sérgio Almeida (16)
Avançados 1. Henrique da Matta (100)
2. Paulo Martini (81)
3. Juventino Barros (65)
4. Thiago da Matta (36)
5. Cláudio Hermanny (33)
Novatos 1. Rilson Freitas (70)
2. Caíto Theodoro (70)
3. Marco Martini (20)
As etapas finais do Campeonato Brasileiro de Trial tiveram organização da Prefeitura de Campos, apoio SicomTUR e supervisão da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).