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> Competição > Motocross Internacional

Red Bull Straight Rhythm 2018 - Pomona - CA
Publicado em: 23/10/2018

De volta ao passado, evento se renovou e fez a melhor de cinco edições
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Christian Pondella / Chris Tedesco / Simon Cudby


Red Bull Straight Rhythm 2018

A quinta edição do Red Bull Straight Rhythm foi a melhor da competição que completa cinco anos, sempre em linha reta. A organização foi aprimorada e a ação no circuito de 800 metros fluiu prendendo a atenção durante as duas horas e meia do evento.

Mas o principal ponto onde a organização acertou a mão, mesmo, foi na definição das categorias, destinadas exclusivamente às motocicletas dois tempos. O evento nos faz imaginar - para muitos sacramenta a certeza - que o nosso esporte caminhou na direção errada ao penalizar esse tipo de motor no regulamento.


KTM 250SX de Ryan Dungey

Vamos aos principais destaques do evento.

As motos dois tempos, obviamente, foram a grande atração do evento e confirmaram a grande empatia com o público. Desde o som, passando pela dinâmica, que exige um trabalho maior e mais plástico dos pilotos. Um certo saudosismo pairava no ar, misturado ao aroma do premix.


Ryan Villopoto e Josh Grant

A Red Bull é a principal idealizadora e promotora do evento, mas não monopolizou a competição. Pelo contrário, a transmissão abriu espaço nas entrevistas para atletas patrocinados por concorrentes como Mike Brown (Rockstar) e Ryan Villopoto (Monster) que exibiram seus bonés e uniformes sem restrição. Por ser um evento extraoficial aberto apenas a convidados, a marca poderia muito bem fazer algo mais restrito, mas prevaleceu a intenção de um bom espetáculo.


AJ Catanzaro e Luke Renzland

Aproveitando o saudosismo dois pilotos competiram com motos "retrô". AJ Catanzaro alinhou com uma Kawasaki KX 125 James Stewart Réplica e conquistou a medalha de prata na classe 125. Luke Renzland alinhou com um uniforme de Jeremy Mcgrath dos idos de 91/92, quando a equipe Pro Circuit virou Team Peak Antifreeze. Na falta de uma Honda 2 tempos mais moderna e competitiva, foi utilizada uma Yamaha YZ 125 replicando as cores do Team Peak. De se notar que a YZ 250 de Ryan Villopoto branca e vermelha também estava linda!

Os bons e velhos carburadores voltaram à cena e parece que muitos dos mecânicos das equipes profissionais já haviam se esquecido de como lidar com os giclês. O francês Christophe Pourcel exagerou na mistura fina de sua Husqvarna TC 250 durante os treinos. Com a queda de temperatura durante a noite o motor não aguentou nem a primeira bateria de 800 metros. Dizem que Ryan Dungey também teve dificuldade para acertar sua KTM, chegando inclusive a levar a moto ao quartel general da equipe para um ajuste mais preciso.


Ryan Dungey e Shane Mcelrath disputaram a grande final da categoria 250

Apesar do nome das categorias 125 e 250, a limitação de cilindrada não estava exatamente ligada a esses números. A "125" ia até 150cc, enquanto a 250 era na verdade uma categoria livre. A equipe Troy Lee KTM correu supostamente com motores 310cc - o motor de Dungey tinha os 250cc originais. Johnny Jelderda competiu com uma TM 300, enquanto Tyler Bowers estava inscrito com uma monstruosa Kawasaki KX 500, mas não competiu em razão de uma fratura na mão sofrida na Monster Energy Cup. Tinha também uma Alta elétrica, que não passou da primeira fase.

Ausentes: entre as ausências sentidas estavam a de Ken Roczen - se preparando para seu casamento - e Ronnie Mac, que estava lá, mas não correu por uma lesão no tornozelo.


Ryan Dungey e Ryan Villopoto se enfrentaram na semi-final

A idade não impediu o veteraníssimo Mike Brown de acelerar aos 47 anos de idade. Infelizmente não avançou muito durante a noite. Com o 16º tempo na qualificatória, pegou Ryan Dungey (1º tempo) logo de cara. Apesar de ser o mais "idoso" na pista, Brown não competia pelo título de "aposentado mais rápido" do evento. Essa disputa se restringiu a Dungey, Villopoto e Pourcel. Os dois últimos recém entraram na casa dos 30, Dungey está com 28 anos. Brown continua na ativa como embaixador da Husqvarna participando de competições selecionadas de Enduro, EnduroCross e Motocross ao redor do Mundo.


As costelas antes da chegada

Não sei se foi a pista ou as dois tempos proporcionaram maior equilíbrio, mas o evento deste ano apresentou o maior índice de chegadas decididas "na foto" desde sua criação. A seção de costelas antes da bandeirada também decidiu algumas disputas.

A organização também reduziu o tempo entre as largadas das disputas e os intervalos reduzidos. A transmissão ao vivo foi bem dinâmica e, com as boas disputas na pista, as duas horas e meia de evento passaram rapidinho.

Vídeos

Reprise do Evento na íntegra



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Resultados

250
1. Shane McElrath (KTM)
2. Ryan Dungey (KTM)
3. Ryan Villopoto (Yamaha)
4. Jordon Smith (KTM)

125
1. Carson Brown (Husqvarna)
2. AJ Catanzaro (Kawasaki)
3. Luke Renzland (Yamaha)
4. Chase Marquier


Ryan Villopoto e Jordon Smith na disputa pelo terceiro lugar





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