X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

Motocross das Nações 2019 - Classificatórias - Assen - Holanda
Publicado em: 28/09/2019
Clique e saiba mais

Bélgica foi a melhor seleção no sábado. Brasil tem dia difícil e fica com apenas dois pilotos
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Youthstream


Lergada MXGP

As classificatórias da 73ª edição do Motocross das Nações rolaram neste sábado, no circuito montado no Autódromo de Assen, também conhecido como o templo da motovelocidade. Tirar o evento mais importante e tradicional do motocross mundial de seu habitat natural e leva-lo ao ambiente pavimentado tem seus altos e baixos.


Largada MX2

Certamente a infraestrutura do autódromo facilita uma pouco o trabalho das equipes e imprensa, porém perde-se um pouco daquele sabor do motocross tradicional. Do lado do público também temos dois pontos, a localidade mais "urbana" ajuda a atrair o fã eventual. Já o fã raiz, aposto, prefere "respirar a poeira", sujar o tênis na terra e se aproximar mais da ação. Tirando esses detalhes de lado, as provas em Assen tem um diferencial fundamental dos demais eventos pasteurizados: a pista de areia "holandesa", similar as areias de praias. Bem fofa, transforma um lay-out quase insosso num desavio bem interessante aos pilotos e público.

Choveu bastante durante o dia e a previsão era de mais chuva à noite. Entretanto a areia deu conta de drenar a água durante as provas e, acredito, amanhã, onde a previsão e de mais chuva - num volume menor que o de hoje - as condições de provas serão razoavelmente boas.

Destaques das classificatórias


Kevin Strijbos

Bélgica - A turma dos países baixos é especialista neste tipo de terreno. O time foi desfalcado pela ausência de Clement Desalle, mas ao fim das contas acho até que o fato foi favorável à seleção. Apesar de belga desde o nascimento, Desalle declaradamente não é um fã da areia. No mundial é geralmente o terreno onde seus resultados não brilham, pelo menos nos circuitos pesados como Assen.

Em seu lugar entrou o veterano Kevin Strijbos, que já declarou o GP da China passado, provavelmente, foi o seu último. Talvez continue correndo campeonatos regionais na Europa, mas o próprio Strijbos comentou que não vê mais seu futuro amarrado ao Mundial.


Pauls Jonass venceu a bateria da Open

Para o Nações Strijbos encerrou seu contrato com uma equipe privada e conseguiu uma Yamaha oficial emprestada pela equipe Wilvo Yamaha, a mesma de Gautier Paulin e Arnaud Tonus. E que diferença o equipamento fez para Strijbos! Na bateria da Open andou colado em Pauls Jonass e abriu quase 40 segundos do terceiro colocado Glenn Coldenhoff, piloto que encerrou o Mundial com 5 pódios consecutivos e vitórias em 4 baterias. Completando o trabalho da equipe tivemos Jeremy van Horebeek, que correu o ano todo com uma Honda privada, mas geralmente de sobressai na areia. Foi terceiro na bateria da MXGP atrás de Jeremy Seewer e Tim Gajser. Para finalizar o resultado de Jago Geerts na MX2 foi descartado, mas caso não fosse, seu quarto lugar colocaria a Bélgica na liderança isolada, e não empatada com a Holanda.


Calvin Vlaanderen

Holanda - Irônico que o resulta descartado da equipe tenha sido o de sua principal estrela Jeffrey Herlings. Não que a prova do ídolo local tenha sido ruim, foi muito boa, mas não chegou a compensar sua desastrosa largada. Herlings foi de 27º ao quinto lugar. O sul-africano "importado" Calvin Vlaanderen fez o melhor resultado do time com o segundo lugar na MX2. Glenn Condenhoff foi o terceiro na Open, onde andou isolado a prova toda. Sofreu uma queda e sua desvantagem em relação ao líder pulou de 11 para 38 segundos. Mesmo assim mante a terceira posição.


Justin Cooper

Estados Unidos - Entre os norte-americanos foi também o piloto da MX2 o responsável pelo resultado principal. Em seu primeiro evento fora dos Estados Unidos, chegou arrebentando! Dominou a bateria com uma largada espetacular, mesmo posicionado bem por fora do gate. Daí pra frente dominou a bateria e só permitiu alguma aproximação de Vlaanderen no finalzinho, já com o piloto automático ligado. Jason Anderson foi o responsável pelo segundo resultado que colocou os norte-americanos na terceira posição. Zach Osborne foi o oitavo na Open.

Ter um bom piloto na MX2 é fundamental para as seleções no Nações. Ter o seu melhor piloto na MX2 traz algumas desvantagens no domingo, quando as categorias se misturam. O solo pesado traz ainda alguma desvantagem adicional para as 250 na briga para ganhar espaço entre as 450. O próprio Cooper afirmou: "Minha preocupação é sobre quantas posições posso ganhar entre os melhores pilotos de 450". É isso que conta no domingo. Por isso mesmo a Espanha não perdeu tempo em mover Jorge Prado para a 450.

Demais destaques

Jorge Prado - Todos os olhos se voltaram para o jovem espanhol bicampeão mundial MX2 quando fez o holeshot em sua primeira prova de 450. Após lidera duas voltas, um erro bobo ao errar uma cava o fez perder a dianteira e ir ao chão. Voltou em sexto e conseguiu se recuperar até o quarto lugar. Ainda assim registrou a volta mais rápida da bateria, justamente a primeira, qundo a pista estava livre e pouco castigada.


Jeremy Seewer


Jeremy Seewer - O suíço amadureceu muito nesta temporada, tanto que encerrou o campeonato como vice na MXGP. Após a queda de Prado, liderou até o fim sem permitir a aproximação de Tim Gajser. Gosto do estilo de Seewer, que aparenta fazer pouco esforço sobre a moto. Já comentei no passado que falta-lhe um pouco de agressividade, mas parece estar melhorando neste aspecto.

França - Após cinco vitórias consecutivas parece quase impossível a seleção permanecer com a coroa. Óbvio, tudo pode acontecer neste domingo e Gautier Paulin sempre consegue achar um gás a mais nestas ocasiões, além de mandar os maiores saltos do circuito. Porém as ausências por contusão (Romain Febvre), desinteresse (Dylan Ferrandis), magoado com a federação (Marvin Musquin) ou pelo espaço no boné (Tom Vialle) estão pesando contra a seleção do champanhe. JOrdi Tixier não apresenta um resultado brilhante no Mundial já há um bom tempo e Maxime Renaux ainda não chegou no nível dos melhores da MX2.


 


Brasil tem dia difícil

Ninguém pensou que a situação do Brasil seria fácil, mas a coisa complicou com a perda de Ramyller Alves, justamente nosso piloto que marcou melhor tempo nos treinos de sua categoria. Ramyller foi o único entre os 20 mais rápidos (17º na Open) enquanto Fabinho Santos e Pepê Buenos marcaram, respectivamente, 23º e 21º tempos. Geralmente para classificar direto é preciso colocar dois pilotos entre os 15 primeiros - ou resultados que façam essa média, ao redor dos 30 pontos.

Ramyller largou sua bateria na sétima posição, mas ainda na primeira volta sofreu um queda violenta que resultou em fratura no seu braço esquerdo. Fabinho foi 21º e Pepê 22º.

Com apenas dois pilotos na Final B nossas chances diminuem, mas nada é impossível. Aparentemente as coisas estão bem equilibradas entre os times não classificados. Com boas largadas e um pouco de sorte...

Transmissão na TV

A Band Sports transmite ao vivo as provas deste domingo. Os horários das corridas são os seguintes (horário de Brasília):

08:00 - Race 1 (MXGP & MX2)
09:30 - Race 2 (MX2 & Open)
11:00 - Race 3 (Open & MXGP)

Vídeo



Resultado geral


P Country Points Race Nr Piloto Moto Class
Countries admitted to the Motocross of Nations races
1 Belgium 5    
  2     18 STRIJBOS, Kevin Yamaha Open
  3     16 VAN HOREBEEK, Jeremy Honda MXGP
  (4)     17 GEERTS, Jago Yamaha MX2
2 The Netherlands 5    
  2     5 VLAANDEREN, Calvin Honda MX2
  3     6 COLDENHOFF, Glenn KTM Open
  (5)     4 HERLINGS, Jeffrey KTM MXGP
3 USA 7    
  1     14 COOPER, Justin Yamaha MX2
  6     13 ANDERSON, Jason Husqvarna MXGP
  (8)     15 OSBORNE, Zachary Husqvarna Open
4 Australia 9    
  3     11 WEBSTER, Kyle Honda MX2
  6     12 DUFFY, Regan KTM Open
  (10)     10 FERRIS, Dean KTM MXGP
5 Italy 14    
  5     89 FORATO, Alberto Husqvarna MX2
  9     88 MONTICELLI, Ivo KTM MXGP
  (11)     90 LUPINO, Alessandro Kawasaki Open
6 Latvia 14    
  1     99 JONASS, Pauls Husqvarna Open
  13     97 MACUKS, Toms KTM MXGP
  (16)     98 IVANOVS, Davis Husqvarna MX2
7 France 15    
  7     3 TIXIER, Jordi KTM Open
  8     1 PAULIN, Gautier Yamaha MXGP
  (10)     2 RENAUX, Maxime Yamaha MX2
8 Great Britain 15    
  4     9 SIMPSON, Shaun KTM Open
  11     7 WATSON, Nathan KTM MXGP
  (13)     8 STERRY, Adam Kawasaki MX2
9 Denmark 15    
  6     107 OLSEN, Thomas Kjer Husqvarna MX2
  9     108 BOEGH DAMM, Bastian KTM Open
  (15)     106 OLSEN, Stefan Kjer KTM MXGP
10 Switzerland 15    
  1     55 SEEWER, Jeremy Yamaha MXGP
  14     56 GUILLOD, Valentin Honda MX2
  (30)     57 SCHEIWILLER, Cyrill Yamaha Open
11 Sweden 16    
  7     31 BENGTSSON, Filip Husqvarna MXGP
  9     32 ÖSTLUND, Alvin Husqvarna MX2
  (15)     33 GOLE, Anton Yamaha Open
12 Spain 17    
  4     19 PRADO, Jorge KTM MXGP
  13     21 CAMPANO, Carlos Yamaha Open
  (18)     20 LARRANAGA OLANO, Iker KTM MX2
13 Estonia 17    
  5     24 KULLAS, Harri Honda Open
  12     22 LEOK, Tanel Husqvarna MXGP
  (19)     23 RATSEP, Priit Honda MX2
14 Germany 22    
  10     27 ULLRICH, Dennis Husqvarna Open
  12     26 LAENGENFELDER, Simon KTM MX2
  (16)     25 KOCH, Tom KTM MXGP
15 Norway 22    
  8     119 HORGMO, Kevin KTM MX2
  14     118 FREDRIKSEN, Hakon Yamaha MXGP
  (20)     120 WAHL, Henrik KTM Open
16 Slovenia 22    
  2     91 GAJSER, Tim Honda MXGP
  20     92 PANCAR, Jan Yamaha MX2
  (23)     93 IRT, Peter Yamaha Open
17 New Zealand 26    
  7     50 WALSH, Dylan Husqvarna MX2
  19     49 CHASE, Wyatt Honda MXGP
  (27)     51 PURVIS, Maximus Yamaha Open
18 Austria 31    
  11     35 HOFER, Rene KTM MX2
  21     36 SANDNER, Michael KTM Open
  (23)     34 NEURAUTER, Lukas KTM MXGP
19 Rep. of South Africa 32    
  14     69 VERCUEIL, Lloyd Yamaha Open
  18     67 DOCHERTY, Michael KTM MXGP
  (24)     68 RAYNARD, Anthony Yamaha MX2
Countries admitted to the B-Final
20 Czech Republic 33    
  17     45 NEUGEBAUER, Filip KTM Open
  17     44 POLAK, Petr KTM MX2
  (20)     43 KOVAR, Vaclav KTM MXGP
21 Poland 35    
  12     123 STASZKIEWICZ, Szymon KTM Open
  23     122 WIECKOWSKI, Maciej KTM MX2
  (24)     121 WYSOCKI, Tomasz KTM MXGP
22 Lithuania 39    
  19     105 JAZDAUSKAS, Domantas Husqvarna Open
  21     104 KARKA, Dovydas KTM MX2
23 Iceland 42    
  18     72 REYNISSON, Eythor Yamaha Open
  25     70 BIRGISSON, Ingvi Bjorn KTM MXGP
  (26)     71 SIGURDSSON, Einar KTM MX2
24 Puerto Rico 42    
  17     52 STARLING, Justin Suzuki MXGP
  26     54 MARQUIER, Chase Kawasaki Open
  (30)     53 RODRIGUEZ, Jose Fernando Kawasaki MX2
25 Ireland 42    
  15     38 BARR, Martin Yamaha MX2
  28     39 EDMUNDS, Stuart Husqvarna Open
  (31)     37 MEARA, Jason Kawasaki MXGP
26 Portugal 42    
  16     60 BASAULA, Hugo KTM Open
  27     58 PEIXE, Sandro Suzuki MXGP
  (32)     59 OUTEIRO, Luis KTM MX2
27 Brazil 43    
  21     46 SANTOS, Fabio Yamaha MXGP
  22     47 ROSA BUENO, Pedro Henrique Yamaha MX2
  (33)     48 ALVES, Ramyller KTM Open
28 Russia 45    
  22     94 BRYLYAKOV, Vsevolod Yamaha MXGP
  24     96 PRONENKO, Svyatoslav Husqvarna Open
  (33)     95 PETRASHIN, Timur KTM MX2
29 Ukraine 46    
  22     78 TARASOV, Volodymyr KTM Open
  25     77 KRUG, Oleg Yamaha MX2
  (28)     76 MOROZOV, Roman Yamaha MXGP
30 Japan 53    
  25     63 TOMITA, Toshiki Honda Open
  29     62 OTSUKA, Gota Honda MX2
  (33)     61 NARITA, Akira Honda MXGP
31 Croatia 55    
  27     101 HRANIC, Nikola KTM MX2
  29     102 KELAVA, Matija KTM Open
  (32)     100 CRNKOVIC, Luka Honda MXGP
Countries admitted to the C-Final
32 Greece 57    
  26     115 KRITIKOS, Emmanouil Yamaha MXGP
  31     116 GEORGANTAS, Alexandros Husqvarna MX2
  (32)     117 ANDREOU, Andreas Yamaha Open
33 Cyprus 58    
  28     110 GEORGIOU, Aristos Yamaha MX2
  30     109 TSANGARAS, Christos Yamaha MXGP
  (31)     111 GEORGIOU, Chrysanthos Yamaha Open
34 Luxembourg 29    
1 Belgium 5    
  2     18 STRIJBOS, Kevin Yamaha Open
  3     16 VAN HOREBEEK, Jeremy Honda MXGP
  (4)     17 GEERTS, Jago Yamaha MX2
2 The Netherlands 5    
  2     5 VLAANDEREN, Calvin Honda MX2
  3     6 COLDENHOFF, Glenn KTM Open
  (5)     4 HERLINGS, Jeffrey KTM MXGP
3 USA 7    
  1     14 COOPER, Justin Yamaha MX2
  6     13 ANDERSON, Jason Husqvarna MXGP
  (8)     15 OSBORNE, Zachary Husqvarna Open
4 Australia 9    
  3     11 WEBSTER, Kyle Honda MX2
  6     12 DUFFY, Regan KTM Open
  (10)     10 FERRIS, Dean KTM MXGP
5 Italy 14    
  5     89 FORATO, Alberto Husqvarna MX2
  9     88 MONTICELLI, Ivo KTM MXGP
  (11)     90 LUPINO, Alessandro Kawasaki Open
6 Latvia 14    
  1     99 JONASS, Pauls Husqvarna Open
  13     97 MACUKS, Toms KTM MXGP
  (16)     98 IVANOVS, Davis Husqvarna MX2
7 France 15    
  7     3 TIXIER, Jordi KTM Open
  8     1 PAULIN, Gautier Yamaha MXGP
  (10)     2 RENAUX, Maxime Yamaha MX2
8 Great Britain 15    
  4     9 SIMPSON, Shaun KTM Open
  11     7 WATSON, Nathan KTM MXGP
  (13)     8 STERRY, Adam Kawasaki MX2
9 Denmark 15    
  6     107 OLSEN, Thomas Kjer Husqvarna MX2
  9     108 BOEGH DAMM, Bastian KTM Open
  (15)     106 OLSEN, Stefan Kjer KTM MXGP
10 Switzerland 15    
  1     55 SEEWER, Jeremy Yamaha MXGP
  14     56 GUILLOD, Valentin Honda MX2
  (30)     57 SCHEIWILLER, Cyrill Yamaha Open
11 Sweden 16    
  7     31 BENGTSSON, Filip Husqvarna MXGP
  9     32 ÖSTLUND, Alvin Husqvarna MX2
  (15)     33 GOLE, Anton Yamaha Open
12 Spain 17    
  4     19 PRADO, Jorge KTM MXGP
  13     21 CAMPANO, Carlos Yamaha Open
  (18)     20 LARRANAGA OLANO, Iker KTM MX2
13 Estonia 17    
  5     24 KULLAS, Harri Honda Open
  12     22 LEOK, Tanel Husqvarna MXGP
  (19)     23 RATSEP, Priit Honda MX2
14 Germany 22    
  10     27 ULLRICH, Dennis Husqvarna Open
  12     26 LAENGENFELDER, Simon KTM MX2
  (16)     25 KOCH, Tom KTM MXGP
15 Norway 22    
  8     119 HORGMO, Kevin KTM MX2
  14     118 FREDRIKSEN, Hakon Yamaha MXGP
  (20)     120 WAHL, Henrik KTM Open
16 Slovenia 22    
  2     91 GAJSER, Tim Honda MXGP
  20     92 PANCAR, Jan Yamaha MX2
  (23)     93 IRT, Peter Yamaha Open
17 New Zealand 26    
  7     50 WALSH, Dylan Husqvarna MX2
  19     49 CHASE, Wyatt Honda MXGP
  (27)     51 PURVIS, Maximus Yamaha Open
18 Austria 31    
  11     35 HOFER, Rene KTM MX2
  21     36 SANDNER, Michael KTM Open
  (23)     34 NEURAUTER, Lukas KTM MXGP
19 Rep. of South Africa 32    
  14     69 VERCUEIL, Lloyd Yamaha Open
  18     67 DOCHERTY, Michael KTM MXGP
  (24)     68 RAYNARD, Anthony Yamaha MX2
Countries admitted to the B-Final
20 Czech Republic 33    
  17     45 NEUGEBAUER, Filip KTM Open
  17     44 POLAK, Petr KTM MX2
  (20)     43 KOVAR, Vaclav KTM MXGP
21 Poland 35    
  12     123 STASZKIEWICZ, Szymon KTM Open
  23     122 WIECKOWSKI, Maciej KTM MX2
  (24)     121 WYSOCKI, Tomasz KTM MXGP
22 Lithuania 39    
  19     105 JAZDAUSKAS, Domantas Husqvarna Open
  21     104 KARKA, Dovydas KTM MX2
23 Iceland 42    
  18     72 REYNISSON, Eythor Yamaha Open
  25     70 BIRGISSON, Ingvi Bjorn KTM MXGP
  (26)     71 SIGURDSSON, Einar KTM MX2
24 Puerto Rico 42    
  17     52 STARLING, Justin Suzuki MXGP
  26     54 MARQUIER, Chase Kawasaki Open
  (30)     53 RODRIGUEZ, Jose Fernando Kawasaki MX2
25 Ireland 42    
  15     38 BARR, Martin Yamaha MX2
  28     39 EDMUNDS, Stuart Husqvarna Open
  (31)     37 MEARA, Jason Kawasaki MXGP
26 Portugal 42    
  16     60 BASAULA, Hugo KTM Open
  27     58 PEIXE, Sandro Suzuki MXGP
  (32)     59 OUTEIRO, Luis KTM MX2
27 Brazil 43    
  21     46 SANTOS, Fabio Yamaha MXGP
  22     47 ROSA BUENO, Pedro Henrique Yamaha MX2
  (33)     48 ALVES, Ramyller KTM Open
28 Russia 45    
  22     94 BRYLYAKOV, Vsevolod Yamaha MXGP
  24     96 PRONENKO, Svyatoslav Husqvarna Open
  (33)     95 PETRASHIN, Timur KTM MX2
29 Ukraine 46    
  22     78 TARASOV, Volodymyr KTM Open
  25     77 KRUG, Oleg Yamaha MX2
  (28)     76 MOROZOV, Roman Yamaha MXGP
30 Japan 53    
  25     63 TOMITA, Toshiki Honda Open
  29     62 OTSUKA, Gota Honda MX2
  (33)     61 NARITA, Akira Honda MXGP
31 Croatia 55    
  27     101 HRANIC, Nikola KTM MX2
  29     102 KELAVA, Matija KTM Open
  (32)     100 CRNKOVIC, Luka Honda MXGP
Countries admitted to the C-Final
32 Greece 57    
  26     115 KRITIKOS, Emmanouil Yamaha MXGP
  31     116 GEORGANTAS, Alexandros Husqvarna MX2
  (32)     117 ANDREOU, Andreas Yamaha Open
33 Cyprus 58    
  28     110 GEORGIOU, Aristos Yamaha MX2
  30     109 TSANGARAS, Christos Yamaha MXGP
  (31)     111 GEORGIOU, Chrysanthos Yamaha Open
34 Luxembourg 29    
  29     112 FRANK, Björn Honda MXGP

Veja também:  Resultados por baterias.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet