Final foi realizada em Itabira - MG. Thiago Vermelho ficou com o vice
Foto: Tomas Kolish
 Valter Fernandes |
O piloto Valter Fernandes conquistou o bicampeonato nacional de Trial Indoor. A prova final do Campeonato Brasileiro da modalidade foi realizada neste domingo, em Itabira (MG), onde Thiago Vermelho confirmou o vice e Ken Yonezawa, a terceira colocação na tabela.
Após quase quatro meses sem provas foi realizada a terceira e última etapa, numa das avenidas da cidade mineira. No total foram quatro seções longas, que começaram a ser percorridas por volta das 13 horas e finalizadas cerca de duas horas e meia depois. Foram montadas seções que incluíram caçambas com quatro metros de altura, pedras e troncos. Na etapa classificatória, cada piloto cumpriu duas voltas com um tempo de oito minutos (por volta). Caio Salerno e Sérgio Almeida foram desclassificados com 27 e 26 pontos perdidos, respectivamente.
Fernandes começou a liderar a disputa a partir da metade da prova e manteve o ritmo até o final. A decisão aconteceu na última bateria de velocidade entre Fernandes e Vermelho, quando o paulista venceu o mineiro e levou o título. Yonezawa teve cãimbras e ficou fora da disputa final, perdendo a chance de ser vice-campeão.
O campeão afirma que se sentia um pouco inseguro porque não estava treinando com a mesma freqüência de antes, mas conquistou o Bi-Campeonato com a categoria de sempre. "Apesar do meu condicionamento físico estar bom, sabia que precisava de mais treino e até ficou um pouco abaixo das minhas expectativas, mas acredito que fiz uma boa prova e procurei ser cauteloso nas seções. Estou muito feliz por ter conquistado mais este título que é muito importante para minha carreira e devo a Gas Gas por todo incentivo e apoio que tem me dado desde o início", afirma Fernandes.
Na volta final e decisiva, foram armados dois percursos de velocidade e outras três seções. O equilíbrio entre os pilotos prevaleceu, tanto que a prova foi definida apenas na bateria final de velocidade. Porém, Yonezawa abandonou a disputa em função de estar sentindo câimbras, o que colocou o título entre Fernandes e Vermelho. Com pinta de bicampeão, Fernandes usou toda sua técnica para perder apenas três pontos - contra seis de Vermelho.
Classificação final do Brasileiro de Trial Indoor 1. Valter Fernandes, 28 pontos
2. Thiago Vermelho, 23 pontos
3. Ken Yonezawa, 20 pontos
4. Sergio Almeida, 11 pontos
5. Mércio Dias, 05 pontos
6. Caio Salerno, 04 pontos
7. Henrique da Matta, 04 pontos