Festa "Melhores do Ano" premiou campeões em Curitiba (PR)
Redação MotoX.com.br - Fotos: Daniela Burgonovo
Paulo Stedile, Marlon Olsen, Eduardo Saçaki, Juba, Marcelo Shimoguiri e Nasri Sarkiss durante homenagem na festa Melhores do Ano da FPRM
Eduardo Saçaki, o japonês voador, recebe placa de homenagem do pai
Organizada pela Federação Paranaense de Motociclismo para premiar os campeões da última temporada, a tradicional festa "Melhores do Ano" - realizada na sexta-feira, dia 15, no Restaurante Madalosso, em Curitiba (PR) - foi marcada por um clima nostálgico e de muita emoção. Isto porque grandes nomes do esporte foram homenageados, veteranos que contribuíram para o desenvolvimento do motociclismo no país.
Segundo o presidente da FPRM, Gilberto "Juba" Rosa, na década de 70 o Paraná foi o primeiro estado brasileiro a ter uma pista de motocross e a realizar corridas. "Com esse pioneirismo, surgiram alguns dos maiores pilotos da história do motociclismo nacional, o que nos enche de orgulho. Há algum tempo vínhamos pensando em fazer algo especial para celebrá-los e finalmente esse momento chegou", destacou o dirigente.
As homenagens foram divididas em cinco grupos. Os atletas Lucio Osni, Claudiney Guasti, Nicolau Bazan, Willian Guimarães e Carlos Murilo Paiva foram ressaltados por continuarem competindo no motocross. Lincoln Berrocal, Marcelo Rodrigo Silvério, Gaspar Matos, Heriberto Bogoz de Oliveira e Nasri Sarkiss por seguirem em outras modalidades. Eduardo Saçaki e Marco Usso por serem exemplo de força, coragem, dedicação e de amor pela categoria.
"Depois de mais de 30 anos de trabalho é muito legal ser reconhecido dessa maneira, ver que ainda sou exemplo para os jovens que estão aqui hoje. E mais, estar entre amigos, éramos adversários nas pistas, mas nossa geração sempre cultivou a amizade", afirmou Saçaki, lenda conhecida como "japonês voador", detentor de dois títulos brasileiros de motocross, cinco de supercross e seis de arena cross, um latino-americano e ainda diversos estaduais.
Lincoln Berrocal, que aos 60 anos disputou o Rally Dakar 2019, recebe homenagem de Marlon Bonilha, do Grupo Pro Tork
Os presidentes que passaram pela federação também foram lembrados: Rubens Kurt Hermann, Luiz Felipe Munhoz Campelo, Marco Antonio Zanicotti, Ernani Paciornik, Samirames Almeida, Daniel Lecuyer, Luiz Carlos Boeing, Sergio Palhares, Gelson Matzenbacher, José Dantas Loureiro Neto, Jorge Daniel Ferrero, Marlon Olsen, Ney Correa e Gilberto Rosa. E por fim, Kowalski V-oito, por seu trabalho de divulgação na página do Facebook "Heróis do Motocross".
Destaques do Campeonato Paranaense de Motocross MX1
Depois das homenagens, a festa seguiu com a entrega dos troféus para os primeiros colocados nos estaduais de Motocross, Velocross, Cross-Country, Enduro de Regularidade e Enduro FIM. Entre eles, destaque para os campeões das classes principais de cada modalidade: Ismael Rojas, Jacson Keil, Claudinei Becegato, Emerson "Bombadinho" Loth e Lolo Anton, respectivamente.
Pódio da categoria VX1 do estadual de Velocross
Patrocinadores também estiveram presentes abrilhantando a festa: Mobil, Pirelli e Winn's, além da Pro Tork - considerada a maior fábrica de motopeças da América Latina e líder mundial na produção de capacetes, que há 19 anos apoia a FPRM. "Somos uma empresa paranaense, que faz questão de investir pesado onde está sediada. Parabéns a todos pelos resultados e que venha mais uma temporada de sucesso", disse o diretor-presidente do Grupo Pro Tork, Marlon Bonilha.
Emerson Loth, o Bomba, campeão e Jony Jachtchechen, vice, no Enduro de Regularidade
Para Juba, a celebração ficará gravada na memória de cada uma das mais de mil pessoas presentes no evento. "Foi emocionante reunir tanta gente especial. Relembrar é viver e temos muito orgulho da história do motociclismo paranaense, que sempre serviu de exemplo para o resto do país. Seguiremos nos dedicando a honrar o trabalho destes grandes homens", completou.
Evento contou com nostalgia e muita emoção