X Fechar

Comunicado da Associação Elite MX sobre a 6ª et. do Brasileiro de Motocross
Publicado em: 18/09/2019
Clique e saiba mais

Nota dos pilotos sobre as razões de não participarem da última bateria em Jarinu (SP)
Redação MotoX.com.br - Foto: Lucidio Arruda

Na sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, os pilotos da Categoria Elite se negaram a largar na última bateria do dia. Na nota divulgada eles explicam os motivos da decisão.

Reunião dos pilotos com a direção de prova, antes da largada que não aconteceu

Comunicado

"Nós, pilotos da Associação Elite MX, explicamos nas seguintes linhas porque a bateria da categoria Elite foi cancelada na etapa de Jarinú-SP, neste domingo 15/09.

Todos nós nos preparamos durante meses para correr sete/oito etapas do Brasileiro de Motocross, e é lógico que gostaríamos de ter competido em 100% das baterias propostas. É para isso que trabalhamos.
Mas a segurança está acima de qualquer título ou vontade de vencer. Somos profissionais e o que estamos fazendo é reivindicar pistas profissionais, que sejam difíceis tecnicamente, mas que sejam seguras, assim como acontece em grandes campeonatos.

Há anos, reivindicamos à Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) que nossas pistas sejam seguras, construídas com características de Mundial, que o tratamento seja adequado. E muitas vezes reivindicamos em vão, sem sermos atendidos. Inclusive em outros temas como área de box compatível, cumprimento de horários, sinalizadores melhor instruídos, entre outros.

Sabemos das dificuldades do esporte, mas há detalhes que podem ser corrigidos com a estrutura disposta. O caso de Jarinú foi um destes. Pedimos que a pista fosse maior e não fomos atendidos. Pedimos que fosse retirada uma cerca que apresentava perigo em uma curva que facilmente seríamos jogados para fora do circuito e não fomos atendidos.

Vários pilotos acabaram batendo na cerca antes que alguma atitude fosse tomada. Pedimos para que não fossem molhadas as subidas dos saltos (um pedido já feito muitas outras vezes, inclusive) e na hora da volta de apresentação vimos que todos estavam molhados, lisos, espelhados.

Ao concluir a volta de apresentação, atletas de altíssimo nível relataram que quase caíram praticamente parados, e então decidiram prezar pela segurança e pedir o adiamento desta bateria.

Patrocinadores e chefes de equipe entenderam o pedido e acataram a decisão dos atletas, o que muito nos deixa felizes pelo respeito ao nosso trabalho.

Agradecemos imensamente a compreensão e o apoio.Estamos dispostos a colaborar com CBM e organizadores. Tudo que desejamos é o bem do esporte, e um campeonato grande em todos os sentidos. Melhoras ao Bryan que sofreu graves fraturas."