X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

2017 França - Ernée - 9ª etapa
Publicado em: 31/05/2017
Clique e saiba mais

Com vitória de Desalle e abandono de Gajser, Cairoli assume controle do campeonato
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Ray Archer / J. P.  Acevedo / Pascal Haudiquert


Largada MXGP

O "Fiat Professional MXGP of France" marcou a "quase metade" do campeonato. Com nove etapas disputadas, a exata metade se dará daqui dez dias durante o MXGP da Rússia, mas podemos dizer que o evento na França pode ditar o tom das dez etapas restantes na temporada.


Jeremy van Horebeek e Romain Febvre
Um das principais ocorrências na França foi a desistência de Tim Gajser que, sofrendo com dores no ombro, desistiu de competir durante a manhã de domingo. O atual campeão abandonou a classificatória de sábado e a Honda chegou a noticiar que seu piloto correria as provas principais, mas os planos mudaram e, com a abstenção, Gajser completou três baterias sem pontuar  caindo para a quarta posição na tabela de classificação. Com Evgeny Bobryshev também machucado, o Team HRC ficou sem pilotos na categoria principal.

O belíssimo circuito de Ernée sofreu poucas modificações em relação à prova do Motocross das Nações de 2015. Mantendo o mesmo traçado, a principal mudança foi a remoção do grande triplo em descida que foi palco do terrível acidente entre Pascal Rauchenecker e Max Anstie. Virou um pequeno salto para baixo, evitando aquela decolagem cega de antes.


Clement Desalle

No mais apresentou os mesmos desafios com muitas canaletas em curvas e alguns pontos com alternativas de traçado, o que não quer dizer facilidade para ultrapassagens. Um dos pontos onde mais ocorreu troca de posições foi o trecho da entrada da reta de largada até a segunda curva. O público durante o fim de semana beirou as 40 mil pessoas, de acordo com os organizadores.

Corridas


Max Nagl

Foi bom ver Max Nagl vencer a primeira bateria. Gosto do seu estilo de pilotagem bastante limpo e preciso. Nagl teve seu auge em 2015 quando liderou a primeira metade do campeonato até fraturar o tornozelo. Desde então vem tendo um desempenho discreto (para quem já disputou o título) com uma ou outra boa apresentação. A primeira bateria na França foi uma delas. Depois de largar na frente brigou um pouco com Antonio Cairoli. O italiano chegou a ultrapassar, mas bastou um pequeno deslize para o alemão retomar a ponta e controlar o ritmo até o final. Infelizmente, para Nagl, a segunda bateria foi bem diferente: com uma largada não tão boa, batalhou para entrar entre os cinco primeiros, mas acabou comprando um terrenão para chegar apenas em nono. 

Cairoli perdeu também a segunda posição para Jeremy van Horebeek e passou toda a corrida atrás do belga, só recuperando o posto a duas voltas do fim. Um pouco mais atrás tivemos uma batalha interessante pelo quarto posto envolvendo Clement Desalle, Gautier Paulin, Glen Coldenhoff e Jeffrey Herlings. Paulin passou Desalle, que deu o troco uma volta depois para ficar definitivamente em quarto. No final da prova o francês foi superado também por Herlings, completando a bateria apenas em sexto e esfriando um pouco as expectativas do público francês que viu neste mesmo palco sua seleção ser campeã do Nações dois anos atrás.


Antonio Cairoli

Depois da oitava volta o ritmo de Coldenhoff despencou e ele caiu para a 11ª posição. Os dez primeiros foram completados por Romain Febvre, Arnaud Tonus, Max Anstie e Arminas Jasikonis.

2ª bateria


Largada MXGP


Jeffrey Herlings
Na segunda largada Cairoli fez o holeshot e liderou a primeira volta, mas já na seguinte foi ultrapassado por Desalle que rapidamente estabeleceu alguma distância. Os franceses tiveram uma alegria maior com Paulin que largou em quarto, passou Glen Coldenhoff na segunda volta e poucos minutos depois também passou Cairoli, assumindo o segundo lugar. Paulin chegou a se aproximar de Desalle, mas o belga respondeu e venceu a primeira bateria desde a Argentina em 2015.

"Me senti bem ontem ao vencer a classificatória, mas é muito melhor estar de volta ao topo do pódio. Estou muito feliz, não consigo nem me lembrar a última vez que venci uma bateria, antes das contusões me atrapalharem. Não saí muito bem na primeira bateria e tive que me contentar com a quarta posição depois de cometer um erro. Mas fiz uma boa largada na segunda e logo estava na frente e pude me concentrar somente em minha pilotagem. Essa vitória foi muito boa para mim, para a equipe e para minha família. O objetivo agora é ser consistente e conseguir boas largadas", comentou Desalle após a prova.

Se as boas largadas são fundamentais em Ernée, a segunda bateria começou de forma desanimadora para meia dúzia de pilotos que caiu na largada, divididos em dois incidentes diferentes. Arminas Jasikonis perdeu a traseira quase em cima da linha do holeshot, - quando poderia ter partido entre os três ou quatro primeiros - levando mais dois pilotos ao chão. Jeffrey Herlings caiu um pouco antes, enroscado com outros dois pilotos. Jasikonis recuperou-se apenas até a 17ª posição, enquanto o holandês de alguma maneira completou a primeira volta em 15º, mesmo sendo um dos últimos a se levantar.


Romain Febvre

A recuperação de Herlings foi impressionante e ele escalou posições no pelotão até se encontrar com Romain Febvre, que largou em sexto. Herlings até chegou a ultrapassar o francês, mas levou o "X" imediatamente, numa das manobras mais bonitas da etapa. A partir desse momento, aproximadamente metade da bateria, a corrida dos dois se inverteu. Herlings estacionou em sexto, enquanto Febvre marcou voltas bem rápidas alcançando a quarta posição e, inclusive, tirando Cairoli de sua zona de conforto, que precisou enrolar o cabo novamente para manter a terceira posição. Na última volta Herlings roubou a quinta posição de Horebeek, que cansou e mal conseguiu se defender.

Com a segunda posição geral da etapa Cairoli desfruta de 50 pontos (um GP perfeito) de vantagem sobre Gautier Paulin:  "No geral estou bem contente pois ampliamos a vantagem no campeonato e esse é nosso principal objetivo. Estou um pouco desapontado com minha pilotagem porque sei que posso fazer melhor, mas apanhei da pista, mesmo com boas largadas. Segundo e terceiro nas corridas não foi tão ruim, mas sempre queremos vencer. Vamos para Rússia para dar o nosso melhor novamente e tentar outro pódio, mas agora já é hora de olhar a pontuação e começar a controlar a classificação geral."


Gautier Paulin

Gautier Paulin: "Estou feliz com o pódio em casa em frente aos meus fãs. O final de semana não começou da melhor maneira, mas conseguimos um bom ajuste para o domingo. Na primeira bateria não consegui uma boa largada e tive que me esforçar demais para o sexto lugar. A segunda largada não foi perfeita, mas consegui uma boa recuperação até segundo. Mostrei que a vitória é possível e fico feliz com isso. É bom ser o segundo no campeonato, mas agora o objetivo e ser consistente e permanecer no pódio nos GPs seguintes."


Pódio MXGP com Antonio Cairoli, Clement Desalle e Gautier Paulin

MX2 - Jonass vence de novo


Largada MX2

Semana passada foi difícil para o líder do campeonato Pauls Jonass na Alemanha. Definitivamente Teutschenthal não é uma de suas pistas preferidas. Apesar da boa segunda colocação na primeira bateria, até sua equipe foi compreensiva quando sofreu com o terreno na segunda corrida despencando da liderança para a quinta posição. Mesmo sendo ultrapassado por Jeremy Seewer, seu mais direto adversário na briga pelo título, o pit board lhe mostrou a frase "Está tudo OK, fica tranquilo". Jonass prometeu recuperar na França os cinco pontos perdidos na Alemanha.


Pauls Jonass


Hunter Lawrence
Dito e feito, mesmo sem uma pista com a sua favorita areia, o letão conquistou sua quarta vitória na temporada via 1-2 nas baterias. "Eu realmente curti minha pilotagem na primeira bateria, depois de abrir nas primeiras voltas fui capaz de controlar a corrida. Na segunda não andei tão bem, Benoit (Paturel) estava um pouco melhor e foi legal ele vencer em frente a sua torcida. Estou grato por ter essa vitória no bolso, a moto funcionou muito bem durante o final de semana e agora posso me concentrar 100% na Rússia."

Com 3-1 Paturel sentiu novamente o prazer de subir no pódio em Ernée. Ele foi integrante do time vencedor do Nações em 2015. "Foi uma grande etapa. Na primeira corrida não tive uma má largada, entre os dez primeiros e rapidinho cheguei em terceiro. Minha velocidade estava boa, mas faltou um pouco para passar Seewer e Jonass. Na segunda corrida fiz o holeshot e uma grande corrida. Fiquei muito feliz com esse final de semana."


Benoit Paturel

Seewer (2-3) ficou com o terceiro degrau dopódio e viu novamente Jonass colocar a vantagem no campeonato na casa dos 47 pontos. "Foram duas boas corridas pelo campeonato, fiz mais ou menos o que podia ter feito. Adoraria ter marcado mais pontos, especialmente na primeira bateria quando sofri com alguns erros que me custaram a possibilidade de passar Jonass. Depois tive que me defender de Paturel o resto da corrida. Na segunda bateria rapidamente cheguei em terceiro e foi uma pauleira só até o final. Nós três abrimos muito dos outros (40 segundos), mas não tinha realmente um lugar na pista para ultrapassar. A temporada ainda é longa, perdemos alguns pontos esse final de semana, mas não vamos deixar de lutar até o fim."


Jeremy Seewer

É preciso também destacar a velocidade e bons resultados que o novato Hunter Lawrence vem conseguindo ultimamente. Via 5-4 ele foi o quarto colocado geral da etapa, mesmo com um problema na alavanca de câmbio que travou sua moto em segunda marcha durante mais de 10 das 18 voltas.


Pódio MX2 com Benoit Paturel, Pauls Jonass e Jeremy Seewer

Vídeos





Resultados

P. # MXGP Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 25 Desalle, Clement BEL KAW 18 25 43
2 222 Cairoli, Antonio ITA KTM 22 20 42
3 21 Paulin, Gautier FRA HUS 15 22 37
4 12 Nagl, Maximilian GER HUS 25 12 37
5 89 Van Horebeek, Jeremy BEL YAM 20 15 35
6 461 Febvre, Romain FRA YAM 14 18 32
7 84 Herlings, Jeffrey NED KTM 16 16 32
8 4 Tonus, Arnaud SUI YAM 13 14 27
9 259 Coldenhoff, Glenn NED KTM 10 13 23
10 99 Anstie, Max GBR HUS 12 10 22
11 17 Butron, Jose ESP KTM 8 11 19
12 27 Jasikonis, Arminas LTU SUZ 11 4 15
13 77 Lupino, Alessandro ITA HON 5 9 14
14 92 Guillod, Valentin SUI HON 7 7 14
15 7 Leok, Tanel EST HUS 2 8 10
16 911 Tixier, Jordi FRA KAW 6 3 9
17 141 Desprey, Maxime FRA KAW 9 0 9
18 121 Boog, Xavier FRA HON 3 5 8
19 999 Goncalves, Rui POR HUS 0 6 6
20 32 Potisek, Milko FRA HON 4 1 5
21 920 Valentin, Ander ESP HON 0 2 2
22 9 de Dycker, Ken BEL SUZ 1 0 1

P. # MXGP Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 41 Jonass, Pauls LAT KTM 25 22 47
2 6 Paturel, Benoit FRA YAM 20 25 45
3 91 Seewer, Jeremy SUI SUZ 22 20 42
4 96 Lawrence, Hunter AUS SUZ 16 18 34
5 33 Lieber, Julien BEL KTM 18 15 33
6 61 Prado Garcia, Jorge ESP KTM 15 16 31
7 19 Olsen, Thomas Kjer DEN HUS 14 13 27
8 64 Covington, Thomas USA HUS 10 14 24
9 426 Mewse, Conrad GBR HUS 11 12 23
10 118 Rubini, Stephen FRA KAW 12 7 19
11 189 Bogers, Brian NED KTM 8 10 18
12 57 Sanayei, Darian USA KAW 7 8 15
13 81 Hsu, Brian GER HUS 13 0 13
14 98 Vaessen, Bas NED SUZ 0 11 11
15 747 Cervellin, Michele ITA HON 1 9 10
16 919 Watson, Ben GBR KTM 9 0 9
17 29 Jacobi, Henry GER HUS 4 4 8
18 128 Monticelli, Ivo ITA KTM 6 1 7
19 161 Östlund, Alvin SWE YAM 0 6 6
20 411 Dercourt, Nicolas FRA YAM 0 5 5
21 297 Gole, Anton SWE HUS 2 3 5
22 107 van Berkel, Lars NED KTM 3 2 5
23 338 Herbreteau, David FRA KAW 5 0 5


P # MXGP Nat. Moto Pts
1 222 Cairoli, A. ITA KTM 347
2 21 Paulin, G. FRA HUS 297
3 25 Desalle, C. BEL KAW 289
4 243 Gajser, Tim SLO HON 261
5 89 Van Horebeek, J. BEL YAM 261
6 84 Herlings, J. NED KTM 253
7 777 Bobryshev, E. RUS HON 214
8 461 Febvre, Romain FRA YAM 209
9 12 Nagl, M. GER HUS 200
10 259 Coldenhoff, G. NED KTM 176
11 4 Tonus, Arnaud SUI YAM 172
12 99 Anstie, Max GBR HUS 146
13 27 Jasikonis, A. LTU SUZ 143
14 24 Simpson, Shaun GBR YAM 123
15 7 Leok, Tanel EST HUS 101
16 22 Strijbos, K. BEL SUZ 90
17 17 Butron, Jose ESP KTM 85
18 911 Tixier, Jordi FRA KAW 61
19 92 Guillod, V. SUI HON 61
20 999 Goncalves, Rui POR HUS 58
21 77 Lupino, A. ITA HON 52
22 71 Graulus, Damon BEL HON 28
23 151 Kullas, Harri EST HUS 21
24 141 Desprey, M. FRA KAW 16
25 45 Nicholls, Jake GBR KTM 15
26 9 de Dycker, Ken BEL SUZ 15
27 664 Bengtsson, F. SWE KTM 8
28 121 Boog, Xavier FRA HON 8
29 212 Dewulf, J. BEL KTM 7
30 201 Martens, Y. BEL HUS 6
31 221 Ratsep, Priit EST HON 5
32 32 Potisek, Milko FRA HON 5
33 60 Salazar, Jetro ECU HON 4
34 251 Getteman, Jens BEL KAW 4
35 149 Ullrich, D. GER KTM 3
36 37 Krestinov, G. EST HON 3
37 685 Lenoir, Steven FRA KAW 3
38 920 Valentin, A. ESP HON 2
39 73 Irt, Peter SLO YAM 2
40 179 Poli, Joaquin ARG HON 1
41 191 Romancik, J. CZE KTM 1
42 261 Hendro Fahrodjie , F. INA KAW 1
P # MX2 Nat. Moto Pts
1 41 Jonass, Pauls LAT KTM 372
2 91 Seewer, Jeremy SUI SUZ 330
3 19 Olsen, T. DEN HUS 291
4 33 Lieber, Julien BEL KTM 282
5 6 Paturel, B. FRA YAM 265
6 64 Covington, T. USA HUS 208
7 61 Prado Garcia, J. ESP KTM 206
8 172 Van doninck, B. BEL YAM 174
9 96 Lawrence, H. AUS SUZ 171
10 57 Sanayei, D. USA KAW 157
11 747 Cervellin, M. ITA HON 149
12 189 Bogers, Brian NED KTM 147
13 10 Vlaanderen, C. NED KTM 133
14 18 Brylyakov, V. RUS KAW 129
15 321 Bernardini, S. ITA TM 111
16 919 Watson, Ben GBR KTM 81
17 426 Mewse, Conrad GBR HUS 78
18 161 Östlund, Alvin SWE YAM 75
19 811 Sterry, Adam GBR KAW 72
20 128 Monticelli, I. ITA KTM 61
21 81 Hsu, Brian GER HUS 60
22 98 Vaessen, Bas NED SUZ 56
23 297 Gole, Anton SWE HUS 54
24 66 Larranaga Olano, I. ESP HUS 43
25 46 Pootjes, Davy NED KTM 42
26 29 Jacobi, Henry GER HUS 41
27 118 Rubini, S. FRA KAW 34
28 152 Petrov, Petar BUL KAW 32
29 88 van der Vlist, F. NED KTM 32
30 107 van Berkel, L. NED KTM 16
31 170 Ward, Caleb AUS HUS 14
32 132 Kutsar, Karel EST HUS 14
33 67 Klingsheim, M. NOR KAW 11
34 951 Furlotti, S. ITA YAM 10
35 223 Tropepe, G. ITA SUZ 7
36 338 Herbreteau, D. FRA KAW 6
37 411 Dercourt, N. FRA YAM 5
38 95 De Waal, M. NED HON 2
39 44 Lesiardo, M. ITA KAW 2
40 142 Petrov, Ivan BUL HUS 1
41 48 Wilson, Jay AUS YAM 1
42 97 Ivanov, M. BUL HON 1
43 218 Tanti, Aaron AUS HUS 1
44 28 Notsuka, C. JPN HON 1









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet