Musquin dá trabalho, mas Tomac garante quarta vitória geral da temporada
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Rich Shepard
Após dominar seis baterias consecutivas, finalmente apareceu alguém capaz de enfrentar Eli Tomac na temporada 2018 do Lucas Oil AMA Motcross. Marvin Musquin enfrentou o homem de igual para igual, e apesar do piloto da Kawasaki ainda faturar a etapa geral, o francês o fez suar pelo troféu de High Pont.
Eli Tomac
As condições da pista talvez tenham proporcionado uma briga mais equilibrada entre os dois pilotos. Na verdade Musquin mostrou ser mais rápido naquele sábado, recuperando terreno em ambas as ocasiões, mas na segunda bateria não conseguiu a ultrapassagem, justamente pelo excesso de cavas limitarem as opções de traçado.
Na primeira bateria Tomac fez o holeshot e abriu vantagem, como fez diversas outras vezes durante as três primeiras etapas do ano. Musquin teve uma dura batalha com Justin Barcia no início de corrida. E todos sabem como Barcia é duro nas disputas quando quer defender uma posição. A certa altura Musquin chegou a sair da pista e perder um bom tempo, o que permitiu Tomac abrir ainda mais na liderança.
Marvin Musquin
Após o susto o francês respirou fundo, recuperou a postura e passou a marcar as voltas mais rápidas da bateria. Depois de se livrar de Barcia rapidamente alcançou Tomac e assumiu a liderança com uma ultrapassagem por fora na 12ª de 18 voltas da bateria. Musquin cruzou a bandeirada com pouco mais de 5 segundos de margem.
Segunda bateria
Justin Barcia
Na segunda bateria tivemos uma disputa de tirar o fôlego, no início com três pilotos buscando a ponta. Ken Roczen que fez o holeshot liderou a primeira volta e foi ultrapassado por Tomac na segunda. Logo Musquin já estava no bolo e o ritmo neste pelotão não permitiu nenhum momento de descanso durante os 30 minutos restantes.
Roczen segurou o francês por quatro voltas até que perdeu a posição e adotou um ritmo mais moderado para garantir a terceira posição na bateria. Na frente a disputa foi até os metros finais com Musquin emparelhando diversas vezes com Tomac, que soube-se defender e evitar a ultrapassagem, garantindo a quarta vitória em quatro provas. Com certeza a mais suada do ano.
Ken Roczen
"Foi um dia bom, eu consegui sair na frente, então não tive que lidar com muitas pedradas. Essa pista tem uma tendência a ficar difícil, então as boas largadas me facilitaram as coisas", explicou Tomac.
"A primeira bateria foi difícil. Eu não fui tão rápido quanto Marvin. Briguei comigo mesmo e não consegui fluir. Consegui melhorar na segunda bateria, mas Marvin ainda estava na cola. Apenas consegui segurá-lo."
A vitória na etapa foi definida pelo critério de desempate, com peso maior na segunda bateria, que que os dois pilotos marcaram 47 pontos. Musquin comentou:
"Na primeira bateria eu estava realmente confortável e relaxado atrás de Eli, mas na segunda ele escolheu linhas melhores, tinha um ritmo melhor e foi muito difícil replicar o primeiro resultado. Estou muito orgulhoso do esforço dei hoje. Estou feliz por vencer a primeira bateria - infelizmente fiquei em segundo lugar no geral -, mas foi um ótimo resultado e mostrei boa velocidade." Não podemos deixar de anotar que na disputa pela vitória Tomac e Musquin abriram mais de um minuto em relação a Roczen.
Justin Barcia ficou com o terceiro degrau do pódio apesar de perder a quarta posição da segunda bateria ao ser ultrapassado por Weston Peick. O alemão Roczen foi o quarto colocado geral. Sua primeira bateria foi prejudicada por uma péssima largada, fora dos 30 primeiros.
Justin Hill
Vale destacar também a quinta posição geral de Justin Hill, promovido provisoriamente para a classe 450 pela JGR Suzuki. Este provisório provavelmente é apenas da boca pra fora nos comunicados da equipe, todo mundo sabe que Hill quer logo passar para a 450, e seus resultados não deixam dúvida que ele pode se dar bem na categoria, pelo menos melhor do que vem se saindo na 250. Qual seria o motivo disso? Seu estilo de pilotagem? Um pelotão mais fraco na 450? Ou um motor que não consegue acompanhar os outros times de fábrica na 250?
250 - Aaron Plessinger vence as duas baterias e assume o comando do campeonato
Aaron Plessinger
Foi um sábado bom para Aaron Plessinger. Bom não, ótimo! Além de vencer as duas baterias - a primeira de ponta a ponta - contou com o abandono do então líder da pontuação Jeremy Martin, que viu o motor de sua Geico Honda ir para o espaço quando liderava a segunda bateria por 12 segundos.
Os resultados deram a Plessinger a liderança do campeonato com uma vantagem de 20 pontos sobre Jeremy na tabela.
Austin Forkner
O sempre rápido, mas nem sempre consistente Austin Forkner ficou com a segunda posição geral da etapa via 4-2.Quem está deixando uma ótima impressão é o novato Justin Cooper, que fez os dois holeshots nas baterias principais e subiu ao pódio na terceira posição, via 3-4.
Foi bom também ver Dylan Ferrandis de volta ao front, depois de três etapas ainda se recuperando de uma fratura no braço sofrida durante o supercross. O francês mostrou boa forma já com um quarto lugar geral e deve voltar a brigar pela ponta conforme recuperar o ritmo de corrida.
Enzo Lopes
Infelizmente o sábado não foi nada bom para o brasileiro Enzo Lopes. Com uma boa largada o gaúcho chegou a andar em terceiro na primeira bateria antes de sofrer uma queda quando ocupava a 11ª posição. Depois caiu de novo e ficou com uma perna presa embaixo da moto. Mesmo assim completou a bateria na zona de pontuação com o 20º lugar. Na segunda bateria Enzo sofreu um terceira queda e foi obrigado a abandonar com uma fratura na clavícula, o que o deixará algum tempo de molho.
Enzo Lopes
Possivelmente a juventude e vontade de mostrar serviço tenham influenciado na situação. Durante a semana ele experimentou novos ajustes na motocicleta e marcou seus melhores tempos no circuito de testes da equipe JGR Suzuki. Porém estava longe de se sentir confortável em High Point: "Foi a pista mais loca que já enfrentei na vida!". Em três etapas o brasileiro já havia mostrado bons resultados e garantido a vaga no time até o final do ano, talvez com um pouco mais de maturidade optasse por uma tocada mais conservadora nas corridas, para voltar a atacar nas pistas que combinassem mais com seu estilo.
Por outro lado Ramyller Alves teve sua melhor etapa na temporada marcando oito pontos via 19-15.
Vídeos
Resultados
1 |
1 |
Eli Tomac |
Kaw KX 450F |
2 |
1 (HS) |
2 |
2 |
1 |
47 |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 450 SX-F FE |
3 |
3 |
3 |
1 |
2 |
47 |
3 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ 450F |
4 |
2 |
4 |
3 |
5 |
36 |
4 |
94 |
Ken Roczen |
Hon CRF450R |
5 |
31 |
1 (HS) |
7 |
3 |
34 |
5 |
46 |
Justin Hill |
Suz RMZ 450 |
6 |
5 |
11 |
4 |
6 |
33 |
6 |
34 |
Weston Peick |
Suz RMZ 450 |
8 |
35 |
7 |
9 |
4 |
30 |
7 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450 SX-F FE |
1 |
33 |
26 |
5 |
7 |
30 |
8 |
60 |
Benny Bloss |
KTM 450 SX-F FE |
7 |
24 |
8 |
6 |
8 |
28 |
9 |
121 |
Cody Cooper |
Hon CRF450R |
9 |
4 |
10 |
8 |
10 |
24 |
10 |
39 |
Kyle Cunningham |
Suz RMZ 450 |
11 |
15 |
24 |
10 |
12 |
20 |
11 |
54 |
Phillip Nicoletti |
Hus FC450 |
10 |
36 |
5 |
16 |
9 |
17 |
12 |
91 |
Alex Ray |
Yam YZ 450F |
13 |
17 |
16 |
11 |
15 |
16 |
13 |
49 |
Nick Gaines |
Yam YZ 450F |
26 |
14 |
25 |
12 |
19 |
11 |
14 |
718 |
Toshiki Tomita |
Hon CRF450R |
24 |
38 |
6 |
29 |
11 |
10 |
15 |
73 |
Brandon Scharer |
Yam YZ 450F |
20 |
18 |
14 |
19 |
14 |
9 |
16 |
44 |
Lorenzo Locurcio |
Hon CRF450R |
12 |
32 |
15 |
17 |
16 |
9 |
17 |
207 |
Dare DeMartile |
Hon CRF450R |
30 |
6 |
19 |
15 |
18 |
9 |
18 |
907 |
Ben Lamay |
Hon CRF450R |
16 |
29 |
9 |
21 |
13 |
8 |
19 |
388 |
Brandan Leith |
Kaw KX 450F |
21 |
19 |
22 |
14 |
20 |
8 |
20 |
330 |
Cade Autenrieth |
KTM 450 SX-F FE |
15 |
20 |
37 |
13 |
24 |
8 |
21 |
48 |
Henry Miller |
Yam YZ 450F |
23 |
34 |
17 |
20 |
17 |
5 |
22 |
637 |
Robert Piazza |
Hon CRF450R |
31 |
9 |
28 |
18 |
30 |
3 |
1 |
23 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ 250F |
5 |
1 |
5 |
1 |
1 |
50 |
2 |
35 |
Austin Forkner |
Kaw KX 250F |
8 |
6 |
3 |
4 |
2 |
40 |
3 |
62 |
Justin Cooper |
Yam YZ 250F |
3 |
2 (HS) |
2 (HS) |
3 |
4 |
38 |
4 |
24 |
Dylan Ferrandis |
Yam YZ 250F |
7 |
15 |
7 |
8 |
3 |
33 |
5 |
36 |
RJ Hampshire |
Hon CRF250R |
2 |
10 |
19 |
7 |
7 |
28 |
6 |
28 |
Shane McElrath |
KTM 250 SX-F FE |
12 |
7 |
10 |
9 |
6 |
27 |
7 |
45 |
Jordon Smith |
KTM 250 SX-F FE |
14 |
4 |
8 |
5 |
10 |
27 |
8 |
26 |
Alex Martin |
KTM 250 SX-F FE |
10 |
32 |
6 |
12 |
5 |
25 |
9 |
114 |
Brandon Hartranft |
Yam YZ 250F |
15 |
8 |
11 |
11 |
8 |
23 |
10 |
6 |
Jeremy Martin |
Hon CRF250R |
1 |
3 |
1 |
2 |
33 |
22 |
11 |
64 |
Michael Mosiman |
Hus FC250 |
13 |
12 |
13 |
13 |
9 |
20 |
12 |
43 |
Sean Cantrell |
KTM 250 SX-F FE |
17 |
17 |
17 |
15 |
12 |
15 |
13 |
17 |
Joseph Savatgy |
Kaw KX 250F |
4 |
11 |
38 |
6 |
34 |
15 |
14 |
38 |
Luke Renzland |
Yam YZ 250F |
20 |
19 |
14 |
17 |
11 |
14 |
15 |
30 |
Mitchell Harrison |
Hus FC250 |
18 |
9 |
29 |
14 |
14 |
14 |
16 |
40 |
Chase Sexton |
Hon CRF250R |
9 |
16 |
4 |
10 |
38 |
11 |
17 |
66 |
Cameron Mcadoo |
Hon CRF250R |
19 |
40 |
9 |
40 |
13 |
8 |
18 |
222 |
Ramyller Alves |
Yam YZ 250F |
24 |
18 |
15 |
19 |
15 |
8 |
19 |
130 |
Austin Root |
Hus FC250 |
22 |
14 |
16 |
18 |
17 |
7 |
20 |
169 |
Challen Tennant |
Yam YZ 250F |
21 |
20 |
18 |
21 |
16 |
5 |
21 |
133 |
Jordan Bailey |
Hus FC250 |
16 |
13 |
20 |
16 |
36 |
5 |
22 |
214 |
Vann Martin |
Hon CRF250R |
28 |
30 |
21 |
24 |
18 |
3 |
23 |
910 |
Carson Brown |
Hon CRF250R |
25 |
25 |
22 |
23 |
19 |
2 |
24 |
346 |
Kevin Moranz |
KTM 250 SX-F |
33 |
26 |
28 |
25 |
20 |
1 |
25 |
816 |
Enzo Lopes |
Suz RMZ 250 |
11 |
5 |
12 |
20 |
39 |
1 |
Classificação Geral
1 |
1 |
Eli Tomac |
197 |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
169 |
3 |
51 |
Justin Barcia |
140 |
4 |
94 |
Ken Roczen |
131 |
5 |
4 |
Blake Baggett |
130 |
6 |
34 |
Weston Peick |
118 |
7 |
60 |
Benny Bloss |
101 |
8 |
54 |
Phillip Nicoletti |
92 |
9 |
21 |
Jason Anderson |
73 |
10 |
121 |
Cody Cooper |
69 |
11 |
86 |
Dylan Merriam |
49 |
12 |
73 |
Brandon Scharer |
46 |
13 |
39 |
Kyle Cunningham |
41 |
14 |
11 |
Kyle Chisholm |
39 |
15 |
91 |
Alex Ray |
36 |
16 |
330 |
Cade Autenrieth |
35 |
17 |
907 |
Ben Lamay |
34 |
18 |
46 |
Justin Hill |
33 |
19 |
53 |
Bradley Taft |
33 |
20 |
146 |
Jake Masterpool |
32 |
21 |
718 |
Toshiki Tomita |
32 |
22 |
44 |
Lorenzo Locurcio |
27 |
23 |
32 |
Christian Craig |
26 |
24 |
388 |
Brandan Leith |
21 |
25 |
207 |
Dare DeMartile |
18 |
26 |
48 |
Henry Miller |
12 |
27 |
49 |
Nick Gaines |
11 |
28 |
577 |
Felix Lopez |
6 |
29 |
321 |
Bradley Lionnet |
5 |
30 |
191 |
Derek Anderson |
3 |
31 |
876 |
Christopher Alldredge |
3 |
32 |
637 |
Robert Piazza |
3 |
33 |
81 |
Chase Marquier |
2 |
34 |
181 |
Dustin Pipes |
1 |
|
1 |
23 |
Aaron Plessinger |
171 |
2 |
6 |
Jeremy Martin |
151 |
3 |
26 |
Alex Martin |
141 |
4 |
62 |
Justin Cooper |
136 |
5 |
35 |
Austin Forkner |
115 |
6 |
1 |
Zachary Osborne |
105 |
7 |
45 |
Jordon Smith |
104 |
8 |
36 |
RJ Hampshire |
100 |
9 |
28 |
Shane McElrath |
91 |
10 |
40 |
Chase Sexton |
87 |
11 |
17 |
Joseph Savatgy |
83 |
12 |
182 |
Garrett Marchbanks |
72 |
13 |
64 |
Michael Mosiman |
58 |
14 |
43 |
Sean Cantrell |
53 |
15 |
114 |
Brandon Hartranft |
47 |
16 |
46 |
Justin Hill |
41 |
17 |
24 |
Dylan Ferrandis |
33 |
18 |
816 |
Enzo Lopes |
33 |
19 |
133 |
Jordan Bailey |
33 |
20 |
137 |
Martin Castelo |
23 |
21 |
38 |
Luke Renzland |
14 |
22 |
30 |
Mitchell Harrison |
14 |
23 |
42 |
Dakota Alix |
13 |
24 |
222 |
Ramyller Alves |
10 |
25 |
169 |
Challen Tennant |
10 |
26 |
66 |
Cameron Mcadoo |
8 |
27 |
130 |
Austin Root |
7 |
28 |
791 |
Gustavo De Souza |
5 |
29 |
214 |
Vann Martin |
3 |
30 |
77 |
Ryan Surratt |
3 |
31 |
910 |
Carson Brown |
2 |
32 |
188 |
Gage Schehr |
1 |
33 |
346 |
Kevin Moranz |
1 |
|