Decisão do título na categoria principal aconteceu na lama
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Simon Cudby / Octopi
Justin Barcia conquista primeira e única vitória no ano
Largada 450
O Lucas Oil AMA Motocross encerrou a temporada com chuva e muito barro e a decisão do título da categoria 450 na última bateria do ano. Apesar do favoritismo de Eli Tomac - que chegou à etapa com 20 pontos de vantagem sobre Marvin Musquin - as condições climáticas mantiveram o drama e o suspense até a bandeirada. Na classe 250, Aaron Plessinger fechou o campeonato com a quinta dupla vitória, de um total de seis na temporada.
Problemas nas classificatórias
Várias motos de fábrica ficaram fora das provas principais na 250, incluindo as de Jimmy Decotis e Enzo Lopes
Não é de hoje que a AMA utiliza um sistema de classificatórias falho e moldado para proteger os pilotos de fábrica e líderes do campeonato, tanto no supercross, como no motocross. Com a premissa de aumentar a segurança, nas tomadas de tempo classificatórias eles dividem todos os mais rápidos (com apoio de fábrica e/ou mais pontos no campeonato) num grupo e os mais lentos, desconhecidos e novatos, em outro. Podemos acrescentar também o fato dos ponteiros poderem rodar na pista antecipadamente no
Press Day.
No Mundial/Europeu de motocross ou mesmo no Brasil, quando há, os grupos de tomadas de tempo classificatórias são formados mesclando os diferentes níveis de habilidades dos pilotos, formando grupos mais homogêneos e condições de tráfego semelhantes. Há outra diferença fundamental na formação do gate: se classificam os mais rápidos de CADA grupo. No AMA se classificam os mais rápidos no computo GERAL.
Joey Savatgy foi o mais rápido do Grupo A, atrás de 10 pilotos amadores do Grupo B
Oras, quem é do meio sabe que a pista de motocross muda suas condições volta a volta. Então é obvio que um grupo A não pega as mesmas condições que um grupo B. No circuito de Ironman a política da AMA funcionou ao contrário. Na classe 250 os "amadores" do grupo B fizeram sua tomada de tempo antes do dilúvio cair no circuito. Quando o grupo A entrou na pista a lama já tinha tomado conta do terreno.
Shane McElrath utilizou uma regra de exceção para correr as finais
No resultado combinado das tomadas de tempo os desconhecidos Hunter Sayles, Cody Vanbuskirk e Michel Hand lideravam a tabela. O primeiro nome conhecido (Joey Savatgy) aparecia apenas na 11ª posição. O brasileiro Enzo Lopes marcou o 17º tempo no grupo A, mas não foi o suficiente para ficar entre os 40 mais rápidos. Shane McElrath e Austin Forkner também não marcaram tempo para se classificarem, mas entraram via outra questionável regra de proteção: os 10 primeiros no campeonato têm a classificação garantida.
Corridas 450
Eli Tomac
Eli Tomac
De repente, com a chuva, houve uma sacudida na situação dos pretendentes ao título. A possibilidade de ocorrer uma queda, atolada ou problema mecânico que atingisse o líder Eli Tomac se multiplicava imediatamente. Na prática, seria a única maneira de Marvin Musquin reverter a situação do campeonato. Obviamente o contrário também podia acontecer, prejudicando as provas do francês.
Na primeira bateria, com a lama mais pesada, Tomac Conseguiu se manter todo o tempo a frente de Musquin. Não apenas isso, evoluiu da quinta à segunda posição durante a prova, enquanto Musquin foi de sétimo a quarto. Por um ponto a decisão do título foi adiada para a segunda bateria.
Entre os intervalos das baterias a pista recebeu manutenção aliviando os pontos mais complicados, tanto que as melhores voltas baixaram ao redor de 10 segundos. Para Musquin apenas a vitória interessava, já que a desvantagem era de 24 pontos. Para Tomac um único ponto - ou seja, a 20ª posição - lhe garantia o título, independente do resultado de Musquin. Em caso de empate nos pontos, o maior número de vitórias favorecia o americano.
Quando caiu o gate, o precavido Tomac largou no meio do bolo, fora dos 15 primeiros, mas conseguiu se estabilizar na nona posição a partir da segunda volta. Marvin Musquin saiu em quarto e não conseguiu evoluir da forma que precisava. Passou dois terços da corrida atrás de Cooper Webb e só alcançou o terceiro lugar na 10ª volta, posição em que completou a disputa.
Marvin Musquin
Com o segundo título consecutivo na mão, Eli Tomac comentou: "Nós fechamos o título na primeira bateria novamente, como no ano passado, então isso mexe um pouco com sua cabeça. Eu sabia que poderíamos vencer (o título) e assim que passei pela primeira curva sabia que podia controlar minha própria corrida. Esta temporada nos colocou à prova e fomos realmente desafiados, apesar de vencermos o dobro de corridas, ainda assim foi difícil. A sensação de conquista é ótima!"
Demais destaques
Justin Barcia
Justin Barcia
Justin Barcia não tinha moto ou equipe há poucos dias do início do Supercross 2018. Arrumou na Yamaha uma vaga temporária de piloto substituto, que se tornou permanente durante o ano. Na verdade foi a melhor coisa que a Yamaha poderia ter feito por sua equipe na categoria principal. Barcia simplesmente salvou a marca na classe 450 de uma apagão quase total - David Millsaps precisou encerrar a carreira após um acidente na pré-temporada e o potencial de Cooper Webb nunca desabrochou na categoria.
Após vários pódios, Barcia encerrou o campeonato em grande nota, com uma dupla vitória na lama e garantiu vaga na equipe para o ano que vem, ao lado de Aaron Plessinger que sobe de categoria.
"É uma loucura pensar que comecei o ano sem equipe. Foi uma época difícil e eu tive que basicamente reinventar minha carreira", disse Barcia. "Me deram uma oportunidade na Yamaha e a minha atitude de nunca desistir valeu a pena. Percorremos um longo caminho e foi fantástico encerrar com 1-1 aqui. Estou tão contente com o final positivo na temporada."
Ken Roczen
Outro piloto que encerrou a temporada em grande forma foi
Ken Roczen. Após a terceira posição na primeira bateria, chegou a perseguir e se aproximar de Barcia em vários momentos, mas as condições ainda periclitantes do circuito, não lhe permitiram partir para um ataque mais efetivo. De qualquer forma o piloto ainda salvou a terceira posição geral no campeonato, com um pontinho a mais que Barcia.
"Esta temporada foi difícil, mas ótima. Ninguém realmente vê a luta durante a semana. Para me lançar nesta temporada com pouquíssimo tempo de pista ou testes e sem mesmo a certeza de que poderia realmente correr, notar como as coisas progrediram, especialmente na segunda metade da temporada, foi ótimo. Eu terminei no pódio um bocado e fiquei em terceiro na geral no campeonato, que era o objetivo para este fim de semana. É muito bom terminar esta temporada com saúde e força, que foi o plano para este campeonato e acumular algumas boas corridas."
Chad Reed
Quem também "causou" na etapa foi o veterano
Chad Reed, que após três anos voltou a alinhar numa prova do AMA Motocross com o suporte da equipe JGRMX Suzuki. O australiano quase fez
holeshot na primeira bateria e conseguiu na segunda, levando o valente público que enfrentou o mau tempo à loucura. Reed encerrou a etapa com um excelente quinto lugar na primeira bateria - que ele mesmo creditou ser possível graças à chuva - e um oitavo na segunda, para oitavo geral da etapa. Seu resultados imediatamente dispararam boatos sobre sua possível participação na temporada completa de supercross e motocross no ano que vem, mas antes da largada ele chegou a afirmar que essa era possivelmente sua última corrida de motocross.
"Eu tenho trabalhado na minha forma física, então eu sabia que poderia lidar com algum sofrimento. As exigências do nosso esporte são tão únicas que fiquei um pouco nervoso e inseguro nesse aspecto. Sem correr um Nacional em três anos, o meu objetivo número um era me divertir e aproveitar um dia de corrida com um dos melhores times do paddock. O dia foi um sucesso em todos os sentidos."
Pódio 450 com Ken Roczen, Justin Barcia e Marvin Musquin
250 - Temporada dominante de Aaron Plessinger
Chase Sexton 40 e RJ Hampshire 36 conquistaram o segundo pódio consecutivo
Acho que nem o próprio Aaron Plessinger imaginava uma temporada de tanto sucesso no Motocross. O piloto da Star Yamaha venceu quase 50% das baterias - 11 de 24 - e encerrou o campeonato com mais uma performance dominante num terreno onde ele tem maior intimidade que seus adversários.
A experiência prévia no GNCC antes de migrar para o motocross o deixa mais à vontade quando o assunto é barro. Na primeira bateria largou em terceiro e teve tranquilidade para atacar no momento certo e alcançar a liderança na metade da corrida. Na segunda bateria largou na frente e, com pista limpa, teve uma corrida mais fácil. Plessinger encerrou o campeonato 110 pontos a frente de Alex Martin.
Aaron Plessinger
O pódio foi completado com a dupla da Geico Honda formada por RJ Hampshire e Chase Sexton.
Vídeos
Resultados
1 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ 450F |
2 |
1 |
1 |
1 |
1 |
50 |
2 |
94 |
Ken Roczen |
Hon CRF450R |
4 |
6 |
2 |
3 |
2 |
42 |
3 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 450 SX-F FE |
3 |
7 |
4 |
4 |
3 |
38 |
4 |
1 |
Eli Tomac |
Kaw KX 450F |
1 |
5 |
15 |
2 |
9 |
34 |
5 |
2 |
Cooper Webb |
Yam YZ 450F |
11 |
30 |
3 |
9 |
4 |
30 |
6 |
555 |
Tyler Medaglia |
Kaw KX 450F |
17 |
13 |
5 |
7 |
6 |
29 |
7 |
54 |
Phillip Nicoletti |
Hus FC450 |
5 |
3 |
6 |
6 |
7 |
29 |
8 |
22 |
Chad Reed |
Suz RMZ 450 |
7 |
4 |
8 (HS) |
5 |
8 |
29 |
9 |
537 |
Valentin Teillet |
Hus FC350 |
15 |
11 |
10 |
8 |
10 |
24 |
10 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450 SX-F FE |
12 |
39 |
9 |
16 |
5 |
21 |
11 |
60 |
Benny Bloss |
KTM 450 SX-F FE |
9 |
10 |
20 |
11 |
11 |
20 |
12 |
48 |
Henry Miller |
Yam YZ 450F |
34 |
8 |
11 |
14 |
13 |
15 |
13 |
718 |
Toshiki Tomita |
Hon CRF450R |
24 |
20 |
14 |
17 |
12 |
13 |
14 |
907 |
Ben Lamay |
Hon CRF450R |
20 |
14 |
13 |
15 |
15 |
12 |
15 |
46 |
Justin Hill |
Suz RMZ 450 |
14 |
16 |
21 |
10 |
32 |
11 |
16 |
39 |
Kyle Cunningham |
Suz RMZ 450 |
8 |
9 |
17 |
12 |
20 |
10 |
17 |
921 |
Isaac Teasdale |
Hon CRF450R |
16 |
19 |
7 |
13 |
37 |
8 |
18 |
49 |
Nick Gaines |
Yam YZ 450F |
22 |
23 |
16 |
31 |
14 |
7 |
19 |
95 |
Joseph Crown |
KTM 350 SX-F |
10 |
32 |
31 |
20 |
16 |
6 |
20 |
57 |
John Short |
Yam YZ 450F |
39 |
31 |
32 |
24 |
17 |
4 |
21 |
332 |
Jeremy Hand |
Hon CRF450R |
23 |
38 |
18 |
23 |
18 |
3 |
22 |
174 |
Josh Osby |
KTM 350 SX-F |
28 |
24 |
25 |
18 |
23 |
3 |
23 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 |
6 |
21 |
|
19 |
|
2 |
24 |
139 |
Nathen LaPorte |
Hon CRF450R |
30 |
18 |
22 |
30 |
19 |
2 |
1 |
23 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ 250F |
19 |
3 |
1 |
1 |
1 |
50 |
2 |
36 |
RJ Hampshire |
Hon CRF250R |
33 |
5 |
2 (HS) |
4 |
3 |
38 |
3 |
40 |
Chase Sexton |
Hon CRF250R |
20 |
2 |
3 |
2 |
6 |
37 |
4 |
31 |
Colt Nichols |
Yam YZ 250F |
31 |
15 |
4 |
8 |
2 |
35 |
5 |
62 |
Justin Cooper |
Yam YZ 250F |
13 |
1 (HS) |
9 |
3 |
7 |
34 |
6 |
35 |
Austin Forkner |
Kaw KX 250F |
39 |
10 |
6 |
7 |
5 |
30 |
7 |
24 |
Dylan Ferrandis |
Yam YZ 250F |
17 |
7 |
5 |
10 |
4 |
29 |
8 |
28 |
Shane McElrath |
KTM 250 SX-F FE |
38 |
6 |
14 |
5 |
10 |
27 |
9 |
64 |
Michael Mosiman |
Hus FC250 |
|
17 |
13 |
6 |
11 |
25 |
10 |
26 |
Alex Martin |
KTM 250 SX-F FE |
32 |
14 |
7 |
9 |
9 |
24 |
11 |
367 |
Hunter Sayles |
KTM 250 SX-F |
1 |
19 |
15 |
12 |
14 |
16 |
12 |
17 |
Joseph Savatgy |
Kaw KX 250F |
11 |
11 |
10 |
26 |
8 |
13 |
13 |
258 |
Justin Rodbell |
Yam YZ 250F |
28 |
9 |
11 |
17 |
13 |
12 |
14 |
993 |
Austin Wagner |
Hon CRF250R |
8 |
25 |
19 |
15 |
15 |
12 |
15 |
606 |
Taylor Strauss |
KTM 250 SX-F |
35 |
29 |
22 |
14 |
18 |
10 |
16 |
841 |
Jeffrey Walker |
Hon CRF250R |
5 |
16 |
20 |
11 |
39 |
10 |
17 |
133 |
Jordan Bailey |
Hus FC250 |
|
|
12 |
|
12 |
9 |
18 |
622 |
Zac Maley |
Yam YZ 250F |
34 |
28 |
28 |
13 |
32 |
8 |
19 |
546 |
Tylor Skodras |
KTM 250 SX-F |
7 |
4 |
26 |
35 |
16 |
5 |
20 |
522 |
Cole Zitterkopf |
Yam YZ 250F |
30 |
27 |
34 |
16 |
22 |
5 |
21 |
136 |
Joshua Philbrick |
Hon CRF250R |
6 |
38 |
33 |
39 |
17 |
4 |
22 |
142 |
Collin Fletchall |
Yam YZ 250F |
36 |
32 |
36 |
18 |
33 |
3 |
23 |
162 |
Maxwell Sanford |
Yam YZ 250F |
4 |
34 |
18 |
36 |
19 |
2 |
24 |
824 |
Carter Stephenson |
Kaw KX 250F |
21 |
31 |
17 |
19 |
28 |
2 |
25 |
668 |
Ryan Blanford |
Hon CRF250R |
18 |
22 |
16 |
24 |
20 |
1 |
26 |
847 |
DJ Christie |
KTM 250 SX-F |
15 |
23 |
37 |
21 |
26 |
0 |
27 |
168 |
Cale Kuchnicki |
KTM 250 SX-F |
37 |
33 |
30 |
20 |
24 |
1 |
Classificação Geral
1 |
1 |
Eli Tomac |
527 |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
511 |
3 |
94 |
Ken Roczen |
445 |
4 |
51 |
Justin Barcia |
444 |
5 |
4 |
Blake Baggett |
391 |
6 |
54 |
Phillip Nicoletti |
311 |
7 |
60 |
Benny Bloss |
298 |
8 |
34 |
Weston Peick |
291 |
9 |
2 |
Cooper Webb |
186 |
10 |
39 |
Kyle Cunningham |
169 |
11 |
121 |
Cody Cooper |
146 |
12 |
46 |
Justin Hill |
143 |
13 |
48 |
Henry Miller |
111 |
14 |
718 |
Toshiki Tomita |
111 |
15 |
907 |
Ben Lamay |
100 |
16 |
86 |
Dylan Merriam |
95 |
17 |
21 |
Jason Anderson |
93 |
18 |
73 |
Brandon Scharer |
86 |
19 |
44 |
Lorenzo Locurcio |
71 |
20 |
146 |
Jake Masterpool |
65 |
21 |
388 |
Brandan Leith |
48 |
22 |
91 |
Alex Ray |
47 |
23 |
330 |
Cade Autenrieth |
46 |
24 |
49 |
Nick Gaines |
41 |
25 |
11 |
Kyle Chisholm |
39 |
26 |
53 |
Bradley Taft |
33 |
27 |
19 |
Justin Bogle |
31 |
28 |
22 |
Chad Reed |
29 |
29 |
555 |
Tyler Medaglia |
29 |
30 |
207 |
Dare DeMartile |
28 |
31 |
32 |
Christian Craig |
26 |
32 |
376 |
Chris Canning |
25 |
33 |
95 |
Joseph Crown |
25 |
34 |
537 |
Valentin Teillet |
24 |
35 |
57 |
John Short |
24 |
36 |
332 |
Jeremy Hand |
23 |
37 |
61 |
Heath Harrison |
22 |
38 |
454 |
Jake Nicholls |
20 |
39 |
69 |
Tyler Bowers |
18 |
40 |
557 |
Kailub Russell |
15 |
41 |
156 |
Jacob Hayes |
14 |
42 |
33 |
Joshua Grant |
11 |
43 |
75 |
Noah Mcconahy |
11 |
44 |
921 |
Isaac Teasdale |
8 |
45 |
77 |
Ryan Surratt |
8 |
46 |
577 |
Felix Lopez |
7 |
47 |
726 |
Gared Steinke |
5 |
48 |
321 |
Bradley Lionnet |
5 |
49 |
776 |
Ryan Dowd |
4 |
50 |
82 |
Cody Williams |
4 |
51 |
270 |
Jacob Runkles |
4 |
52 |
314 |
Tyler Stepek |
4 |
53 |
191 |
Derek Anderson |
3 |
54 |
637 |
Robert Piazza |
3 |
55 |
876 |
Christopher Alldredge |
3 |
56 |
174 |
Josh Osby |
3 |
57 |
319 |
Coty Schock |
3 |
58 |
81 |
Chase Marquier |
3 |
59 |
96 |
Zack Williams |
2 |
60 |
910 |
Carson Brown |
2 |
61 |
139 |
Nathen LaPorte |
2 |
62 |
309 |
Jeremy Smith |
2 |
63 |
265 |
Nick Fratz-Orr |
2 |
64 |
444 |
Brock Papi |
1 |
65 |
150 |
Austin Walton |
1 |
66 |
774 |
Robert Marshall |
1 |
67 |
181 |
Dustin Pipes |
1 |
|
1 |
23 |
Aaron Plessinger |
500 |
2 |
26 |
Alex Martin |
390 |
3 |
62 |
Justin Cooper |
352 |
4 |
36 |
RJ Hampshire |
337 |
5 |
28 |
Shane McElrath |
332 |
6 |
40 |
Chase Sexton |
324 |
7 |
35 |
Austin Forkner |
314 |
8 |
24 |
Dylan Ferrandis |
310 |
9 |
17 |
Joseph Savatgy |
275 |
10 |
45 |
Jordon Smith |
259 |
11 |
64 |
Michael Mosiman |
233 |
12 |
30 |
Mitchell Harrison |
185 |
13 |
31 |
Colt Nichols |
181 |
14 |
6 |
Jeremy Martin |
176 |
15 |
66 |
Cameron Mcadoo |
126 |
16 |
133 |
Jordan Bailey |
124 |
17 |
43 |
Sean Cantrell |
115 |
18 |
1 |
Zachary Osborne |
105 |
19 |
182 |
Garrett Marchbanks |
87 |
20 |
816 |
Enzo Lopes |
75 |
21 |
42 |
Dakota Alix |
61 |
22 |
114 |
Brandon Hartranft |
56 |
23 |
63 |
Hayden Mellross |
51 |
24 |
46 |
Justin Hill |
41 |
25 |
169 |
Challen Tennant |
36 |
26 |
47 |
James DeCotis |
29 |
27 |
137 |
Martin Castelo |
26 |
28 |
38 |
Luke Renzland |
20 |
29 |
222 |
Ramyller Alves |
18 |
30 |
700 |
James Weeks |
17 |
31 |
367 |
Hunter Sayles |
16 |
32 |
98 |
Ryan Sipes |
14 |
33 |
130 |
Austin Root |
14 |
34 |
258 |
Justin Rodbell |
12 |
35 |
993 |
Austin Wagner |
12 |
36 |
841 |
Jeffrey Walker |
10 |
37 |
606 |
Taylor Strauss |
10 |
38 |
622 |
Zac Maley |
8 |
39 |
123 |
Mitchell Falk |
7 |
40 |
331 |
Tommy Weeck |
6 |
41 |
522 |
Cole Zitterkopf |
5 |
42 |
546 |
Tylor Skodras |
5 |
43 |
791 |
Gustavo De Souza |
5 |
44 |
136 |
Joshua Philbrick |
4 |
45 |
214 |
Vann Martin |
3 |
46 |
142 |
Collin Fletchall |
3 |
47 |
346 |
Kevin Moranz |
3 |
48 |
77 |
Ryan Surratt |
3 |
49 |
910 |
Carson Brown |
2 |
50 |
162 |
Maxwell Sanford |
2 |
51 |
824 |
Carter Stephenson |
2 |
52 |
188 |
Gage Schehr |
1 |
53 |
668 |
Ryan Blanford |
1 |
54 |
168 |
Cale Kuchnicki |
1 |
|