X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Super Prime é novidade no Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019
Publicado em: 13/03/2019
Clique e saiba mais

Equipes e organizadores acertam últimos detalhes para a abertura do campeonato, neste final de semana (16 e 17) em Itapema, Santa Catarina
Redação MotoX.com.br - Fotos: Idário Café e Janjão Santiago


Equipe Honda Racing

Está aberta a contagem regressiva para o início do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. E, pelas novidades apresentadas, a temporada 2019 tem tudo para ser uma das melhores de todos os tempos. A etapa de abertura está marcada para este final de semana (16 a 17 de março) em Itapema, Santa Catarina, com entrada franca. O público já poderá ver os pilotos em ação às 20h desta sexta-feira (15), na Praça da Paz, com o Super Prime inédito.

A chegada de novos patrocinadores, a Honda e a IMS, traz ainda mais força ao campeonato, que segue com a Yamaha como parceira. As equipes também não ficaram paradas e investiram na presença de grandes pilotos brasileiros e internacionais. Ou seja, estão garantidas muitas emoções na briga pelos títulos de 12 categorias (E1, E2, E3, EJ, E4 Pro, E4 230, E35, E40, E45, E50, EF e EA), além da Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição.

"O Brasileiro de Enduro FIM vem crescendo de forma consistente", afirmou Maurício Brandão, organizador do campeonato e diretor da modalidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). "Essa evolução é fruto de muito trabalho e dedicação, em parceria com os organizadores locais, sempre empenhados em cada prova. Em 2019, renovamos com a maioria dos nossos parceiros e ainda trouxemos novos patrocinadores. É incrível ver as duas maiores montadoras do país, Honda e Yamaha, acreditando e investindo na modalidade por meio de patrocínios e de equipes oficiais", continuou.

Na abertura, o Super Prime será um show à parte para os fãs das duas rodas, com um circuito formado por obstáculos artificiais em pleno centro da cidade catarinense. Já as disputas deste sábado e domingo terão como base a sede do Itapema Off-Road.

"A organização local está a cargo do Itapema Off Road, o pessoal mostrou empenho máximo para fazer uma bela prova. O Super Prime na sexta à noite é inédito no Brasil e já começa a contar para o resultado da prova. Vai ser muito importante para o público estar ainda mais perto dos pilotos e das disputas do campeonato", disse Brandão.

A primeira etapa do Brasileiro de Enduro FIM traz um circuito de 42 quilômetros, com três especiais (trechos cronometrados). Os pilotos completarão três voltas no circuito, tanto no sábado quando no domingo, para definir os campeões da abertura.

Pilotos e equipes

Os bastidores do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019 estão fervendo. A Honda Racing fez o primeiro movimento ao contratar o atual campeão brasileiro das categorias E1 e Enduro GP, o capixaba Bruno Crivilin. Gabriel Soares (E2) e Nicolás Rodriguez (E3) foram mantidos na equipe.

Na Yamaha O2BH chega um reforço internacional: o francês Romain Dumontier, campeão mundial na categoria Youth em 2009 e campeão do Six Days na categoria Junior em 2011. Ele disputará a classe E2 e terá como companheiros os pilotos campeões brasileiros de 2018, Patrik Capila (EJ) e Rômulo Bottrel (que migrou da E3 para a E1).


Equipe Yamaha O2BH

Quem também contará com um piloto estrangeiro é a Orange BH KTM Racing. A equipe terá entre seus integrantes o argentino Crispy Arriegada (E3), que disputou o Campeonato Mundial em 2018 (7º na E3) e o Italiano da modalidade (4º colocado). Outra novidade do time laranja é o multicampeão de motocross Thales Vilardi, que fará sua estreia na modalidade, disputando a categoria E1.

A Power Husky contará com cinco pilotos em 2019: Nielsen Bueno, Gustavo Pellin, Diego Colett, Maurício Fernandes e Cassiano Tebaldi.

A KTM Sacramento terá o retorno do paulista Vinicius Calafati (E3), que foi o campeão brasileiro de 2018 na categoria E2 e vice na Enduro GP. Ele terá como companheiro de equipe o catarinense Felipe Legarrea e o paranaense Loandro Anton, o Lolo.

A Edgers Racing fará a temporada com os pilotos Júlio Ferreira, Willians Dalmonech "Tanaka" e Reinaldo Almeida defendendo suas cores. A MXF promoveu o retorno do mineiro Vitor Borges ao Campeonato Brasileiro, ao lado de Anderson da Luz, Pelmio Carvalho e Roberto Theodoro. O campeonato ainda terá a presença das equipes Q4 Enduro Team, Equipe Sócramento, Bellaver Sports e DNA Moto Litoral, entre outras.

"As expectativas para o campeonato são muito boas, ainda mais com a presença de pilotos de destaque internacional, o que sempre ajuda a melhorar o nível da disputa. Mas não podemos esquecer da grande evolução dos pilotos brasileiros durante todos esses anos. Acredito que os brasileiros não deixarão as coisas fáceis para essa turma, e com isso quem ganha é o campeonato. O ano promete ótimas disputas", concluiu Maurício.

Mulheres em ação

O Campeonato Brasileiro para a categoria EF, exclusiva para mulheres, está mantido e terá três etapas em 2019. Itapema/SC, Marzagão/GO e Patrocínio/MG são as provas onde as garotas terão que acelerar forte para garantir o título da temporada.

A Honda Racing anunciou a contratação da goiana Bárbara Neves, a primeira mulher no time oficial da equipe vermelha, que entra na briga de olho no bicampeonato. Atual campeã, a gaúcha Maiara Basso (equipe KTM Sacramento) planeja concentrar sua atenção no Brasileiro de Motocross este ano, então outras competidoras como Tainá Aguiar e Beatriz Miozzo surgem como principais rivais de Bárbara na temporada.

Categorias de base

Dentre as novidades apresentadas em 2019 pelo Brasileiro de Enduro FIM, está a criação do Campeonato Kids. Serão quatro categorias direcionadas aos novos talentos do esporte: Infantil (até oito anos), Cadete (de nove a 12 anos), Juvenil (de 13 a 15 anos) e Youth (de 16 a 18 anos).

Várias equipes se mobilizaram e apresentaram pilotos para a participação nas categorias de base. A DNA/Moto Litoral estará presente com o capixaba Danilo Sfalsim, A equipe paulista Enduro MX terá a presença de Leonardo Kauffmann, Bruno Massa e Vinicius Aguilar. Quem também está acreditando e investindo no campeonato é o capixaba Bruno Crivilin, que criou a equipe BC 11 Forte Racing, com três conterrâneos na disputa da temporada - os irmãos Estevão e Frederico Mediote Rangel, junto com Theo Cravo.

Programação* da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM - Itapema (SC):

15/3 (sexta-feira)

Das 16h às 19h -Secretaria de Prova no Hotel Solis
17h30 - Briefing no Hotel Solis
19h - Happy hour MXF na Praça da Paz
20h - Super Prime na Praça da Paz

16/3 (sábado)
Base do evento: Itapema Off-Road
Das 7h às 8h30 - Vistorias Técnicas / Condução das motos ao Parque Fechado (Enduro GP)
Das 8h às 9h50 - Vistorias Técnicas / Condução das motos ao Parque Fechado (demais categorias)
8h - Início da prova das categorias Kids
10h - Largada dos dois primeiros pilotos
16h - Chegada / Pré-Finish no Paddock
16h20 - Condução das motos ao Parque Fechado
17h - Happy hour IMS
20h - Divulgação dos resultados oficiais do dia no Restaurante Cabral

17/3 (domingo)
8h - Início da prova das categorias Kids
9h - Largada dos dois primeiros pilotos
15h - Chegada / Condução das motos ao Parque Fechado
17h - Divulgação dos resultados oficiais do dia na sede do Itapema Off Road.

*Programação sujeita a alterações

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019 é patrocinado por Yamaha, Honda e IMS e tem apoio de MXF, Parts 57, Fotop, Motul, Jeri Adventure Ride, Husqvarna, Power Husky, BMP, Airoh, Tech Ride, Edgers, MR Pro Braces, BMS Racing, KTM Sacramento, Race Tech, Motorex, Sig Visual e Borilli.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet