Competições serão realizadas no final de julho em Rio Branco, Acre, e Espigão do Oeste, Rondônia
A região Norte do país irá presenciar um fato histórico para o motocross. Pela primeira vez, o Brasil será sede de duas etapas do Campeonato Latino-Americano da modalidade. A cidade de Rio Branco, capital do Acre, recebe a competição nos dias 15 e 16 de julho na pista Carlão Coachman. E no outro final de semana, dias 22 e 23, os motores irão roncar na pista Romeo Francisco Melhorança, em Espigão do Oeste, Rondônia - Estado que será sede do Latino pela quarta temporada consecutiva.
O campeonato terá mais uma etapa, que deve ser realizada em outubro no México. Estão confirmados nove países: Guatemala, Costa Rica, Equador, Bolívia, Venezuela, Colômbia, México e Peru, além do Brasil. As inscrições internacionais podem ser efetuadas até o dia 14 de junho. Os pilotos brasileiros convocados são os 15 melhores do ranking após a terceira etapa do campeonato nacional, realizada nos dias 20 e 21 de maio em Canelinha, Santa Catarina. A categoria em jogo no Latino é a MX2, direcionada a motos 125 2T e 250 4T e competidores acima de 16 anos.
Contagem regressiva
A expectativa é grande nos lugares por onde o evento irá passar. "O motocross agrega muito público por aqui. E, além disso, o Brasil tem pilotos com condições técnicas de disputar posições e dar muito trabalho para os de fora", apostou o presidente da Federação de Motociclismo do Acre, Cassiano Marques de Oliveira.
O evento será uma verdadeira festa, tanto que haverá demonstrações acrobáticas com motos, pára-quedismo, som automotivo e um show da banda Eva. Os ingressos para as corridas custam 10 reais e, quem quiser assistir somente os treinos, paga 3 reais.
Espigão do Oeste também programou uma série de atividades. Além de pára-quedismo e acrobacias com aviões, carros e motos, a animação ficará a cargo da banda Detonautas. "Um evento deste porte proporcionará muito lazer para o público. É um privilégio para poucos municípios no país", lembrou Reinaldo Selhorst, presidente da Federação de Rondônia.
"A preparação para que tudo esteja perfeito está a mil, assim como a nossa adrenalina em sediar o Latino. O campeonato é um dos maiores do mundo da modalidade", continuou Selhorst. Para conferir as emoções do evento, basta participar do bingo promovido pela entidade, cujas cartelas custam 16 reais. Os prêmios são cinco motos, sendo que 50% do dinheiro arrecadado será direcionado às obras sociais do Rotary Club.
As etapas de abertura do Campeonato Latino-Americano de Motocross têm organização da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação de Motociclismo de Rondônia (FMR) e Federação de Motociclismo do Acre (FEMAC). A supervisão é da União Latino-Americana de Motociclismo (ULM).