Latino-americano de Motocross abre espaços para acrobacias, amantes de som automotivos e muito mais Texto: Cleber Borges - Foto: Divulgação
RIO BRANCO, AC - Rio Branco no Acre, vai passar por uma verdadeira revolução. No próximo final de semana a cidade vai sediar a primeira etapa do Campeonato Latino-americano de Motocross. Antes mesmo de se concretizar, a competição já está sendo reconhecida como a maior atividade esportiva já realizada no Estado do Acre.
Sábado passado, a Federação de Motociclismo do Estado do Acre- FEMAC, deu uma demonstração do que será o evento, convidando a imprensa para acompanhar os primeiros treinos que foram realizados na nova pista de cross, especialmente construída às margens da Via Verde, ao lado da terceira ponte. A imprensa foi, viu, gostou e aprovou o que viu e o que está prometido para o público.
O campeonato, de nível internacional, é tão grandioso que só para sua organização estão sendo mobilizadas cerca de 300 pessoas. O investimento é da ordem de R$ 300 mil.
A competição vai contar com a participação de 40 pilotos do Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Venezuela, Argentina e, do Brasil, Acre, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Rondônia. Do Acre, estão confirmadas presenças de seis pilotos, inclusive dos renomados Marcelo Dias e Diego Ortiz.
Para animar o público estimado de 20 mil pessoas, a FEMAC preparou uma série de outras atividades esportivas além do campeonato.
A partir das 9 horas da manhã haverá treinos para as duas largadas que acontecem às 13h:30 e as 15h:45 horas. Por volta das 11 horas, as motos deixam a pista para dar lugar aos jeeps, do Jeep Clube do Acre.
Logo que terminar a apresentação dos jeepeiros, quem vai tomar conta do espetáculo serão os pára-quedistas, que devem surgir de repente dos céus, de pontos inesperados, saltando na pista, na área do camping ou próxima a uma das arquibancadas que tem capacidade para até seis mil pessoas.
Logo depois será a vez dos amantes do som automotivo e do tunning. O público presente vai ter a oportunidade de conhecer as carangas multicoloridas com milhares de potência de som que existem na cidade e que pouca gente conhece. Essa é uma atividade que tem cada vez mais adeptos e que, inexplicavelmente, ainda tem pouco espaço.
Às 13 horas, depois de solenidade de abertura oficial da competição, da fala do governador Jorge Viana, da execução do hino nacional e da queima de fogos, será dada a bandeirada da primeira bateria.
Antes da entrega da premiação do vencedor da categoria 125cc, para animar o público, enquanto o caminhão-pipa estiver esguichando uma ducha fina de água na platéia, o acrobata Joaninha, estrela dos Jogos Urbanos e X-Game, da Rede Globo fará sua apresentação. Ele é campeão brasileiro Free Style e o único brasileiro a fazer looping, a famosa manobra de 360 graus também chamada de back flip.
No intervalo de uma corrida para a outra, o pessoal do tunning volta a mostrar a capacidade da suspensão de seus carros que podem pular como sapo.
Para encerrar o espetáculo, a FEMAC vai sortear para o público pagante uma moto 150cc, modelo Titan KS, da Honda. Depois, a festa continua com um show do Los Porongas, a banda-sensação do momento que faz sucesso no Acre e em várias partes do País.
Os ingressos, ao preço de R$ 10, estão sendo vendidos na Star Motos, Acre Motos, Tec Motos e Liras Lanche.