Brasileiro foi o mais rápido no primeiro dia de tomadas de tempo da classe Midleweight
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação / Yamaha
É em um misto de ansiedade e muita concentração, que o piloto da Yamaha Rafael Paschoalin - a bordo de uma MT-07 - se prepara para novamente disputar uma das corridas de motocicleta mais emblemáticas e desafiantes do mundo: a subida do Pikes Peak, em Colorado Springs, nos Estados Unidos.
 Rafael Paschoalin
Rafael Paschoalin
A competição que em 2017 chega a 101ª edição, se destaca pelo elevado grau dificuldade e por suas peculiaridades. E justamente por conta destes fatores, que o mundo se voltará para o que acontece no próximo domingo (25/06). Afinal, trata-se da subida de uma sinuosa estrada com 20 km de percurso com nada menos que 156 curvas. Nele a largada acontece a cerca de 2300 m de altitude e a chegada a mais de 4300 m, fazendo com que o ar rarefeito coloque ainda mais a prova as máquinas e seus intrépidos pilotos.
Rafael Paschoalin irá competir na categoria Middleweight, uma das mais disputadas da competição, onde há uma ampla gama concorrentes. Nela os competidores estão autorizados a utilizar motores de dois ou quatro tempos que não excedam quatro cilindros e que tenham entre 501 e 750 cm
3. Além de toda sua experiência conquistada através de participações em outras provas mais desafiadoras do planeta, como o TT Isle de Man - onde entrou para a história do motociclismo nacional e mundial como primeiro piloto brasileiro na prova - e o GP disputado nas ruas de Macau, na China.
Para o desafio, o piloto apostará novamente na máquina com que correu o Pikes Peak em 2016, a Yamaha MT-07. Segundo Paschoalin, a união de fatores como o motor bicilindrico crossplane de 689cm
3 com 74,8 CV de potência máxima, o abundante torque disponível já em faixas mais baixas de giro, baixo peso e ciclística apurada, dão a MT-07 grandes chances de um histórico resultado em sua categoria.
 Rafael Paschoalin
Rafael Paschoalin
"A MT-07 é uma motocicleta de respostas contundentes, ágil e rápida nas mudanças de direção e seu grande torque a torna rápida nas retomadas, todas as principais qualidades que se precisa em uma motocicleta para vencer em Pikes Peak. Para esse ano, 80% do trabalho foi feito desde de quando voltei de minha primeira participação. Trabalhamos pesado em desenvolver a MT-07 até o ponto em que se encontra agora e, com segurança, posso afirmar que valeu o todo o esforço... Fomos os mais rápidos da classe Middleweight nos treinos de ontem e estou focado em continuar no topo", completa o piloto.
Helio Ninomiya, gerente de marketing e planejamento de produtos da Yamaha Motor do Brasil, traça um interessante paralelo entre o desafio de Rafael Paschoalin e sua MT-07, em sua segunda participação no Pikes Peak, com a história da Yamaha Motor: "A prova de estreia da primeira motocicleta da marca, a YA-1, foi uma subida de montanha - no dia 1º de julho de 1955 - sagrando-se campeã da 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji. Por isso, nós da Yamaha enxergamos essa competição não só como uma oportunidade de mostrar o quanto incrível é a nossa MT-07, mas também de fazer história no motociclismo brasileiro com o Rafael Paschoalin, já que nos treinos tem se destacado como um dos favoritos de sua categoria".
A prova do Pikes Peak será disputada no próximo domingo (25/06), nos Estados Unidos. Acompanhe todas as informações sobre a participação do piloto Yamaha Rafael Paschoalin, com fotos e vídeos pelo Facebook, na Fan Page oficial da Yamaha, em www.facebook.com/yamahamotorbrasil e através do Instagram, em yamahabrasil.
Vídeo
A MT-07 do Pikes Peak
Ao contrário do que muitos pensam, a máquina utilizada por Rafael Paschoalin no Pikes Peak é basicamente a mesma MT-07 que qualquer um pode adquirir em uma concessionária Yamaha pelo preço público sugerido de R$ 31.690,00 (à vista e sem frete). Além da retirada de itens como suporte de placa, piscas, espelho e farol, a motocicleta foi preparada com sutis mudanças no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica, ganhando também um filtro de ar esportivo e um escapamento de maior vazão.
 Yamaha MT-07
Yamaha MT-07
No que se refere às suspensões, a dianteira ganhou fluido mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de uma utilização extrema. Na traseira, um novo amortecedor deu lugar ao original também buscando um funcionamento mais rígido.
Por fim, pneus homologados para corridas completam o pacote de preparação da moto de Rafael Paschoalin, cuja principal diferença fica por conta do composto mais macio e a quase que total ausência de sulcos.
Quarta-feira - Tomada de Tempos
 
  
   
   
   
   
   
   
  
 
 
  
   | Heavyweight Division | Chris Fillmore | USA | 11 | 2017 KTM Super Duke 1290 R | 02:01.32 | 
  
   | Heavyweight Division | Yasuo Arai | Japan | 183 | 1980 Kaw Z1000 MK-II | 02:02.04 | 
  
   | Heavyweight Division | Bruno Langlois | Corsica | 20 | 2017 Kaw Z900 | 02:04.09 | 
  
   | Heavyweight Division | RennieScaysbrook | Australia | 33 | 2017 KTM 1290 Super Duke R | 02:04.76 | 
  
   | Heavyweight Division | Shane Scott | Canada | 500 | 2015 KTM Superduke 1290R | 02:07.72 | 
  
   | Lightweight Division | Greg Chicoine | USA | 100 | 2015 Kaw KX490SPPR | 02:11.38 | 
  
   | Middleweight Division | Rafael Paschoalin | Brazil | 113 | 2016 Yam FZ 07 | 02:12.08 | 
  
   | Challenge - Electric Motorcycle | Yoshihiro Kishimoto | Japan | 39 | 2016 USA-JAPAN IDATEN-ZERO FXS | 02:13.51 | 
  
   | Middleweight Division | Codie Vahsholtz | USA | 285 | 2016 Hus Supermoto | 02:13.63 | 
  
   | Lightweight Division | Davey Durelle | USA | 58 | 2009 Aprilia SXV450 | 02:14.50 | 
  
   | Challenge - Exhibition Powersport | Travis Newbold | USA | 747 | 2017 Bottpower XR1R | 02:14.79 | 
  
   | Challenge - Electric Motorcycle | Robert Barber | USA | 27 | 2017 Buckeye Current RW-3x | 02:17.38 | 
  
   | Middleweight Division | Joe Clark | USA | 703 | 2016 KTM 690 Duke | 02:18.50 | 
  
   | Lightweight Division | Brandon Ward | USA | 792 | 2017 Hon CRF450R | 02:18.68 | 
  
   | Heavyweight Division | Thilo Gunther | Germany | 10 | 2015 BMW R 1200 R | 02:19.83 | 
  
   | Heavyweight Division | Kevin Heil | USA | 254 | 2016 Aprilia Tuono | 02:20.32 | 
  
   | Challenge - Quad | Chris Wagner | USA | 919 | 2015 KTM KTM W agner Special | 02:23.24 | 
  
   | Challenge - Quad | Theo Bernhard | USA | 42 | 2007 Yam YZ535 | 02:23.73 | 
  
   | Heavyweight Division | Eric Foutch | USA | 451 | 2016 Ducati Hypermotard 939SP | 02:25.81 | 
  
   | Lightweight Division | Darry lLujan | USA | 69 | 2013 Hon CRF450R | 02:28.28 | 
  
   | Lightweight Division | Jason Doody | USA | 79 | 2016 Hus FS450 | 02:28.36 | 
  
   | Lightweight Division | Luca Trivella | Italy | 712 | 2007 Aprilia SXV | 02:31.52 | 
  
   | Challenge - Electric Motorcycle | Jeremiah Johnson | USA | 64 | 2017 University of Nottingham UoN-PP-01 | 02:33.17 | 
  
   | Challenge - Quad | Troy Smith | USA | 31 | 2016 Yam Raptor 734 TSS | 02:37.04 | 
  
   | Challenge - Quad | Jeremy Harbison | USA | 88 | 2005 Hon TRX450 | 02:42.36 | 
  
   | Lightweight Division | Doug Chestnutt | USA | 17 | 2012 Yam WR450 | 02:46.22 | 
  
   | Challenge - Exhibition Powersport | Keith Speir | USA | 57 | 1969 Triumph C & J | 02:55.28 | 
  
   | Challenge - Quad | Mike Ell IV | USA | 99 | 2016 Rattler N3 | 03:05.22 | 
  
   | Lightweight Division | Mark Bartle | USA | 313 | 2011 Yam YZ450F | 03:05.45 | 
  
   | Middleweight Division | Kris Lillegard | USA | 47 | 2014 MV Agusta Brutale | 00:00.00 | 
  
   | Middleweight Division | Seth Starnes | USA | 619 | 2016 Yam FZ 07 | 00:00.00 |