Competição acontece na cidade catarinense em dois dias de provas
Foto: Flávio Oliveira / Arquivo MotoX
 Eduardo Saçaki é o maior vencedor da modalidade no Brasil, com 5 títulos na categoria principal |
O Arena Cross, um dos mais importantes campeonatos de motociclismo do Brasil se prepara para desembarcar na cidade catarinense de São José. A prova vai ser disputada nos dias 5 e 6 de agosto, mas o "circo" do Arena Cross já começou a ser montado na terça-feira, dia 25, com o início da construção da pista no Beira Mar. Será a primeira vez que a prova será disputada em São José e a expectativa da organização e, principalmente dos pilotos, é grande.
Perto de 400 caminhões de terra serão utilizados na montagem do circuito que terá cerca de 400 metros, além de máquina moto-niveladora, pá-carregadeira, trator esteira, trator de grade e caminhão pipa. A pista do Arena Cross varia de etapa para etapa, buscando atender todos os gostos de pilotagem. Os obstáculos podem ser duplos, triplos, além do "top table" de chegada e da tradicional sessão de costelas. Uma equipe de 20 pessoas trabalha no local para que tudo fique pronto dentro do prazo previsto.
Mais de 500 pessoas estão diretamente ligadas ao evento. Só na organização, são 80 pessoas trabalhando nos dois dias de prova. Outras 30 pertencem a equipe de TV, que vai atuar em São José com duas unidades móveis digitais preparadas para geração ao vivo para todo o Brasil via satélite através da Rede TV. Entre pilotos e integrantes das equipes, vão desembarcar em São José aproximadamente 380 pessoas.
Será montada uma arquibancada com 6 mil lugares. A estrutura também vai contar com camarotes, área vip, praça de alimentação, portais de entrada, arcos de chegada e largada, caminhão podium, infláveis e stands dos patrocinadores, área de boxes, tenda de autógrafos e central de informações. Também serão montados a secretaria, a sala de imprensa, cabine de som e locução e a cronometragem computadorizada, uma das mais avançadas do motociclismo nacional.
Categorias
As provas são disputadas em quatro categorias: 50cc, para pilotos com idade entre 5 e 9 anos; 65cc, para competidores de 8 a 13 anos; MX2, para motos de 125cc a 250cc (4 tempos) e; MX1, onde competem as grandes feras e as grandes máquinas, motos de 250cc a 450cc. A programação terá início no sábado, dia 5, a partir das 14 horas, com os treinos livres e cronometrados. As primeiras baterias nas categorias MX1, MX2, 65cc e 50cc estão previstas para começarem às 19 horas. No domingo, dia 6, serão realizadas as segundas baterias de cada uma das categorias a partir das 11 horas. Os ingressos para a etapa podem ser adquiridos na Amauri Moto Center e Geração Motos.
História
A competição surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 80, aproveitando espaços considerados pequenos para a prática do Motocross e Supercross. Em 1998, foi importada pela Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, que organizou a primeira edição do Arena Cross em 1999. Desde então, a modalidade vem crescendo a cada ano e chamando a atenção das redes de televisão. O maior vencedor da categoria é Eduardo Saçaki, o Japonês Voador. Ele tem cinco títulos.
O patrocínio do Arena Cross é da Honda, Dunas Race e Cinzano, com co-patrocínio da Yamaha, Peels Capacetes, Pirelli e Controlflex. O apoio é da Prefeitura Municipal de São José e da Federação Catarinense de Motociclismo. A realização é de Carlinhos Romagnolli Promoções & Eventos.