X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Internacional

ADAC SX Cup - Final - Dortmund - Alemanha
Publicado em: 17/01/2017
Clique e saiba mais

Norte-americanos dominam 34ª edição da tradicional competição alemã
Redação MotoX.com.br - Fotos: Steve Bauerschmidt


Largada do ADAC SX Cup na arena Westfalenhallen em Dortmund

Mesmo distante da força e repercussão dos eventos promovidos nos Estados Unidos, o Supercross também tem vez na Europa. As competições indoor no velho continente mostram que podem sim ser muito interessantes. O Arenacross Britânico - que estreou nova temporada na semana passada - é um bom exemplo da qualidade das provas europeias, assim como o ADAC SX Cup, a mais tradicional competição da modalidade na terra de Ken Roczen, o alemão até aqui imbatível no AMA Supercross 2017. Pois bem, na Alemanha, com os papéis invertidos, foram os norte-americanos que fizeram a festa no evento final da temporada 2016/17, em Dortmund.


Nicholas Schmidt

Kyle Cunningham conquistou a vitória geral da classe SX1 e foi coroado "King of Dortmund". Os yankees também comemoraram o desempenho de Nicholas Schmidt que conquistou o título da categoria principal no campeonato. Embora representando equipes diferentes, ambos competiram de Suzuki RM-Z450.

O maior evento da modalidade no país, com 34 anos de história, teve três corridas pela categoria principal. As duas primeiras definiram o campeonato enquanto a última revelou o 'Rei de Dortmund'.


Kyle Cunningham

Steven Clarke começou melhor a maratona de baterias ganhando a primeira final da SX1. "Foi uma prova muito dura e, honestamente, a vitória me surpreendeu", confessou Clarke, primeiro britânico a vencer em 34 anos de evento. O piloto da MPS Husqvarna Racing aproveitou os tropeços dos concorrentes - como o alemão Dennis Ullrich (KTM Sarholz) e o francês Valentin Teillet (Sturm Racing) que lideraram, mas caíram - para chegar na frente.

Cunningham fechou a disputa no segundo lugar e diminui a diferença para o líder Schmidt o que aumentou a expectativa para a segunda noite. E ela começou perfeita para os americanos com Cunningham vencendo e Schmidt terminando em segundo para levar o título do campeonato.


"Não tive um resultado tão bom ontem, mas eu trouxe uma vantagem confortável (na classificação geral) para esta noite e não tive problemas. Estou muito feliz em vencer o campeonato", disse Schmidt.

Para Cunningham, após terminar a Copa ADAC com o vice-campeonato, restava se concentrar na busca pelo título de 'King of Dortmund' na terceira e última bateria e foi o que ele fez. "Isso foi muito divertido", disse após a vitória. "Eu tive muito azar na sexta-feira, no sábado subi significativamente e agora sou o novo rei de Dortmund", comemorou o piloto. Os franceses Boris Maillard e Khoun-Sith Vongsana completaram o pódio.

Ah, e como bônus, Cunningham ainda faturou um Suzuki Swift zerinho, zerinho. Nada mal para um fim de semana de corridas, hein?!


Cunningham, o Rei de Dortmund, feliz com o troféu e seu carro novo

Vídeo



Resultados

SX1 (King of Dortmund)

1. Kyle Cunningham, Usa, Suzuki, Team Castrol Power1 Suzuki Moto-base, 50 Pts
2. Boris Maillard, Fra, Suzuki, Team Diga-procross, 40 Pts
3. Khoun-Sith Vongsana, Fra, Kawasaki, Monster Energy Kawasaki Elf, 37 Pts
4. Steven Clarke, Gbr, Husqvarna, Mps Husqvarna Racing, 35 Pts
5. Nicholas Schmidt, Usa, Suzuki, Sturm Racing Team, 34 Pts
6. Dennis Ullrich, Ger, Ktm, Ktm Sarholz, 27 Pts
7. Valentin Teillet, Fra, Honda, Sturm Racing Team, 26 Pts
8. Simon Mallet, Fra, Honda Meyer Racing Team, 25 Pts

Classificação Final ADAC Sx Cup
1. Nicholas Schmidt, Usa, Suzuki, Sturm Racing Team, 135 Pts
2. Kyle Cunningham, Usa, Suzuki, Team Castrol Power 1 Suzuki Moto-base, 115 Pts
3. Gavin Faith, Usa, Honda, 70 Pts
4. Christopher Blose, Usa, Yamaha, 68 Pts
5. Boris Maillard, Fra, Suzuki, Team Diga Procross Suzuki, 64 Pts
6. Jace Owen, Usa, Honda, 60 Pts
7. Steven Clarke, Gbr, Husqvarna, Mps Husqvarna Racing, 58 Pts
8. Charles Lefrancois, Fra, Suzuki, Team Twenty Suspension Suzuki, 58 Pts







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet