X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Diretor da modalidade adianta novidades do Brasileiro de Enduro FIM 2019
Publicado em: 16/01/2019
Clique e saiba mais

Campeonato terá início no mês de março em Itapema (SC)
Redação MotoX.com.br - Foto: Maurício Arruda


Estão previstas sete etapas no Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019

Maurício Brandão, diretor de Enduro da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), divulgou nesta quarta-feira algumas informações sobre o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019. De acordo com o dirigente, a pré-temporada tem sido agitada, com muitas mudanças nas equipes, apesar de ainda não divulgadas oficialmente. A grande movimentação, garante o mineiro, evidência a boa fase que a modalidade está vivendo.

"A cada ano, o Brasileiro de Enduro conquista mais espaço no segmento off-road. A Diretoria de Enduro está empenhada para promover a crescente evolução da modalidade, com certeza isto passa pela necessidade de um apoio mais consistente do mercado, que já tem nos dado muitos sinais positivos", explica Brandão.

Confira alguns destaques importantes previstos na temporada 2019 da competição:
- Criação das categorias Kids (quatro classes), as crianças irão participar em três provas, usando uma ou mais especiais, de acordo com a idade e possibilidades de logística da prova. (Itapema - SC, Aracruz - ES e Patrocínio - MG);
- Categoria Feminina em três etapas, Itapema (SC), Marzagão (GO) e Patrocínio (MG);
- A Categoria E4 será dividida em duas para equilibrar as disputas: E4-Pro, para motos originais até 28 CV, com preparação livre (a E4-Pro vai agregar a "Enduro GP"), e E4-230, para motos refrigeradas a ar, com cilindrada original até 230cc, também com preparação livre;
- Tornar o Campeonato Brasileiro OPEN, que vai facilitar a participação de pilotos estrangeiros, pois além dos europeus, muitos pilotos sulamericanos já demonstraram interesse em participar do campeonato. Com a "Star Permission" emitida pela federação no país de origem, qualquer piloto estará apto a participar;
- Implementar o Certificado Verde, que será entregue aos pilotos que cumprirem as metas ambientais: não ultrapassar o nível de ruídos do escapamento, tapete ecológico, pneu ecológico e destinação correta dos fluídos, inicialmente não interferindo no resultado da prova, mas com o devido tempo estes ajustes devem evolui obrigar para a obrigatoriedade;

As disputas, além de envolver quatro categorias Kids, contarão com 12 classes adultas: E1, E2, E3, EJúnior E4-Pro, E4 230, Over35, Over40, Over45 Over50, EAmador e EFeminina. Os pilotos da elite do motociclismo também estarão de olho no título da "Enduro GP" (que engloba pilotos da E1,E2, E3, EJ e E4-Pro e apontará o mais rápido da competição na geral).

A preocupação com os novos talentos e com a conciliar as datas do calendário. "Acreditamos que bons pilotos e boas disputas são a essência de qualquer competição, para isto novas categorias de acesso a modalidade, aprimoramentos na parte técnica e desportiva, a começar pela elaboração do regulamento com a participação de todas as partes envolvidas. Também é importante a formação de ídolos para renovar e promover o esporte. Escolhemos datas que não conflitam com outros eventos importantes no Brasil, considerando o calendário Mundial, o Rally dos Sertões e o Enduro da Independência. A idéia é que o grid do Brasileiro de Enduro continue crescendo a cada ano".

Calendário do Brasileiro de Enduro FIM 2019 e destaques das etapas segundo a diretoria de enduro da CBM:

1ª etapa - 15, 16 e 17 de março - Itapema (SC) - Famoso balneário no maravilhoso litoral catarinense, às margens da Rodovia BR 101, foi considerada a melhor etapa do campeonato estadual 2018, o que credenciou a cidade para realizar uma etapa do nacional, com total apoio da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). O experiente piloto Felipe Legarrea e o Agenor "Neguinho", junto com a turma do Itapema Off-Road prometem uma prova de alto nível técnico. A base do evento será a nova sede do clube, que oferece uma pista de motocross de alto nível que será estendida a um percurso de enduro. O local tem toda a infraestrutura para receber a competição. Novidades, como um inédito Super Prime na sexta feira à noite, viabilizado pela primeira vez no Brasil, também serão realizadas.

2ª etapa - 06 e 07 de abril - Nova Brescia (RS) - A etapa terá como cenário as belas paisagens da região no coração da Serra Gaúcha. O estado, que possui muita tradição no esporte, conta com o apoio da AGPE (Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro). A organização fica a cargo do "Sekinha" à frente dos Mentirosos Motoclube. A cidade famosa pelo tradicional "Campeonato de Mentiras", já demonstrou muito potencial e competência na realização em 2014 quando sediou uma etapa impecável. Em 2018 o paddock será na praça da matriz, no centro da cidade, que certamente oferecerá toda estrutura e apoio para a prova.

3ª etapa - 25 e 26 de maio - A DEFINIR - O local ainda não foi definido, atualmente três cidades estão na disputa. A Comissão de Enduro terá muito cuidado na escolha, garantindo o padrão técnico necessário para a realização da prova, em breve a cidades selecionada será divulgada. O evento será realizado em conjunto com o projeto "Enduro para Todos" que busca proporcionar aos pilotos com menos experiência a participação em uma competição de alto nível.

4ª etapa - 08 e 09 de junho - Aracruz (ES) - O evento de Aracruz é consolidado, este será o sétimo ano consecutivo como a principal prova do Campeonato Capixaba de Enduro FIM. Aloisio Sfalsim "Telão" e o Trail Clube Tribo da Trilha têm feito um excelente trabalho, uma prova que envolve toda a região com especiais montadas praticamente dentro da cidade atraindo um grande público. Outra característica da etapa é o paddock muito bem estruturado para pilotos e equipes, certeza de uma excelente corrida.

5ª etapa - 29 e 30 de Junho - Marzagão (GO) - Foi a boa surpresa de 2018, marcando o retorno do campeonato ao estado de Goiás, já tradicional em sediar etapas de campeonatos nacionais de outras modalidades. A Prefeitura Municipal e suas secretarias ajudaram a realizar uma prova impecável.

6ª etapa - 27 e 28 de Julho - Paraopeba (MG) - Estreou no Campeonato em 2017, com uma prova inesquecível! Trilhas fantásticas, especiais bem montadas e belas paisagens mencionadas por Guimarães Rosa no livro Grande Sertões Veredas. A base da prova será o Parque de Exposições da cidade que oferece instalações adequadas para receber a caravana do Enduro, inclusive duas especiais, garantindo visibilidade e bom público.  Daniel Mascarenhas esta à frente da prova junto com a Prefeitura Municipal que também está empenhada na realização do 1º Paraopeba Motocar.

7ª etapa - 14 e 15 de Setembro - Patrocínio (MG) - Situada no Triângulo Mineiro, Patrocínio tem como característica muitas trilhas e pedras exigindo muita habilidade, técnica e preparo físico dos pilotos. A prova será a final do campeonato e serão montados dois tipos de percurso nos deslocamentos, totalmente inéditos: um para as categorias profissionais e outro para as demais, com tempos mais flexíveis. O Motoclube do Cerrado (comandado por Maurício Brandão e André "Urso") estará à frente dos trabalhos mais uma vez. Assim, estão garantidas a excelência nas trilhas e uma equipe experiente na execução da etapa, palco mais tradicional do Brasileiro de Enduro, desde 2004. As disputas ainda serão válidas pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Cerrado da modalidade. Esta prova, por definição do regulamento, não poderá ser descartada e nela também haverá a premiação dos campeões da temporada 2019.

Ainda está em fase de negociação e renovação dos patrocinadores, o Brasileiro de Enduro FIM 2019 já conta com o apoio de MR Pro Braces, ASW, Edgers, Motorex, Sig Visual e Jeri Adventure além dos novos parceiros BMS Racing, W-Tech e MXF Motors do Brasil.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet