X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Suzuki celebra centenário de sua fundação
Publicado em: 31/03/2020
Clique e saiba mais

Suzuki Motor Corporation comemorou seu 100º aniversário no dia 15 de março
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Suzuki

A Suzuki Motor Company tornou-se uma marca centenária neste março de 2020. Sua história, porém, iniciou-se em 1909, quando Michio Suzuki fundou a Suzuki Loom Works, destinada a produzir teares para a indústria têxtil, especialmente de seda, que prosperava no Japão.


Suzuki RM 250 1989

Porém, por alguma razão, a própria companhia considera a data de 15 de março de 1920 como o real nascimento da Suzuki que conhecemos hoje, quando a empresa recebeu injeção de capital e foi reorganizada, com Michio como presidente. O foco continuou sendo a tecelagem e nove anos depois um novo tipo de tear, criado por Michio, alavancou o crescimento da Suzuki, que passou a exportar para diversos países.

Atendendo a demanda do pós guerra, surgiu em 1952 seu primeiro veículo motorizado: chamava-se Power Free, uma bicicleta com motor 2 tempos de 36cc acoplado. Dois anos depois a companhia mudaria seu nome para Suzuki Motor Company Ltd. O ano de 1955 foi particularmente marcante para a empresa, com o lançamento da Colleda 125cc, em março, sua primeira motocicleta equipada com motor 4 tempos, e o Suzulight 360cc, em outubro, veículo com motor 2 tempos que ajudou impulsionar o diferenciado mercado de minicarros no Japão. Além de carros e motos, a partir de 1965 a Suzuki iniciou a fabricação de motores de popa, ramo que mantém forte presença até os dias de hoje.


Joel Robert conquistou três título mundiais com a Suzuki

No início dos anos 70, a Suzuki foi particularmente dominante no Mundial de Motocross. Entre 1970 e 1976 conquistou oito títulos com os pilotos belgas Joel Robert e Roger De Coster, nas categorias 250 e 500cc.

Atualmente, a marca possui 28 unidades fabris, entre subsidiárias próprias e joint-ventures com distribuidores locais, como no Brasil, com a J. Toledo.   


Suzuki comemora 100 anos







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet