X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

2021 MXGP de Garda - Itália - 16ª etapa
Publicado em: 04/11/2021
Clique e saiba mais

Na reta final, campeonato intensifica disputa pelo título na MXGP
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Bavo Swijgers / Ray Archer / Pascal Haudiquert 

"É a melhor temporada em décadas" - afirmação feita por Stefan Everts, com a autoridade de seus dez títulos mundiais. "Não me lembro a última vez que um campeonato foi tão disputado assim"


Largada MXGP

A terceira etapa no circuito de Pietramurata jogou ainda mais gasolina na fogueira. Houve mais uma virada na liderança, agora nas mãos de Romain Febvre, mas os outros dois candidatos ao título, Jeffrey Herlings e Tim Gajser continuam colados na pontuação geral. Faltando duas etapas, impossível prever quem será o grande campeão.

Curiosamente, a vitória na etapa, assim como na etapa passada, foi vencida por alguém já sem chances no campeonato. Jeremy Seewer sofreu com viroses atacando seu condicionamento físico por boa parte da temporada, mas parece ter encontrado bons ares na Itália. Nas seis baterias disputadas no intervalo de 8 dias, chegou sempre entre os cinco primeiros, sendo três baterias em segundo e uma em primeiro.


Jeremy Seewer conquistou primeira vitória na temporada.

Somando apenas as três etapas mais recentes, o suíço foi o piloto que mais marcou pontos: 125, contra 123 de Gajser, 121 de Febvre e 106 de Herlings, único a vencer duas baterias, mas que também sofreu um abandono por problemas mecânicos após a queda em uma das largadas.

Aliás, as quedas de Herlings contribuíram para municiar as expectativas de seus adversários. Neste GP, foram duas, que obrigaram o holandês a correr para recuperar o prejuízo em ambas as baterias. Como já se sabe, suas quedas são sempre condizentes com sua velocidade: espetaculares. Principalmente aquela em que varou a mesa de chegada e sua mão escapou do guidão na aterrissagem.


Tim Gajser

Voltando a comentar sobre Seewer. sua primeira bateria foi excepcional. Liderou desde o início e abriu mais de 20 segundos. Na segunda bateria capturou um dos melhores vídeos onboard de todos os tempos, batalhando com Jorge Prado, Antônio Cairoli, Tim Gajser e Romain Febvre durante intensas sete voltas até se estabelecer na segunda posição para conquistar a merecida primeira vitória de 2021.

Jeremy Seewer: "Ganhei um GP ano passado, mas não foi a mesma coisa de hoje porque ganhei aquele de presente, enquanto este eu mesmo ganhei. Eu venci, corri na frente e mereci. Ninguém me bateu. É uma sensação incrível depois de tudo o que passei este ano e de onde vim. Lutei o ano todo com problemas de saúde e mentalmente. Comecei a me sentir melhor há algumas semanas e estou muito feliz com o primeiro lugar geral. Sinto-me muito bem e senti-me bem nesta pista, mesmo durante as duas últimas corridas aqui. Tive o azar de perder o pódio duas vezes, por nada, mas valeu a pena esperar para estar aqui agora."

Tim Gajser (4-1) foi o segundo colocado na etapa e passou para segundo na classificação geral a apenas um ponto de Febre: "Foi ótimo vencer mais uma bateria e melhorar minha classificação no campeonato. Foi uma semana difícil com a rodada tripla, mas terminar com uma nota positiva é uma sensação muito boa e dá-me muita motivação para as duas últimas jornadas em Mantova. A primeira corrida não saiu como planejado, terminando em quarto lugar, então preciso trabalhar nisso, mas a segunda corrida foi muito melhor. Fiz uma boa largada e passei para a primeira muito rapidamente e depois controlei a corrida."


Romain Febvre

Com a liderança na pontuação, o francês Febvre vislumbra a chance do segundo título: "Trabalhamos na largada novamente esta semana e a primeira corrida foi boa, mas a segunda não. Me senti muito bem hoje e poderia fazer alguns bons passes para chegar ao segundo lugar na primeira bateria. Jeremy rodava muito bem na frente, mas a duas voltas do fim vi que podia o alcançar, eu sabia que, se cometesse um erro, ainda poderia ser o segundo. Infelizmente, tive uma queda, mas não me afetou. Minha largada não foi tão boa na segunda bateria e eu estava muito longe, mas passei algo como oito caras na primeira volta, trabalhei para terceiro e cheguei perto de Jeremy quando ele cometeu um erro. Então comecei a pensar muito - devo ir para vencer o GP ou me contentar com a liderança na pontuação? - e no final perdi o ritmo. É bom estar onde estou, mas no final um de nós será o campeão e dois ficarão decepcionados. Se eu cair, paciência, mas com certeza darei o meu melhor e esperemos que seja o bastante. Eu posso sentir o gosto do campeonato! "


Jeffrey Herlings

Entre os três líderes, certamente Herlings é quem tem menos a celebrar sobre as duas mais recentes etapas. Viu uma vantagem de 24 pontos se transformar numa desvantagem de três: "Por onde posso começar? A minha primeira largada foi boa, mas não consegui entrar no ritmo nas três primeiras voltas e a certa altura cheguei a 4º, mas perdi muito tempo a passar o Jorge. Basicamente, Romain e Jeremy haviam sumido. O 3º lugar ainda estava bom. Na segunda bateria tive muita vontade de atacar e ir para a vitória. Eu estava em 2º na segunda volta e pensei "essa vai ser minha". Passei pelo salto de chegada e queria perseguir Tim porque senti que tinha velocidade, mas a moto foi da esquerda para a direita e eu fui atirado fora. Foi meu erro, mas a moto ficou um pouco avariada e precisei de algumas voltas para me adaptar. O ritmo estava voltando e cheguei perto de Romain, mas minha mão saiu do guidão naquele mesmo salto e quase fui parar na lua! A moto ficou ainda mais danificada, Sabia que precisaria de algo especial hoje. Fiquei em 10º e continuei forçando porque cada ponto conta. Voltando para casa com apenas 3 pontos a menos, sei que ainda está em minhas mãos."

As "polêmicas" táticas de equipe

"Polêmicas" entre aspas, pois é óbvio, ou pelo menos deveria ser para todos, que marcas que investem milhões e mais alguns milhinhos no campeonato não deixariam o título escapar se houver a possibilidade de uma solução interna.


Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings

Na atual situação, Herlings é quem está melhor "equipado", pois tem dois companheiros de equipe mais que capazes de vencer corridas e roubar pontos de adversários. Na segunda bateria do MXGP de Garda, Cairoli nem disfarçou para tirar a mão na última volta e ceder a quarta colocação para Herlings. Nada mais natural na situação, mas o italiano chegou a receber ameaças de morte em mensagens no seu Instagram de alguns fãs (de outros pilotos) inconformados.


Mathys Boisrame

Na Kawasaki não houve nenhuma manifestação pública. O time tem que contar com o espírito guerreiro de Febvre, já que seu segundo piloto original Ivo Monticelli, que chegou a marcar um quinto lugar em Loket, está fora de combate há nove etapas e foi substituído pelo não tão rápido Mathys Boisrame (11º como melhor resultado).


Sem experiência com a 450, Ruben Fernandez será capaz de ajudar Gajser?

Nas tendas da HRC, onde Tim Gajser foi piloto solo durante todo o ano - Mitch Evans precisou de novas cirurgias no pulso e o time optou por não recrutar substituto, Giacomo Gariboldi levantou a voz para criticar as táticas da KTM e afirmar: "felizmente Tim é um piloto bom o bastante para não precisar ajuda de outros pilotos". Entretanto, alguém no time resolveu raciocinar e, dois dias depois, anunciaram a promoção temporária do espanhol Ruben Fernandez da MX2 para a categoria principal nas duas últimas etapas em Mantova. Vai que ele larga bem...

MX2 - Maxime Renaux confirma título antecipado


Maxime Renaux comemora primeiro título no Mundial de Motocross

Já na categoria MX2 a situação é bem diferente. O francês Maxime Renaux garantiu o título com cinco baterias de antecedência. Após duas etapas conturbadas, os ventos de Pietramurata sopraram a seu favor. Renaux fez uma boa largada na primeira bateria e se estabeleceu na segunda posição, logo atrás de Rene Hofer.

A fatura foi fechada com a prova complicada de Jago Geerts, que caiu na largada e recuperou-se até a 13ª posição. Com o resultado, Renaux já pôde comemorar o título.


Tom Vialle assumiu a segunda posição no campeonato

Com a pressão pelo campeonato aliviada, Renaux fechou a etapa com uma convincente vitória na segunda bateria, após disputa nas vo9ltas iniciais com Tom Vialle. Ruben Fernandez foi terceiro nas duas baterias, subindo ao pódio como terceiro geral da etapa. Após uma queda Geerts abandonou com problemas mecânicos e perdeu a segunda posição no campeonato para Vialle.

Maxime Renaux: "Significa muito para mim. Conseguimos! Somos os campeões mundiais de 2021 MX2. Essa é uma grande conquista. Como você disse, tivemos que trabalhar muito para isso. Os últimos anos e as últimas rodadas foram muito difíceis para mim. Muitos altos e baixos e começos ruins. Mas pudemos fazer uma boa corrida hoje. Também estou muito feliz por conseguir meu primeiro título mundial com uma vitória em um GP. Significa muito para mim porque agarrar o título com uma vitória é um pouco melhor. Foi um dia incrível, que nunca esquecerei com certeza ".

Vídeos





Resultados

P. # MXGP País M B1 B2 Pts
1 91 Seewer, Jeremy SUI YAM 25 22 47
2 243 Gajser, Tim SLO HON 18 25 43
3 3 Febvre, Romain FRA KAW 22 20 42
4 84 Herlings, Jeffrey NED KTM 20 18 38
5 222 Cairoli, Antonio ITA KTM 16 16 32
6 61 Prado, Jorge ESP KTM 14 15 29
7 259 Coldenhoff, Glenn NED YAM 15 13 28
8 919 Watson, Ben GBR YAM 11 14 25
9 109 Wright, Dylan CAN HON 12 11 23
10 77 Lupino, Alessandro ITA KTM 13 8 21
11 19 Olsen, Thomas Kjer DEN HUS 9 9 18
12 89 Van Horebeek, Jeremy BEL BET 10 7 17
13 16 Paturel, Benoit FRA HON 0 12 12
14 24 Simpson, Shaun GBR KTM 7 5 12
15 92 Guillod, Valentin SUI YAM 8 3 11
16 172 Boisrame, Mathys FRA KAW 0 10 10
17 32 Van doninck, Brent BEL YAM 4 6 10
18 183 Locurcio, Lorenzo VEN KTM 6 4 10
19 29 Jacobi, Henry GER HON 5 0 5
20 226 Koch, Tom GER KTM 2 1 3
21 15 Philippaerts, David ITA YAM 3 0 3
22 17 Butron, Jose ESP KTM 0 2 2
23 18 Brylyakov, Vsevolod MFR HON 1 0 1

P. # MX2 País M B1 B2 Pts
1 959 Renaux, Maxime FRA YAM 22 25 47
2 28 Vialle, Tom FRA KTM 18 22 40
3 70 Fernandez, Ruben ESP HON 20 20 40
4 711 Hofer, Rene AUT KTM 25 13 38
5 20 Todd, Wilson AUS KAW 14 18 32
6 198 Benistant, Thibault FRA YAM 15 14 29
7 74 de Wolf, Kay NED HUS 13 15 28
8 11 Haarup, Mikkel DEN KAW 7 16 23
9 14 Beaton, Jed AUS HUS 16 7 23
10 80 Adamo, Andrea ITA GAS 11 11 22
11 516 Laengenfelder, Simon GER GAS 10 10 20
12 81 Hsu, Brian GER KTM 9 9 18
13 426 Mewse, Conrad GBR KTM 12 4 16
14 101 Guadagnini, Mattia ITA KTM 0 12 12
15 766 Sandner, Michael AUT KTM 6 3 9
16 517 Gifting, Isak SWE GAS 0 8 8
17 93 Geerts, Jago BEL YAM 8 0 8
18 403 Boegh Damm, Bastian DEN KTM 0 6 6
19 253 Pancar, Jan SLO KTM 1 5 6
20 57 Goupillon, Pierre FRA KTM 5 0 5
21 200 Zonta, Filippo ITA HON 4 0 4
22 45 Congost, Gerard ESP YAM 3 0 3
23 313 Polak, Petr CZE YAM 0 2 2
24 229 Scuteri, Emilio ITA TM 2 0 2
25 717 Wagenknecht, Jan CZE KTM 0 1 1

Classificação Geral

MXGP
1. Romain Febvre (FRA, KAW), 614 pontos
2. Tim Gajser (SLO, HON), 613 p.
3. Jeffrey Herlings (NED, KTM), 611 p.
4. Jorge Prado (ESP, KTM), 502 p.
5. Jeremy Seewer (SUI, YAM), 498 p.
6. Antonio Cairoli (ITA, KTM), 496 p.
7. Glenn Coldenhoff (NED, YAM), 397 p.
8. Pauls Jonass (LAT, GAS), 391 p.
9. Alessandro Lupino (ITA, KTM), 287 p.
10. Thomas Kjer Olsen (DEN, HUS), 284 p.

MX2
1. Maxime Renaux (FRA, YAM), 642 pontos
2. Tom Vialle (FRA, KTM), 532 p.
3. Jago Geerts (BEL, YAM), 516 p.
4. Mattia Guadagnini (ITA, KTM), 487 p.
5. Jed Beaton (AUS, HUS), 477 p.
6. Rene Hofer (AUT, KTM), 474 p.
7. Thibault Benistant (FRA, YAM), 413 p.
8. Kay de Wolf (NED, HUS), 412 p.
9. Ruben Fernandez (ESP, HON), 404 p.
10. Simon Längenfelder (GER, GAS), 291 p.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet