Gautier Paulin e Pauls Jonass vencem o MXGP da Europa
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Ray Archer / Bavo / J. P. Acevedo
Jeffrey Herlings conquista, em casa, seu primeiro pódio na classe principal
O Mundial de Motocross passou pelo seu primeiro desafio na areia pesada da temporada 2017. Valkenswaard, na Holanda, próxima a fronteira com a Bélgica, é um dos circuitos mais exigentes da temporada, tanto fisicamente, como na técnica de pilotagem.
 Largada da Primeira bateria da MXGP. Gautier Paulin faz o Holeshot.
Largada da Primeira bateria da MXGP. Gautier Paulin faz o Holeshot.
Com muitas equipes sediadas na região, a supremacia neste tipo de terreno deixou de ser exclusividade dos pilotos locais. Quase todos passam pelo menos alguma parte da pré-temporada em testes nas características pistas belgas e holandesas e acabam desenvolvendo suas habilidades na areia. Claro que alguns acabam entendendo melhor as peculiaridades deste tipo de solo e, geralmente, se destacam quando a pista é fofa.
Corridas
 Gautier Paulin e Jeffrey Herlings
Gautier Paulin e Jeffrey Herlings Boas largadas foram fundamentais em Valkenswaard
Boas largadas foram fundamentais em Valkenswaard
Foi um fim de semana com temperaturas baixas e clima variável, com céu bastante nublado e alguma garoa esporádica. A pista esteve "perfeita" durante os dois dias de corridas. Por perfeita entenda-se muitas e muitas ondulações nas retas e curvas e trilhos profundos nos saltos. Valkenswaard é o tipo de circuito onde se pilota mais de 90% do tempo em pé.
Gautier Paulin é um dos pilotos que amam a areia. Uma de suas mais brilhantes vitórias aconteceu no Motocross das Nações 2014 em Kegums, na Letônia, cujo solo tem condições bem similares a de Valkenswaard. Talvez um pouquinho mais "leve". Antonio Cairoli, outro especialista em areia, confirmou no sábado sua condição de favorito, mas fez uma má largada na primeira bateria e o francês aproveitou para uma vitória de ponta a ponta.
Na segunda corrida foi Cairoli quem fez o holeshot e Paulin passou a maior parte da corrida em quarto, para avançar ao segundo posto na fase final superando Jeremy van Horebeek e Evgeny Bobryshev. Herlings completou a prova em terceiro, colado ao francês. Somando as baterias, Paulin subiu ao degrau mais alto do pódio com Herlings em segundo e Horebeek em terceiro.
Destaques
 Gautier Paulin
Gautier Paulin
Com o resultado, Paulin passou à terceira posição na classificação do campeonato. Sobre a confiança para as etapas seguintes, o francês deve estar mesmo falando a verdade: a próxima corrida é justamente em Kegums, Letônia. Paulin deu também a primeira vitória a Husqvarna em Valkenswaard desde a década de 70.
 Jeffrey Herlings
Jeffrey Herlings Com sete vitórias consecutivas no circuito em sua carreira na MX2, Jeffrey Herlings seria uma aposta quase certeira na etapa. Porém a fratura na mão sofrida durante a pré-temporada abalou o holandês não apenas fisicamente, mas mexeu com sua cabeça de uma forma que lhe roubou completamente a confiança. 
"Tive um início de temporada terrível com a mão quebrada. Fiquei em posições onde não deveria estar e cheguei até mesmo a me envergonhar. Não esperava que os caras da MXGP fossem tão rápidos." Uma declaração um tanto estranha para quem estava acostumado a baixar os tempos dos pilotos da categoria principal com sua 250. Talvez Herlings tenha esticado demais sua carreira na MX2, o que causou certa acomodação. Algo que já vimos acontecer com outras estrelas.
"É como se estivéssemos numa guerra, do momento em que o gate baixa, até a bandeirada. Algo que não estava acostumado. Mas agora tenho treinado com a moto há algumas semanas e estou recuperando a minha boa forma. Acho que apesar de tudo os fãs esperavam um pódio, e eu consegui." Herlings foi protagonista de duas das batalhas mais emocionantes da etapa. Na primeira bateria com Jeremy van Horebeek chegando até a passar o belga. Mas, atrasando demais a frenagem, foi parar fora da pista em seguida permitindo o troco. Na segunda corrida a briga foi com Romain Febvre. Os dois trocaram de posições umas três ou quatro vezes durante a primeira metade da bateria.
 Jeremy van Horebeek
Jeremy van Horebeek O piloto da Yamaha fez uma primeira bateria bastante consistente, inclusive ameaçando a vitória de Paulin após completar a primeira volta em quarto. Chegou ao final da prova com um bom ritmo e, depois de se defender dos ataques de Herlings, pressionou o vencedor até a bandeirada. A diferença foi de menos de um segundo. Horebeek andou mais da metade da segunda bateria em terceiro, à frente de Paulin, e a vitória no GP se tornou uma boa possibilidade, mas se esgotou fisicamente e foi superado por Paulin e Herlings. Na última volta ainda sofreu uma queda boba a poucas curvas do final e entregou a quarta posição de bandeja para Tim Gajser. "
Peguei uma virose no México e fiquei muito doente. Cheguei a perder 4 quilos. Pensei que tinha sarado, mas hoje tive novamente problemas estomacais. Em certo ponto pensei 'ok, vamos para a vitória', mas minha condição física não permitiu. Estou feliz em subir ao pódio e manter a consistência. Ela fará diferença ao final da temporada."
 Antonio Cairoli
Antonio Cairoli O italiano não largou bem na primeira bateria e completou a primeira volta apenas na 14ª posição. Cairoli recuperou-se rapidamente até o nono lugar e chegou a esboçar uma corrida 
à lá Trentino, então não conseguiu superar seu companheiro de equipe Glenn Coldenhoff (que mora a 20km do circuito) e logo em seguida teve problemas com o óculos, tratando apenas de manter a posição até a bandeirada. 
"Fiquei sem meus tear-offs e depois entrou alguma areia no óculos irritando meu olho direito. A visão ficou embaçada e tive que diminuir."
Na segunda bateria Cairoli fez o que se esperava. Largou na frente e controlou a corrida. 
"Meu olho ainda me incomodava na segunda bateria e eu não estava 100%, mas tentei uma boa largada e funcionou. Era uma etapa onde devia ter feito 1-1, então estou decepcionado. Recuperar 4 pontos (em relação a Tim Gajser) no campeonato foi bom, mas não era meu objetivo para o final de semana."
 Tim Gajser
Tim Gajser O líder do campeonato não é um especialista nato na areia - daí a decepção de Cairoli em não recuperar mais pontos - mas não costuma fazer feio. Mesmo sem brigar pela vitória, um pódio seria bem possível. Na primeira corrida andou em segundo no início até cair e perder a aba do capacete na pista. Completou em sexto depois de levantar e ser ultrapassado por Arminas Jasikonis. Na segunda corrida completou a primeira volta em quinto. Foi superado por Herlings, mas recuperou posições quando passou Evgeny Bobryshev e ganhou o presente de Horebeek nas curvas finais.
"Foi um dia ok. Cometi alguns erros na primeira bateria e depois não reencontrei meu ritmo. A segunda corrida foi melhor apesar de não ter feito uma largada tão boa. Honestamente eu não gosto desta pista, vou considerar alguns pontos deste final de semana e focar na Letônia, após um fim de semana em casa."
 Evgeny Bobryshev
Evgeny Bobryshev O russo andou em segundo nas duas baterias, mas perdeu rendimento no final. Na primeira ainda chegou em quarto, o que pode ser considerado bom, já que os três primeiros eram especialistas na areia. Na segunda passou perto do limite algumas vezes e quase caiu. Então de repente despencou na classificação.
 "A segunda bateria foi frustrante. Dei umas escorregadas e faltando cinco voltas perdi 5 posições em uma volta. Não consegui lutar para recuperar posições, o que foi terrível. Estava motivado para pegar um pódio, mas o dia não terminou bem para mim."
 Arminas Jasikonis
Arminas JasikonisO garoto grandalhão da Suzuki conseguiu seu melhor resultado em sua curta carreira no mundial com a sétima posição geral. O lituano fez quinto na primeira bateria após ultrapassar Tim Gajser. Na segunda corrida largou em oitavo e teve que rodar de forma mais conservadora, sem conseguir atacar os pilotos mais a frente. Ganhou a sétima posição de Bobryshev no final.
 "Foi um dia bom, Finalmente consegui resultados melhores e minha pilotagem também foi melhor. Sofri um pouco fisicamente e não fui capaz de brigar para ficar entre os cinco primeiros. Mas o final de semana foi bom e todos na equipe tiveram uma sensação positiva."
 Pódio MXGP com Jeffrey Herlings, Gautier Paulin e Jeremy van Horebeek
Pódio MXGP com Jeffrey Herlings, Gautier Paulin e Jeremy van Horebeek
 Largada MX2
Largada MX2
A classe MX2 também teve provas bem movimentadas, com várias disputas e quedas. Mas isso nas posições intermediárias. O domingo foi de Pauls Jonass que venceu as duas baterias com boa margem de vantagem. O letão liderou a primeira bateria de ponta a ponta com o belga Julien Lieber em segundo. O norte-americano Thomas Covington ficou com a terceira posição, assumida na quinta volta.
 Pauls Jonass avança na liderança do campeonato
Pauls Jonass avança na liderança do campeonato
Jeremy Seewer e Brent van Doninck fizeram provas de recuperação para fechar os cinco primeiros. Seewer largou mais ou menos em décimo e chegou em quarto. A recuperação de Doninck foi ainda mais impressionante. Completou a primeira volta apenas em décimo-sexto, mas a experiência no circuito o levou até a quinta posição.
 Jeremy Seewer
Jeremy Seewer
A segunda corrida viu um holeshot do espanhol Jorge Prado, mas o jovem errou o primeiro salto e voou para fora da pista. A impressão pela TV foi de que teria invadido a área do público, mas foi só impressão. Tanto o piloto como sua moto ficaram no fosso antes da tela de proteção. Prado voltou à corrida para terminar em 23º. Sua primeira bateria também não foi brilhante, caiu na segunda volta e chegou em 17º.
Sem a presença de Prado o caminho ficou livre para Jonass, que chegou a abrir 10 segundos de vantagem. Seewer ficou em segundo e Doninck em terceiro. Alguns nomes importantes abandonaram ainda no início como Lieber, Covington e o russo Vsevolod Brylyakov.
 Brent van Doninck
Brent van Doninck
No campeonato Jonass abriu mais 10 pontos em relação a Seewer. A diferença vai a 19.
A direção a seguir agora é para o Leste Europeu. Kegums, Letônia, recebe a sétima etapa da temporada em duas semanas. O campeonato volta à Holanda no dia 9 de setembro para a antepenúltima etapa do ano no autódromo de Assen..
 Pódio MX2
Pódio MX2
 
  
   
   
   
   
   
   
   
   
  
  
   | 1 | 21 | Paulin, Gautier | FRA | HUS | 25 | 22 | 47 | 
  
   | 2 | 84 | Herlings, Jeffrey | NED | KTM | 20 | 20 | 40 | 
  
   | 3 | 89 | Van Horebeek, Jeremy | BEL | YAM | 22 | 16 | 38 | 
  
   | 4 | 222 | Cairoli, Antonio | ITA | KTM | 12 | 25 | 37 | 
  
   | 5 | 243 | Gajser, Tim | SLO | HON | 15 | 18 | 33 | 
  
   | 6 | 777 | Bobryshev, Evgeny | RUS | HON | 18 | 13 | 31 | 
  
   | 7 | 27 | Jasikonis, Arminas | LTU | SUZ | 16 | 14 | 30 | 
  
   | 8 | 461 | Febvre, Romain | FRA | YAM | 10 | 15 | 25 | 
  
   | 9 | 259 | Coldenhoff, Glenn | NED | KTM | 13 | 11 | 24 | 
  
   | 10 | 12 | Nagl, Maximilian | GER | HUS | 11 | 10 | 21 | 
  
   | 11 | 25 | Desalle, Clement | BEL | KAW | 14 | 7 | 21 | 
  
   | 12 | 4 | Tonus, Arnaud | SUI | YAM | 7 | 12 | 19 | 
  
   | 13 | 7 | Leok, Tanel | EST | HUS | 8 | 9 | 17 | 
  
   | 14 | 24 | Simpson, Shaun | GBR | YAM | 9 | 8 | 17 | 
  
   | 15 | 151 | Kullas, Harri | EST | HUS | 4 | 4 | 8 | 
  
   | 16 | 212 | Dewulf, Jeffrey | BEL | KTM | 5 | 2 | 7 | 
  
   | 17 | 664 | Bengtsson, Filip | SWE | KTM | 0 | 6 | 6 | 
  
   | 18 | 201 | Martens, Yentel | BEL | HUS | 6 | 0 | 6 | 
  
   | 19 | 92 | Guillod, Valentin | SUI | HON | 0 | 5 | 5 | 
  
   | 20 | 685 | Lenoir, Steven | FRA | KAW | 0 | 3 | 3 | 
  
   | 21 | 999 | Goncalves, Rui | POR | HUS | 2 | 1 | 3 | 
  
   | 22 | 37 | Krestinov, Gert | EST | HON | 3 | 0 | 3 | 
  
   | 23 | 77 | Lupino, Alessandro | ITA | HON | 1 | 0 | 1 | 
 
 
  
   
   
   
   
   
   
   
   
  
  
   | 1 | 41 | Jonass, Pauls | LAT | KTM | 25 | 25 | 50 | 
  
   | 2 | 91 | Seewer, Jeremy | SUI | SUZ | 18 | 22 | 40 | 
  
   | 3 | 172 | Van doninck, Brent | BEL | YAM | 16 | 20 | 36 | 
  
   | 4 | 19 | Olsen, Thomas Kjer | DEN | HUS | 12 | 18 | 30 | 
  
   | 5 | 10 | Vlaanderen, Calvin | NED | KTM | 15 | 14 | 29 | 
  
   | 6 | 96 | Lawrence, Hunter | AUS | SUZ | 11 | 16 | 27 | 
  
   | 7 | 6 | Paturel, Benoit | FRA | YAM | 14 | 12 | 26 | 
  
   | 8 | 152 | Petrov, Petar | BUL | KAW | 9 | 13 | 22 | 
  
   | 9 | 33 | Lieber, Julien | BEL | KTM | 22 | 0 | 22 | 
  
   | 10 | 64 | Covington, Thomas | USA | HUS | 20 | 0 | 20 | 
  
   | 11 | 161 | Östlund, Alvin | SWE | YAM | 10 | 8 | 18 | 
  
   | 12 | 57 | Sanayei, Darian | USA | KAW | 6 | 10 | 16 | 
  
   | 13 | 81 | Hsu, Brian | GER | HUS | 0 | 15 | 15 | 
  
   | 14 | 189 | Bogers, Brian | NED | KTM | 2 | 11 | 13 | 
  
   | 15 | 18 | Brylyakov, Vsevolod | RUS | KAW | 13 | 0 | 13 | 
  
   | 16 | 128 | Monticelli, Ivo | ITA | KTM | 7 | 4 | 11 | 
  
   | 17 | 29 | Jacobi, Henry | GER | HUS | 8 | 3 | 11 | 
  
   | 18 | 747 | Cervellin, Michele | ITA | HON | 3 | 7 | 10 | 
  
   | 19 | 919 | Watson, Ben | GBR | KTM | 0 | 9 | 9 | 
  
   | 20 | 88 | van der Vlist, Freek | NED | KTM | 0 | 6 | 6 | 
  
   | 21 | 107 | van Berkel, Lars | NED | HON | 5 | 1 | 6 | 
  
   | 22 | 321 | Bernardini, Samuele | ITA | TM | 0 | 5 | 5 | 
  
   | 23 | 61 | Prado Garcia, Jorge | ESP | KTM | 4 | 0 | 4 | 
  
   | 24 | 95 | De Waal, Micha-Boy | NED | HON | 0 | 2 | 2 | 
  
   | 25 | 426 | Mewse, Conrad | GBR | HUS | 1 | 0 | 1 | 
 
Classificação Geral
 
  
   | 
    
     
      
      
      
      
      
      
      
      | 1 | 243 | Gajser, Tim | SLO | HON | 234 |  
      | 2 | 222 | Cairoli, A. | ITA | KTM | 220 |  
      | 3 | 21 | Paulin, G. | FRA | HUS | 192 |  
      | 4 | 89 | Van Horebeek, J. | BEL | YAM | 182 |  
      | 5 | 777 | Bobryshev, E. | RUS | HON | 176 |  
      | 6 | 25 | Desalle, C. | BEL | KAW | 172 |  
      | 7 | 461 | Febvre, Romain | FRA | YAM | 131 |  
      | 8 | 84 | Herlings, J. | NED | KTM | 124 |  
      | 9 | 4 | Tonus, Arnaud | SUI | YAM | 120 |  
      | 10 | 12 | Nagl, M. | GER | HUS | 116 |  
      | 11 | 24 | Simpson, Shaun | GBR | YAM | 105 |  
      | 12 | 259 | Coldenhoff, G. | NED | KTM | 101 |  
      | 13 | 22 | Strijbos, K. | BEL | SUZ | 90 |  
      | 14 | 27 | Jasikonis, A. | LTU | SUZ | 86 |  
      | 15 | 99 | Anstie, Max | GBR | HUS | 69 |  
      | 16 | 7 | Leok, Tanel | EST | HUS | 54 |  
      | 17 | 17 | Butron, Jose | ESP | KTM | 49 |  
      | 18 | 999 | Goncalves, Rui | POR | HUS | 45 |  
      | 19 | 911 | Tixier, Jordi | FRA | KAW | 36 |  
      | 20 | 92 | Guillod, V. | SUI | HON | 31 |  
      | 21 | 77 | Lupino, A. | ITA | HON | 30 |  
      | 22 | 45 | Nicholls, Jake | GBR | KTM | 15 |  
      | 23 | 151 | Kullas, Harri | EST | HUS | 8 |  
      | 24 | 141 | Desprey, M. | FRA | KAW | 7 |  
      | 25 | 71 | Graulus, Damon | BEL | HON | 7 |  
      | 27 | 664 | Bengtsson, F. | SWE | KTM | 6 |  
      | 28 | 201 | Martens, Y. | BEL | HUS | 6 |  
      | 29 | 60 | Salazar, Jetro | ECU | HON | 4 |  
      | 31 | 685 | Lenoir, Steven | FRA | KAW | 3 |  
      | 32 | 179 | Poli, Joaquin | ARG | HON | 1 |  
      | 33 | 261 | Hendro Fahrodjie , F. | INA | KAW | 1 |  | 
    
     
      
      
      
      
      
      
      
      | 1 | 41 | Jonass, Pauls | LAT | KTM | 242 |  
      | 2 | 91 | Seewer, Jeremy | SUI | SUZ | 223 |  
      | 3 | 33 | Lieber, Julien | BEL | KTM | 197 |  
      | 4 | 19 | Olsen, T. | DEN | HUS | 188 |  
      | 5 | 6 | Paturel, B. | FRA | YAM | 173 |  
      | 6 | 172 | Van doninck, B. | BEL | YAM | 159 |  
      | 7 | 64 | Covington, T. | USA | HUS | 133 |  
      | 8 | 18 | Brylyakov, V. | RUS | KAW | 123 |  
      | 9 | 61 | Prado Garcia, J. | ESP | KTM | 121 |  
      | 10 | 747 | Cervellin, M. | ITA | HON | 109 |  
      | 11 | 10 | Vlaanderen, C. | NED | KTM | 99 |  
      | 12 | 321 | Bernardini, S. | ITA | TM | 98 |  
      | 13 | 57 | Sanayei, D. | USA | KAW | 90 |  
      | 14 | 189 | Bogers, Brian | NED | KTM | 89 |  
      | 15 | 96 | Lawrence, H. | AUS | SUZ | 88 |  
      | 16 | 811 | Sterry, Adam | GBR | KAW | 72 |  
      | 17 | 919 | Watson, Ben | GBR | KTM | 58 |  
      | 18 | 128 | Monticelli, I. | ITA | KTM | 49 |  
      | 19 | 161 | Östlund, Alvin | SWE | YAM | 45 |  
      | 20 | 66 | Larranaga Olano, I. | ESP | HUS | 43 |  
      | 21 | 46 | Pootjes, Davy | NED | KTM | 42 |  
      | 22 | 297 | Gole, Anton | SWE | HUS | 38 |  
      | 23 | 81 | Hsu, Brian | GER | HUS | 28 |  
      | 24 | 152 | Petrov, Petar | BUL | KAW | 23 |  
      | 25 | 426 | Mewse, Conrad | GBR | HUS | 23 |  
      | 26 | 88 | van der Vlist, F. | NED | KTM | 20 |  
      | 27 | 170 | Ward, Caleb | AUS | HUS | 14 |  
      | 28 | 67 | Klingsheim, M. | NOR | KAW | 11 |  
      | 29 | 29 | Jacobi, Henry | GER | HUS | 11 |  
      | 30 | 98 | Vaessen, Bas | NED | SUZ | 11 |  
      | 31 | 118 | Rubini, S. | FRA | KAW | 11 |  
      | 32 | 223 | Tropepe, G. | ITA | SUZ | 7 |  
      | 33 | 107 | van Berkel, L. | NED | HON | 6 |  
      | 34 | 95 | De Waal, M. | NED | HON | 2 |  
      | 35 | 132 | Kutsar, Karel | EST | HUS | 2 |  
      | 36 | 142 | Petrov, Ivan | BUL | HUS | 1 |  
      | 37 | 48 | Wilson, Jay | AUS | YAM | 1 |  
      | 38 | 218 | Tanti, Aaron | AUS | HUS | 1 |  
      | 39 | 28 | Notsuka, C. | JPN | HON | 1 |  |