Zach Osborne e Dylan Ferrandis se aproximam dos títulos
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Align Media / Simon Cudby
Largada 450
O circuito de Thunder Valley recebeu a penúltima etapa da encurtada temporada afetada pela pandemia. Com apenas nove etapas em vez das usuais 12, o campeonato 2020 premia a consistência, sem deixar, é claro, a velocidade de lado. Com menos etapas, qualquer resultado ruim fica muito mais difícil recuperar, e assim chegamos à final com dois candidatos em condições reais de alcançar o título.
Zach Osborne saiu de Thunder Valley com 24 pontos de vantagem sobre Adam Cianciarulo. O que significa que pode garantir o título já na primeira bateria na final caso marque dois pontos a mais que o rival da Kawasaki. Marvin Musquin e Eli Tomac ainda têm chances matemáticas, mas precisariam, praticamente, os dois ponteiros fora das corridas.
Vamos à algumas observações sobre a penúltima etapa em Thunder Valley:
Eli Tomac
Eli Tomac mostrou em Thunder Valley, principalmente na segunda bateria, aquele Eli Tomac nos dias em que acorda animado. Velocidade pura e quase invencível. Após o primeiro e tão desejado título no Supercross 450, todos esperavam um Tomac dominante no "outdoor". Mas não foi o que vimos. As duas primeiras etapas na lama e muitas canaletas não combinaram muito com seu estilo, e que pacificamente aceitou resultados intermediários em rodadas seguintes. Nada daquele espírito "carmichaeliano" de vencer ou morrer tentando.
Correndo em seu estado natal, Tomac retornou ao topo do pódio:
"Finalmente fiz uma corrida em que me senti eu mesmo. Na primeira bateria fiquei longe dos líderes no começo, mas na segunda larguei mais próximo da ponta. Tive um problema na embreagem, mas se consertou sozinho. Nós realmente precisávamos disso. É bom ter um dia como este e voltar ao topo."
Adam Cianciarulo
Já, ninguém pode acusar Cianciarulo de fazer corpo mole. O segundo piloto da Kawasaki, que neste campeonato assumiu a disputa pelo briga do título, andou boa parte do tempo beirando o limite. Mesmo na primeira bateria, que liderou de ponta a ponta até com certa tranquilidade, passou por alguns pequenos sustos. Lembremos que algumas quedas em etapas passadas prejudicaram muito o campeonato de Cianciarulo, que poderia estar agora numa situação mais equilibrada em relação a Osborne.
A segunda bateria foi um retrato perfeito da tocada no fio da navalha de Cianciarulo. Quando pressionado por Osborne, errou feio em um salto, cedendo a segunda posição. Logo depois veio muito quente para tentar recupera-la e por pouco não acertou em cheio o adversário. Acabou saindo da pista e perdendo contato com Osborne. Ao fim do dia CIanciarulo ganhou 5 pontos sobre Osborne, mas foi pouco para mudar o cenário geral.
"Estou frustrado por não ter conseguido dominar hoje. Na Bateria 1 lideramos do início ao fim com uma boa pressão por trás. Na segunda chegamos à frente na primeira volta, mas cometi alguns pequenos erros que acabaram por se somar e me custar duas posições. Tento me lembrar que esta é apenas minha temporada de estreia (na 450), mas também sei que tenho é preciso para vencer se conseguir limpar alguns desses pequenos erros ao longo da corrida."
Zach Osborne
Para Osborne a etapa também não foi nada fácil. Chocou-se na primeira bateria com outro piloto e correu com dores no tornozelo. Normalmente os concorrentes ao título tentam de toda forma esconder suas fraquezas dos adversários, mas Osborne desafivelou a bota imediatamente após a bandeirada em ambas as baterias, deixando claro que algo não estava bem.
Após um apenas razoável quinto lugar na primeira, Osborne partiu na segunda corrida disposto a mostrar força na reta final do campeonato. Não conseguiu segurar nem acompanhar Tomac, mas pressionou e se aproveitou dos erros de Cianciarulo.
"Na segunda curva, meu pé foi atingido e conforme a corrida seguia menos eu podia senti-lo", explicou o líder do campeonato. "Recebi uma massagem antes da segunda bateria e a adrenalina me carregou. Tive uma dormência no meio da corrida, mas consegui terminar forte e conseguir um bom resultado. Definitivamente não estava na minha zona de conforto hoje, então corri um pouco pelos pontos. Estamos ansiosos para a próxima semana."
Chase Sexton
O segundo lugar na primeira bateria foi o melhor resultado de Chase Sexton até o momento na categoria principal.
Justin Barcia
Justin Barcia foi quinto na primeira bateria, mas caiu e abandonou a segunda.
Max Anstie
Max Anstie trouxe sua velocidade, mas também a costumeira inconsistência de resultados da Europa. Mescla corridas muito boas com outras onde erros no início o obrigam a provas de recuperação. É a melhor Suzuki na classificação geral e está decidido a permanecer nos EUA em 2021.
250 - Dylan Ferrandis e Jeremy Martin na briga
Largada 250
Na classe 250 apenas Dylan Ferrandis e Jeremy Martin têm chances reais e matemáticas de alcançar o título. O terceiro colocado Shane McElrath já está a nada menos que 98 pontos do líder, mostrando que a turma mais jovem (em sua maioria) tem maior variação dos resultados ao longo da temporada.
Justin Cooper
Uma coisa que também ficou clara e até já deixou de ser questionada é a superioridade dos motores da equipe Star Racing Yamaha. Invariavelmente uma delas faz o holeshot, mas em Thunder Valley a equipe fez 1-2-3 na primeira bateria - enquanto a Geico Honda dez 4-5-6-7.
Após assumir a ponta ao redor dos 10 minutos de bateria, Ferrandis distanciou-se na liderança garantindo uma vitória tranquila, enquanto Justin Cooper atacava McElrath até conseguir o segundo posto. Jeremy Martin chegou na quarta posição.
Dylan Ferrandis
Na segunda bateria Ferrandis caiu quando se atrapalhou com a disputa entre Brandon Hartranft e Hunter Lawrence, ainda no início. Ficou fora dos dez primeiros, mas conseguiu ainda uma terceira posição, que lhe garantiu uma condição razoavelmente favorável para a final.
Na frente Justin Cooper liderou toda a bateria, apesar de pressionado por Jeremy Martin, principalmente na metade da prova, quando a diferença entre os dois caiu para menos de um segundo. Ao final Cooper comemorou não só a vitória na bateria, mas sua primeira vitória geral na temporada.
Jeremy Martin
Pódio 450 com Adam Cianciarulo, Eli Tomac e Zach Osborne
Pódio 250 com Dylan Ferrandis, Justin Cooper e Jeremy Martin
Vídeos
Resultados
1 |
1 |
Eli Tomac |
KAW KX450 |
3 |
1 |
45 |
2 |
9 |
Adam Cianciarulo |
KAW KX450 |
1 |
3 |
45 |
3 |
16 |
Zachary Osborne |
HQV FC450 RE |
4 |
2 |
40 |
4 |
23 |
Chase Sexton |
HON CRF450R WE |
2 |
5 |
38 |
5 |
62 |
Christian Craig |
HON CRF450R |
7 |
4 |
32 |
6 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 450 SX-F FE |
6 |
8 |
28 |
7 |
103 |
Max Anstie |
SUZ RMZ 450 |
9 |
6 |
27 |
8 |
50 |
Benny Bloss |
HQV FC450 |
14 |
7 |
21 |
9 |
19 |
Justin Bogle |
KTM 450 SX-F FE |
12 |
9 |
21 |
10 |
78 |
Jake Masterpool |
HQV FC450 |
13 |
10 |
19 |
11 |
31 |
Fredrik Noren |
SUZ RMZ 450 |
11 |
13 |
18 |
12 |
51 |
Justin Barcia |
YAM YZ 450F |
5 |
37 |
16 |
13 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450 SX-F FE |
8 |
- |
13 |
14 |
43 |
John Short |
HON CRF450R |
17 |
12 |
13 |
15 |
349 |
Grant Harlan |
HON CRF450R WE |
20 |
11 |
11 |
16 |
258 |
Justin Rodbell |
KAW KX 450F |
16 |
15 |
11 |
17 |
42 |
Ben LaMay |
KTM 450 SX-F |
15 |
16 |
11 |
18 |
20 |
Broc Tickle |
YAM YZ 450F |
10 |
39 |
11 |
19 |
79 |
Isaac Teasdale |
SUZ RMZ 450 |
18 |
14 |
10 |
20 |
34 |
Tyler Bowers |
KAW KX 450F |
19 |
18 |
5 |
21 |
309 |
Jeremy Smith |
KAW KX450 |
21 |
17 |
4 |
22 |
141 |
Richard Taylor |
YAM YZ 450F |
23 |
19 |
2 |
23 |
647 |
Matthew Hubert |
KAW KX450 |
28 |
20 |
1 |
1 |
32 |
Justin Cooper |
YAM YZ 250F |
2 |
1 |
47 |
2 |
14 |
Dylan Ferrandis |
YAM YZ 250F |
1 |
3 |
45 |
3 |
6 |
Jeremy Martin |
HON CRF250R |
4 |
2 |
40 |
4 |
12 |
Shane McElrath |
YAM YZ 250F |
3 |
5 |
36 |
5 |
35 |
Hunter Lawrence |
HON CRF250R |
5 |
4 |
34 |
6 |
83 |
Jett Lawrence |
HON CRF250R |
6 |
6 |
30 |
7 |
84 |
Jo Shimoda |
HON CRF250R |
7 |
8 |
27 |
8 |
74 |
Mitchell Harrison |
KAW KX 250 |
8 |
9 |
25 |
9 |
134 |
Jarrett Frye |
YAM YZ 250F |
9 |
10 |
23 |
10 |
220 |
Carson Mumford |
HON CRF250R |
13 |
11 |
18 |
11 |
26 |
Alex Martin |
SUZ RMZ 250 |
12 |
12 |
18 |
12 |
374 |
Dilan Schwartz |
SUZ RMZ 250 |
10 |
15 |
17 |
13 |
488 |
Nathanael Thrasher |
YAM YZ 250F |
11 |
16 |
15 |
14 |
30 |
Brandon Hartranft |
KTM 250 SX-F FE |
22 |
7 |
14 |
15 |
60 |
Mitchell Falk |
YAM YZ 250F |
14 |
14 |
14 |
16 |
355 |
Joseph Crown |
YAM YZ 250F |
40 |
13 |
8 |
17 |
380 |
Preston Kilroy |
SUZ RMZ 250 |
15 |
19 |
8 |
18 |
387 |
Joshua Varize |
KTM 250 SX-F |
19 |
18 |
5 |
19 |
67 |
Jerry Robin |
HQV FC250 |
16 |
37 |
5 |
20 |
667 |
Jesse Flock |
HQV FC250 |
21 |
17 |
4 |
21 |
227 |
Derek Kelley |
HQV FC250 |
18 |
20 |
4 |
22 |
68 |
Nick Gaines |
YAM YZ 250F |
17 |
40 |
4 |
23 |
726 |
Gared Steinke |
KAW KX 250 |
23 |
21 |
0 |
24 |
57 |
Derek Drake |
KTM 250 SX-F FE |
20 |
|
1 |
Classificação Geral
1 |
16 |
Zachary Osborne |
325 |
2 |
9 |
Adam Cianciarulo |
301 |
3 |
25 |
Marvin Musquin |
283 |
4 |
1 |
Eli Tomac |
278 |
5 |
23 |
Chase Sexton |
245 |
6 |
51 |
Justin Barcia |
234 |
7 |
4 |
Blake Baggett |
232 |
8 |
62 |
Christian Craig |
195 |
9 |
103 |
Max Anstie |
166 |
10 |
17 |
Joseph Savatgy |
147 |
11 |
20 |
Broc Tickle |
145 |
12 |
31 |
Fredrik Noren |
125 |
13 |
15 |
Dean Wilson |
97 |
14 |
19 |
Justin Bogle |
93 |
15 |
78 |
Jake Masterpool |
82 |
16 |
258 |
Justin Rodbell |
69 |
17 |
50 |
Benny Bloss |
68 |
18 |
48 |
Henry Miller |
59 |
19 |
21 |
Jason Anderson |
58 |
20 |
43 |
John Short |
34 |
21 |
42 |
Ben LaMay |
32 |
22 |
75 |
Coty Schock |
31 |
23 |
2 |
Cooper Webb |
29 |
24 |
349 |
Grant Harlan |
29 |
25 |
79 |
Isaac Teasdale |
29 |
26 |
34 |
Tyler Bowers |
28 |
27 |
309 |
Jeremy Smith |
22 |
28 |
700 |
Justin Hoeft |
17 |
29 |
11 |
Kyle Chisholm |
15 |
30 |
443 |
Luke Renzland |
11 |
31 |
647 |
Matthew Hubert |
11 |
32 |
154 |
Chase Felong |
8 |
33 |
61 |
Alex Ray |
7 |
34 |
711 |
Tristan Lane |
5 |
35 |
577 |
Felix Lopez |
5 |
36 |
72 |
Robbie Wageman |
4 |
37 |
841 |
Jeffrey Walker |
4 |
38 |
503 |
McClellan Hile |
3 |
39 |
281 |
Cory Carsten |
3 |
40 |
412 |
Jared Lesher |
3 |
41 |
794 |
Bryce Backaus |
2 |
42 |
141 |
Richard Taylor |
2 |
|
1 |
14 |
Dylan Ferrandis |
352 |
2 |
6 |
Jeremy Martin |
334 |
3 |
12 |
Shane McElrath |
254 |
4 |
32 |
Justin Cooper |
251 |
5 |
26 |
Alex Martin |
242 |
6 |
83 |
Jett Lawrence |
230 |
7 |
24 |
RJ Hampshire |
217 |
8 |
29 |
Cameron Mcadoo |
165 |
9 |
74 |
Mitchell Harrison |
163 |
10 |
30 |
Brandon Hartranft |
148 |
11 |
84 |
Jo Shimoda |
141 |
12 |
220 |
Carson Mumford |
134 |
13 |
35 |
Hunter Lawrence |
122 |
14 |
57 |
Derek Drake |
107 |
15 |
239 |
Mason Gonzales |
75 |
16 |
117 |
Stilez Robertson |
70 |
17 |
68 |
Nick Gaines |
62 |
18 |
134 |
Jarrett Frye |
55 |
19 |
41 |
Ty Masterpool |
54 |
20 |
163 |
Pierce Brown |
36 |
21 |
373 |
Hardy Munoz |
33 |
22 |
67 |
Jerry Robin |
33 |
23 |
355 |
Joseph Crown |
32 |
24 |
157 |
Darian Sanayei |
24 |
25 |
374 |
Dilan Schwartz |
22 |
26 |
352 |
Jalek Swoll |
19 |
27 |
227 |
Derek Kelley |
19 |
28 |
194 |
Lance Kobusch |
18 |
29 |
488 |
Nathanael Thrasher |
15 |
30 |
251 |
Ezra Hastings |
14 |
31 |
60 |
Mitchell Falk |
14 |
32 |
387 |
Joshua Varize |
12 |
33 |
667 |
Jesse Flock |
12 |
34 |
726 |
Gared Steinke |
11 |
35 |
130 |
Austin Root |
9 |
36 |
380 |
Preston Kilroy |
8 |
37 |
77 |
Kevin Moranz |
7 |
38 |
874 |
Zack Williams |
6 |
39 |
39 |
Jordan Bailey |
6 |
40 |
162 |
Maxwell Sanford |
4 |
41 |
221 |
Mathias Jorgensen |
4 |
42 |
981 |
Curren Thurman |
2 |
|