Segundo anúncio, a expectativa é que a moto seja usada por pilotos dos três ao dez anos
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação KTM
Nova SX-E 5 Junior
A KTM lancou oficialmente nesta semana a nova SX-E 5 Junior. A moto focada no público infanto juvenil vem com novidades que prometem facilitar a vida dos adultos. Um dos principais destaques é a possibilidade do equipamento acompanhar o crescimento do mini piloto, além da performance oferecida pelo sistema elétrico de alimentação.
A nova KTM SX-E 5 tem potência equivalente a KTM 50 SX, cinquentinha com motor a gasolina já estabelecida no mercado. Segundo a marca austríaca, o desenvolvimento da moto resultou em um motor competitivo, de baixa manutenção e ruídos mínimos. A moto conta com seis modos de potência, que para começar permitem uma pilotagem facilitada aos iniciantes até o modo
"full power" , direcionado para os mais rápidos e exigentes.
O chassi desenvolvido pelos engenheiros da KTM acompanha o mesmo princípio e tem altura ajustável, com possibilidades adicionais por conta de um kit de redução de altura oferecido pela fábrica. Então, a expectativa é que o mesmo equipamento acompanhe o crescimento de um piloto dos três aos dez anos, tanto em altura quanto em habilidade.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de íons de lítio, com carcaça de proteção. A SX-E 5 vem equipada com suspensão a ar XACT 35 na dianteira, amortecedor XACT na traseira, além de freios a disco, guidão de aluminio, pedaleiras em metal fundido e ergonomia voltada para competição. Conforme a KTM anunciou, a nova moto passou pelo mesmo processo de desenvolvimento que as motos maiores da linha SX, como as usadas pela equipe de fábrica no Mundial de Motocross.
Painel de controle da moto
"A KTM SX-E 5 é um modelo que estamos realmente animados de ver chegar às revendas. É uma moto que vem com um chassi premium como todas da linha SX, mas também oferece facilidade de pilotagem por conta do motor elétrico, ao mesmo tempo que é rápida e silenciosa. Foi testada por variados níveis de pilotos: desde um iniciante, que vai poder entrar rapidamente na pistas, pois é muito fácil de andar, até um avançado, que pode ter os tempos de volta semelhantes aos das motos com motor à combustão", avalia Joachim Sauer, gerente de produtos da KTM.
"As possibilidades de ajuste da moto significam que um piloto poderá usá-la por anos, coforme se torna mais rápido e também conforme fica mais independente na operação - além do óleo na corrente, a manutenção é mínima", completa.
A KTM tem direcionado esforços no desenvolvimento de motos elétricas com uma equipe dedicada ao segmento. O objetivo é progredir com modelos de 4kw a 18kw (potência de pico). Sem dúvidas, o lançamento da SX-E 5 é um marco na história da fábrica. O modelo estará disponível no mercado europeu durante o último trimestre de 2019.