X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Organização promete Rally dos Sertões 2017 duro desde o início
Publicado em: 19/08/2017
Clique e saiba mais

No domingo (20), pilotos enfrentam mais de 300 quilômetros de especiais cronometradas na primeira etapa da competição
Redação MotoX.com.br - Fotos: Vinicius Branca e Ricardo Leizer/Vipcomm / Yamaha


Du Sachs, diretor-técnico da Dunas Race, promete prova dura desde a largada

Uma prova dura como nunca se viu. Assim promete ser a edição de 25 anos do Rally dos Sertões. Na coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (18) no Autódromo Internacional de Goiânia (GO), a organização garantiu que os pilotos irão enfrentar grandes desafios desde o início. "A 1ª etapa ser dura nunca aconteceu no Sertões. Vai ser uma surpresa", garante Du Sachs, diretor-técnico da Dunas Race, organizadora do evento.


Gregório Caselani defende o título nas motos

Dos 3.300,06 quilômetros previstos entre a largada em Goiânia e a chegada em Bonito (MS), 1.999,52 quilômetros serão de especiais cronometradas. Neste sábado, às 10h30, na cidade Alpha Goiás, em Senador Canedo (GO), será realizado o prólogo, que define a ordem de largada para carros, motos, UTVs e quadriciclos. A partir das 18h30 será realizada a largada promocional, mas a competição começa pra valer mesmo no domingo, com os 161 veículos partindo na primeira etapa rumo a Goianésia (GO).

Outra novidade é que, pela primeira vez, a etapa maratona, na qual pilotos e navegadores não podem ter ajuda externa para a manutenção dos veículos, será logo na segunda etapa, entre Goianésia e Santa Terezinha de Goiás. Para o atual campeão na categoria motos, Gregório Caselani, a prova será imprevisível. "Vai ser um rali muito duro. Mas eu estou animado, consegui fazer uma boa preparação nestes dois últimos meses. Vamos para cima para defender o título como uma equipe", disse o piloto da Honda Racing.


Seis vezes campeão, Jean Azevedo é um dos pilotos mais experientes da prova

Pilotos com mais títulos na história da prova, Jean Azevedo promete dar trabalho ao companheiro de equipe. "Estou com uma expectativa muito boa, bem contente com a preparação que eu fiz e animado para buscar o sétimo título. Agora é me manter focado, pois serão sete dias de competição. É uma prova longa, que temos de saber administrar bem e estar sempre concentrado", avalia.

Tricampeão brasileiro de rally cross country, Ricardo Martins venceu em 2011 na categoria Marathon e agora almeja ser campeão na classe principal, a Super Production. "O objetivo é acelerar com a cabeça no lugar e fazer uma prova limpa, para buscar esse título tão sonhado. Venho de uma boa temporada, sem problemas físicos ou mecânicos, e consegui cumprir todo o planejamento de treinos para o Rally dos Sertões. A preparação foi correta, com tudo o que eu precisava", garante o piloto da equipe Yamaha Geração Monster.


Ricardo Martins almeja o primeiro título na categoria Super Production

Confira a programação do Rally dos Sertões - 25 anos

19 de agosto (sábado)

8h - Corrida Insana de 5 quilômetros, com infláveis gigantes
(Autódromo Internacional de Goiânia)
9h - Carreata pelo centro de Goiânia
10h30 - Prólogo (tomada de tempo)
Distância: 6 quilômetros
Local: Cidade Alpha Goiás, em Senador Canedo.
18h30 - Largada promocional no Autódromo de Goiânia

Veja como será cada etapa do Rally dos Sertões

Domingo (20/08)
1ª Etapa

Goiânia (GO) a Goianésia (GO)
Deslocamento Inicial - 221,87 km
Trecho cronometrado - 306,82 km
Deslocamento Final - 151,79 km
Total do dia: 680,48 km
O Rally dos Sertões começa com uma Especial (trecho cronometrado) extremamente exigente. Com vários tipos de terrenos. Estradas de alta e média velocidade, muita pedra, trechos de trial, travessias de oito rios e áreas agrícolas.

Segunda Feira (21/08)
2ª Etapa (Maratona)

Goianésia (GO) a Santa Terezinha de Goiás (GO)
Deslocamento Inicial - 78 km
Trecho cronometrado - 248,16 km
Deslocamento final - 0 km
Total do dia: 326 km
O Rally dos Sertões entra em região de fazendas, com muitos mata-burros, depressões e lombadas. Estradas mais travadas e bem sinuosas vão proporcionar uma pilotagem prazerosa.  A navegação e a concentração serão muito importantes nesta etapa. A estratégia vai ser fundamental. Na etapa maratona, apenas pilotos e navegadores podem realizar manutenção dos veículos, sem ajuda externa.

Terça-feira (22/08)
3ª Etapa

Santa Terezinha de Goiás (GO)  a Aruanã (GO)
Deslocamento Inicial - 0 km
Trecho cronometrado - 297,12km
Deslocamento Final - 9 km
Total do dia: 306 km
A etapa começa bem rápida, por estradas de alta velocidade. Depois volta a ter trechos mais travados e sinuosos passando por muitas fazendas. O piso predominante é o cascalho e estradas de piçarra. No meio da especial, a prova fica mais solta e segue no último trecho com longas retas e alta velocidade até o final.

Quarta-feira (23/08)
4ª Etapa

Aruanã (GO) a Barra do Garças (MT)
Deslocamento Inicial - 102,4 km
Trecho Cronometrado - 273,20 km
Deslocamento Final - 95,68 km
Total do dia: 471,34 km
O Rally dos Sertões entra no Mato Grosso. A especial tem início com trechos muito rápidos em um piso misto de piçarra, cascalho e areia.  Em seguida, prova entra em zona de savanas, onde navegação será feita por GPS.  Neste trecho de aproximadamente 60 quilômetros, o importante é conseguir passar por todos os way points e depois seguir para o último trecho da especial, com estradas largas e muitas lombas.

Quinta-feira (24/08)
5ª Etapa

Barra do Garças (MT) a Coxim (MS)
Deslocamento Inicial - 13,85 km
Trecho Cronometrado - 438,86 km
Deslocamento Final - 213,30 km
Total do dia: 666,01 km
Será a espacial mais longa da edição de 25 anos do Rally dos Sertões. A prova começa com estradas de piçarra bem sinuosas, segue por regiões de reflorestamento, passa por algumas serras até alcançar área agrícola com longas retas (alta velocidade). Em seguida, fica travada novamente. Trechos de trial, com muitas pedras e segue para região mais plana. O final da especial tem muitas curvas e trechos de média e alta velocidade.

Sexta-feira (25/08)
6ª Etapa

Coxim (MS) a Aquidauana (MS)
Deslocamento Inicial - 59,82 km
Trecho Cronometrado -  194,91 km
Deslocamento Final - 174,72 km
Total do dia: 429,45 km
A sexta especial do Rally dos Sertões será bem travada e dura no início. Trechos de piçarra com muitas pedras e lombas serão predominantes. Na segunda parte da especial, após  a descida da serra,  segue por estradas mais planas, com visual inesquecível.  A prova continua rápida até o final desta especial.

Sábado (26/08)
7ª Etapa

Aquidauana (MS) a Bonito (MS)
Deslocamento Inicial - 128,62 km
Trecho Cronometrado - 240,45 km
Deslocamento Final - 51,71 km
Total do dia: 420,78 km
Para fechar a edição dos 25 anos com chave de ouro, esta especial será inesquecível, que irá exigir muito das máquinas e dos pilotos. Começa bem rápida e segue por fazendas com trechos bem sinuosos. Depois, por trechos de trial com muitas pedras. Nos últimos quilômetros, a prova volta a ficar rápida até a chegada.

Total de trechos cronometrados (especiais): 1.999,52 km (60,59 %)
Total da prova:  3.300,06 km







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet