X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

CBM altera critério de idade para pilotos de Motocross e Velocross entre outros
Publicado em: 12/01/2019
Clique e saiba mais

Mudanças também valem para atletas das modalidades Cross Country, Motovelocidade e Enduro Regularidade
Redação MotoX.com.br - Foto: Maurício Arruda


Mudanças divulgadas pela Confederação Brasileira de Motociclismo valem para cinco modalidades das duas rodas

A Confederação Brasileira de Motociclismo vai adotar um novo critério de idade para pilotos das modalidades Motocross, Velocross, Cross Country, Motovelocidade e Enduro Regularidade na temporada 2019. De acordo com o novo regulamento, o competidor deverá ter a idade mínima completa até o dia do encerramento da inscrição da prova escolhida. O comunicado oficial da entidade cita como exemplo: "um piloto que tem 17 anos e pretende competir numa categoria onde a idade mínima exigida é de 18 anos, ele só poderá participar da categoria assim que completar tal idade, mesmo que o campeonato já tenha começado, ou seja, se a competição começou em março e o piloto fizer 18 anos em junho, ele só poderá entrar na categoria após junho".
 
"A mudança no regulamento quanto a idade para participação ocorreu devido a questões jurídicas, pois quando se completa a idade mínima exigida, o participante  tem direitos legais estabelecidos. Em 2018 a interpretação quanto a idade mínima exigida não estava juridicamente correta, então vimos a necessidade de readequação para atender questões legais. Com isso, o piloto que até o ano passado tinha que ter a idade mínima exigida até dia 1º de janeiro, agora se completar a idade até o prazo final das inscrições já poderá participar da categoria, não precisando esperar um ano para o acesso", explicou Wilson Yasuda, presidente do Conselho Nacional Técnico Despotivo.

O documento ainda faz uma ressalva sobre a idade máxima: o piloto ao estar apto com a idade mínima de entrada, mesmo que atinja uma idade superior, automaticamente poderá completar a categoria e também terá a possibilidade de participar de outra classe do campeonato (desde que também alcance a idade mínina solicitada para o seu acesso).

Regulamento do Brasileiro de Velocross 2019

O Campeonato Brasileiro de Velocross, previsto para começar no dia 21 de abril, ainda em local a ser definido, contou com a inclusão de uma nova categoria para veteranos, a VX50, para pilotos acima de 50 anos e ainda uma alteração na categoria VXF Nacional, que agora só poderá ser disputada com motocicletas nacionais de 230cc.

A competição deve contar com sete etapas, passando pelo menos uma vez pelos estados do Rio Grande do Sul, Goiás e Santa Catarina. O arquivo PDF com o regulamento completo do Campeonato Brasileiro de Velocross 2019 pode ser baixado diretamente do site da CBM clicando aqui.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet