X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Mundial de Motocross: Valkenswaard recebe o MXGP da Europa
Publicado em: 22/04/2017
Clique e saiba mais

Prova na Holanda é válida pela sexta etapa da campeonato. Saiba como acompanhar
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Ray Archer / Bavo

O Mundial de Motocross faz sua primeira passagem pela Holanda neste fim de semana em Valkenswaard, sede do MXGP da Europa. Dia nove de setembro o país recebe a penúltima etapa no autódromo de Assen.


Final de semana de areia no MXGP da Europa

A primeira prova da temporada na areia pesada gera muitas expectativas na briga pela liderança da categoria principal. Tim Gajser chega à etapa com 18 pontos de vantagem sobre o italiano que, embalado por sua brilhante apresentação no GP de Trentino, tentará usar sua reconhecida habilidade no terreno para avançar sobre o esloveno. Gajser, embora não seja um especialista na areia, não costuma fazer feio nesse tipo de piso.

Para os fãs locais a grande expectativa é em relação a Jeffrey Herlings, após cinco etapas discretas em razão da fratura na mão sofrida poucas semanas antes do início do campeonato. Em Trentino o holandês fez sua melhor bateria até o momento, com a quarta posição. Será que em seu habitat natural ele finalmente mostrará todo o seu potencial? Acostumado a "espancar" a concorrência em sua carreira na MX2, seu início na MXGP foi um tanto traumático. Herlings já percebeu que a tocada com a 450 tem que ser outra e em entrevistas já revelou um respeito aos adversários que não existia enquanto corria na 250. Porém, Valkeswaard é seu quintal, local onde venceu todas as etapas do Mundial que correu até hoje. Se tiver alguma chance, fará de tudo para manter esse recorde.


Jeffrey Herlings nunca perdeu uma etapa da MX2 em Valkenswaard

Além dos demais belgas e holandeses, é possível apostar em um bom resultado de Shaun Simpson, o britânico costuma se superar quando a corrida é na areia. O grandalhão Arminas Jasikonis, da Suzuki, é outro piloto que os melhores resultados aparecem na areia.

Na classe MX2 é praticamente impossível fazer algum prognóstico além de que alguma KTM fará o holeshot. Entretanto, uma boa aposta é o espanhol Jorge Prado que deixou as pistas duras da Espanha na infância e vive há alguns anos alí na região de fronteira entre a Bélgica e Holanda. Valkenswaard é onde ele também se sente em casa e, após a primeira vitória no domingo passado - num piso onde ele mesmo admite que não é dos seus favoritos -, Prado deve estar com a confiança nas alturas.

Vídeo



Mulher na pista


Kiara Fontanesi enfrenta os homens na Holanda
As garotas correram a segunda etapa de seu campeonato semana passada. Uma delas volta à ação neste fim de semana contra os homens. A tetracampeã mundial feminina Kiara Fontanesi assume a motocicleta da equipe Aussio Yamaha substituindo o espanhol Jorge Zaragoza. "Quando recebi o convite após a corrida de Trentino não tive dúvidas em aceitar. É o último ano em que posso correr na MX2 e Valkenswaard é uma de minhas pista preferidas."

Parte da imprensa especializada internacional noticia que Kiara pode se tornar a primeira mulher a pontuar nas categorias principais masculinas, mas essa honra já pertence à brasileira Mariana Balbi (MX1) desde o GP de 2009 em Canelinha (SC). Em 2014 a francesa Livia Lancelot (MX2) também pontuou na Tailândia.
 
Honda recruta holandês desconhecido

Com Chihiro Notsuka ainda de molho por um bom tempo, a Honda HRC recrutou para as duas próximas etapas o jovem holandês Lars van Berkel. O piloto de 22 anos foi campeão nacional com a Honda CRF 150R em 2009. Berkel estreou no Mundial há apenas três etapas, na Argentina, pela equipe satélite Vamo Racing e ainda não pontuou no campeonato. A princípio Berkel corre pela equipe de fábrica na Holanda e em Kegums, Letônia, também pista de areia, dentro de duas semanas. Dependendo dos resultados, quem sabe, sua permanência poderá ser estendida, já que Notsuka só deve voltar a pilotar na fase final do campeonato.


Lars van Berkel corre duas etapas pela Honda HRC

Uma boa pedida do MXGP da Europa serão as provas do Campeonato Europeu 125 (EMX125) onde as pequenas dois tempos prometem gritar alto sob o comando de atletas entre 14 e 16 anos. É uma categoria onde os chefes de equipes ficam de olhos bem abertos para capturar jovens talentos. A KTM, que já tem até equipe de fábrica na categoria, alinha com Mike Gweder (Áustria) , Rene Hofer Áustria) e Marcel Stauffer (Suíça). Além da 125, o GP contará também com a categoria EMX250. Ambas as classes correm uma bateria no sábado e a outra no domingo.


A gurizada da KTM. Mike Gweder, Rene Hofer e Marcel Stauffer.

Como acompanhar

Cronometragem e resultados ao vivo no link: https://www.motox.com.br/liveresults/mundialmx/. Além da cronometragem ao vivo os resultados são gravados e ficam disponíveis em tempo real.

A Band Sports transmite as provas da MXGP no domingo as 11h (VT da primeira bateria) 12h (segunda bateria ao vivo *programação sujeita a alterações). Na internet a MXGP-TV transmite ao vivo ou sob demanda, as classificatórias no sábado e provas finais no domingo em pacotes pagos por etapa ou por todo o campeonato.

Vídeo



Cronograma das Provas (Horários de Brasília)

Sábado, 22 de abril
10:35 - EMX 125 Race 1
11:15 - MX2 Qualifying
12:00 - MXGP Qualifying
12:50 - EMX 250 Race 1

Domingo 23 de abril
04:40 - EMX 125 Race 2
06:25 - EMX 250 Race 2
08:00 - MX2 Race 1
09:00 - MXGP Race 1
11:00 - MX2 Race 2
12:00 - MXGP Race 2







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet