Prova será realizada entre os dias 7 e 10 de setembro Texto e foto: Freire Neto
Três dias de velocidade pelo interior potiguar, e cautela também. O rally Cross Country RN 1500 está em fase de últimas definições dos trechos especiais de velocidade: no qual a organização fecha as vias de acesso e estabelece um percurso onde os pilotos aceleram forte para garantir os menores tempos durante o trecho – ganha o mais rápido na soma de todos os testes de velocidade.
A prova será realizada entre os dias 7 e 10 de setembro e contará com a participação de motos, quadriciclos e carros de todo o Brasil. "Serão cinco Especiais de Velocidade durante todo o rally. O segundo dia, no Seridó potiguar, será um dos mais difíceis", informou o organizador do RN 1500 (rn1500@digizap.com.br) e um dos idealizadores do Rally Internacional dos Sertões, o potiguar Kléber Tinôco.
Restando pouco mais de um mês para a largada do evento, que será feita no Natal Shopping – assim como a chegada, pilotos e navegadores de todo o Brasil já começam a fazer as suas inscrições. O escritório do rally RN 1500 funciona no Espaço AdventureMania/Natal Shopping, ao lado da C&A – das 10h às 22h.
A prova terá cerca de 1300Km de percurso durante os três dias de evento. Na quinta-feira (7 de setembro), será realizado o prólogo (definição da ordem de largada) e a largada promocional. Na sexta-feira, a competição terá dois testes especiais de velocidade. O primeiro terá largada em Ceará-Mirim, com cerca de 41Km, pela manhã. A segunda especial do dia, e uma das mais bonitas, será entre as praias de São Miguel do Gostoso e Caiçara do Norte, num total de 57Km.
A chegada da sexta-feira será em Macau – terra do Sal. Após a pernoite na cidade, os participantes fazem deslocamento até a largada da única especial do dia e a mais difícil, de acordo com a organização. No Sertão de Pedras do Seridó, os competidores irão enfrentar um teste de velocidade de 76Km, entre as cidades de Campo Grande e Jucurutu. No final do sábado, a caravana da "Odisséia Potiguar" irá chegar a Currais Novos, onde haverá pernoite, descanso e recuperação e manutenção dos veículos.
O terceiro e decisivo dia será o regresso para Natal, passando por várias cidades do Seridó até chegar ao Natal Shopping para a divulgação do resultado final e premiação dos participantes. "Teremos duas especiais no último dia. Por enquanto, vamos manter os detalhes dessas duas especiais ’X’ em segredo. Em breve divulgaremos detalhes", comentou Kléber Tinôco, que conta com o apoio do Natal Shopping, Sebrae/RN, Setur e Sectur – Secretaria de Turismo do RN e da cidade de Natal, prefeituras de Ceará-Mirim, Macau e Currais Novos, Pneus Pirelli, Revista Moto!, Motores & AÇÃO, Revista 4x4 & Cia e Ipiranga.
Cerca de 60 pilotos de motos, incluindo quadriciclos, e 30 carros disputem a competição de rally cross country. Os pilotos de moto Jean Azevedo, Juca Bala e José Hélio Rodrigues, que lutam pelos primeiros lugares no Rally Internacional dos Sertões deste ano, e as duplas de carros que estão brigando pelo título no geral, Riamburgo Ximenes/Flávio França e Reinaldo Iglesias/Daniel Brasil, têm presença confirmada no evento. A equipe Chevrolet Rally Team, das duplas Marlon/Joseane Koerich e Luiz Tedesco/Bruno Mega, poderão disputar a prova. "É uma possibilidade. Vamos esperar o final do Rally dos Sertões. Mas para nós será um imenso prazer disputar essa competição no Rio Grande do Norte", disse o diretor técnico da equipe, Luís Hass.