Texto e fotos: Gerson Coas -
www.fcm.org.br Neste final de semana, 3 e 4 de junho, os motodromos catarinenses serão movimentados com as modalidades Enduro de Regularidade e Motocross. Biguaçu recebe 2a etapa do Sul-brasileiro e 4a etapa do Catarinense de Regularidade e a cidade de Morro da Fumaça sedia a 4a etapa do Riffel Motocross.
VIII Enduro de Regularidade da Cidade de Biguaçu sedia 2a etapa do Sul-brasileiro e 4a etapa do Catarinense
Ë a primeira vez que Biguaçu realiza uma etapa do Sul-brasileiro e pode ter pilotos como Huberto Cadori Filho (cat. máster), Márcio Roberto Galato (sênior), Éder Silveira Marcondes (over), Elso Cirino (júnior), Leonardo Forell (novatos) e César Provedello (cidade) mantendo seus 100% de aproveitamento nas suas respectivas categorias. Cadori Filho lidera, também, a categoria máster no Campeonato Catarinense.
Alem das categorias tradicionais o Trail Clube de Biguaçu inovou incluindo a categoria duplas. "Muitas vezes o piloto não quer competir para ganhar, mas sim para participar. Nessa categoria ele poderá participar da prova com seu amigo, como se fosse um passeio dominical, e ainda ser premiado" disse Wellington Rodrigues, integrante do Trail Clube e diretor de prova.
Para os pilotos que quiserem participar da competição, as inscrições serão feitas no sábado a partir das 14 horas na Praça Nereu Ramos, centro da cidade. No mesmo local será a largada no domingo às 8h45min.
O percurso contará com 127 quilômetros, sendo que mais de 50% do traçado são trilhas. A prova terá três apoios onde serão feitos os reabastecimentos. A chegada, a divulgação dos resultados e a premiação serão no Sítio do Chico Bento, no bairro Fundos.
Os organizadores estimam até 200 pilotos para a competição que é uma realização do Trail Clube de Biguaçu, tem a supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo - FCM, e o apoio da Prefeitura e da Polícia Militar de Biguaçu.
Riffel Motocross promete esquentar Morro da Fumaça
Morro da Fumaça tem um histórico muito bom no Riffel Motocross, que tem status de Catarinense de Motocross. Para João "Marronzinho" da Silva Jr, atual líder da MX1 e MX2, a cidade traz boas recordações. Em 2004 Marron venceu a etapa de Morro da Fumaça e comemorou o título do certame na MX1.
No ano passado Marron não disputou a etapa da cidade, mas este ano já confirmou presença. "Vou estar lá e quero vencer novamente nas duas categorias. Até agora venci todas as etapas do certame e pretendo continuar assim, invicto, até quando der. Para ajudar a pista de Morro da Fumaça é uma pista que eu gosto muito. Faz tempo que não treino, mas o terreno é parecido com o que treino freqüentemente. O traçado é bem legal", disse ele confiante.
Nas outras categorias a etapa de Morro da Fumaça também promete afinal não é muito grande a diferença na classificação geral por categoria.
Depois de Morro da Fumaça a competição, Riffel Motocross, terá uma pausa de um mês, retornando dias 8 e 9 de julho na cidade de Canelinha para a quinta da série de 10 etapas.