Brasileiro foi o mais rápido no primeiro dia de tomadas de tempo da classe Midleweight
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação / Yamaha
É em um misto de ansiedade e muita concentração, que o piloto da Yamaha Rafael Paschoalin - a bordo de uma MT-07 - se prepara para novamente disputar uma das corridas de motocicleta mais emblemáticas e desafiantes do mundo: a subida do Pikes Peak, em Colorado Springs, nos Estados Unidos.
Rafael Paschoalin
A competição que em 2017 chega a 101ª edição, se destaca pelo elevado grau dificuldade e por suas peculiaridades. E justamente por conta destes fatores, que o mundo se voltará para o que acontece no próximo domingo (25/06). Afinal, trata-se da subida de uma sinuosa estrada com 20 km de percurso com nada menos que 156 curvas. Nele a largada acontece a cerca de 2300 m de altitude e a chegada a mais de 4300 m, fazendo com que o ar rarefeito coloque ainda mais a prova as máquinas e seus intrépidos pilotos.
Rafael Paschoalin irá competir na categoria Middleweight, uma das mais disputadas da competição, onde há uma ampla gama concorrentes. Nela os competidores estão autorizados a utilizar motores de dois ou quatro tempos que não excedam quatro cilindros e que tenham entre 501 e 750 cm
3. Além de toda sua experiência conquistada através de participações em outras provas mais desafiadoras do planeta, como o TT Isle de Man - onde entrou para a história do motociclismo nacional e mundial como primeiro piloto brasileiro na prova - e o GP disputado nas ruas de Macau, na China.
Para o desafio, o piloto apostará novamente na máquina com que correu o Pikes Peak em 2016, a Yamaha MT-07. Segundo Paschoalin, a união de fatores como o motor bicilindrico crossplane de 689cm
3 com 74,8 CV de potência máxima, o abundante torque disponível já em faixas mais baixas de giro, baixo peso e ciclística apurada, dão a MT-07 grandes chances de um histórico resultado em sua categoria.
Rafael Paschoalin
"A MT-07 é uma motocicleta de respostas contundentes, ágil e rápida nas mudanças de direção e seu grande torque a torna rápida nas retomadas, todas as principais qualidades que se precisa em uma motocicleta para vencer em Pikes Peak. Para esse ano, 80% do trabalho foi feito desde de quando voltei de minha primeira participação. Trabalhamos pesado em desenvolver a MT-07 até o ponto em que se encontra agora e, com segurança, posso afirmar que valeu o todo o esforço... Fomos os mais rápidos da classe Middleweight nos treinos de ontem e estou focado em continuar no topo", completa o piloto.
Helio Ninomiya, gerente de marketing e planejamento de produtos da Yamaha Motor do Brasil, traça um interessante paralelo entre o desafio de Rafael Paschoalin e sua MT-07, em sua segunda participação no Pikes Peak, com a história da Yamaha Motor: "A prova de estreia da primeira motocicleta da marca, a YA-1, foi uma subida de montanha - no dia 1º de julho de 1955 - sagrando-se campeã da 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji. Por isso, nós da Yamaha enxergamos essa competição não só como uma oportunidade de mostrar o quanto incrível é a nossa MT-07, mas também de fazer história no motociclismo brasileiro com o Rafael Paschoalin, já que nos treinos tem se destacado como um dos favoritos de sua categoria".
A prova do Pikes Peak será disputada no próximo domingo (25/06), nos Estados Unidos. Acompanhe todas as informações sobre a participação do piloto Yamaha Rafael Paschoalin, com fotos e vídeos pelo Facebook, na Fan Page oficial da Yamaha, em www.facebook.com/yamahamotorbrasil e através do Instagram, em yamahabrasil.
Vídeo
A MT-07 do Pikes Peak
Ao contrário do que muitos pensam, a máquina utilizada por Rafael Paschoalin no Pikes Peak é basicamente a mesma MT-07 que qualquer um pode adquirir em uma concessionária Yamaha pelo preço público sugerido de R$ 31.690,00 (à vista e sem frete). Além da retirada de itens como suporte de placa, piscas, espelho e farol, a motocicleta foi preparada com sutis mudanças no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica, ganhando também um filtro de ar esportivo e um escapamento de maior vazão.
Yamaha MT-07
No que se refere às suspensões, a dianteira ganhou fluido mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de uma utilização extrema. Na traseira, um novo amortecedor deu lugar ao original também buscando um funcionamento mais rígido.
Por fim, pneus homologados para corridas completam o pacote de preparação da moto de Rafael Paschoalin, cuja principal diferença fica por conta do composto mais macio e a quase que total ausência de sulcos.
Quarta-feira - Tomada de Tempos
Heavyweight Division |
Chris Fillmore |
USA |
11 |
2017 KTM Super Duke 1290 R |
02:01.32 |
Heavyweight Division |
Yasuo Arai |
Japan |
183 |
1980 Kaw Z1000 MK-II |
02:02.04 |
Heavyweight Division |
Bruno Langlois |
Corsica |
20 |
2017 Kaw Z900 |
02:04.09 |
Heavyweight Division |
RennieScaysbrook |
Australia |
33 |
2017 KTM 1290 Super Duke R |
02:04.76 |
Heavyweight Division |
Shane Scott |
Canada |
500 |
2015 KTM Superduke 1290R |
02:07.72 |
Lightweight Division |
Greg Chicoine |
USA |
100 |
2015 Kaw KX490SPPR |
02:11.38 |
Middleweight Division |
Rafael Paschoalin |
Brazil |
113 |
2016 Yam FZ 07 |
02:12.08 |
Challenge - Electric Motorcycle |
Yoshihiro Kishimoto |
Japan |
39 |
2016 USA-JAPAN IDATEN-ZERO FXS |
02:13.51 |
Middleweight Division |
Codie Vahsholtz |
USA |
285 |
2016 Hus Supermoto |
02:13.63 |
Lightweight Division |
Davey Durelle |
USA |
58 |
2009 Aprilia SXV450 |
02:14.50 |
Challenge - Exhibition Powersport |
Travis Newbold |
USA |
747 |
2017 Bottpower XR1R |
02:14.79 |
Challenge - Electric Motorcycle |
Robert Barber |
USA |
27 |
2017 Buckeye Current RW-3x |
02:17.38 |
Middleweight Division |
Joe Clark |
USA |
703 |
2016 KTM 690 Duke |
02:18.50 |
Lightweight Division |
Brandon Ward |
USA |
792 |
2017 Hon CRF450R |
02:18.68 |
Heavyweight Division |
Thilo Gunther |
Germany |
10 |
2015 BMW R 1200 R |
02:19.83 |
Heavyweight Division |
Kevin Heil |
USA |
254 |
2016 Aprilia Tuono |
02:20.32 |
Challenge - Quad |
Chris Wagner |
USA |
919 |
2015 KTM KTM W agner Special |
02:23.24 |
Challenge - Quad |
Theo Bernhard |
USA |
42 |
2007 Yam YZ535 |
02:23.73 |
Heavyweight Division |
Eric Foutch |
USA |
451 |
2016 Ducati Hypermotard 939SP |
02:25.81 |
Lightweight Division |
Darry lLujan |
USA |
69 |
2013 Hon CRF450R |
02:28.28 |
Lightweight Division |
Jason Doody |
USA |
79 |
2016 Hus FS450 |
02:28.36 |
Lightweight Division |
Luca Trivella |
Italy |
712 |
2007 Aprilia SXV |
02:31.52 |
Challenge - Electric Motorcycle |
Jeremiah Johnson |
USA |
64 |
2017 University of Nottingham UoN-PP-01 |
02:33.17 |
Challenge - Quad |
Troy Smith |
USA |
31 |
2016 Yam Raptor 734 TSS |
02:37.04 |
Challenge - Quad |
Jeremy Harbison |
USA |
88 |
2005 Hon TRX450 |
02:42.36 |
Lightweight Division |
Doug Chestnutt |
USA |
17 |
2012 Yam WR450 |
02:46.22 |
Challenge - Exhibition Powersport |
Keith Speir |
USA |
57 |
1969 Triumph C & J |
02:55.28 |
Challenge - Quad |
Mike Ell IV |
USA |
99 |
2016 Rattler N3 |
03:05.22 |
Lightweight Division |
Mark Bartle |
USA |
313 |
2011 Yam YZ450F |
03:05.45 |
Middleweight Division |
Kris Lillegard |
USA |
47 |
2014 MV Agusta Brutale |
00:00.00 |
Middleweight Division |
Seth Starnes |
USA |
619 |
2016 Yam FZ 07 |
00:00.00 |