Lituano foi efetivado na equipe oficial com contrato de um ano
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Suzuki
Arminas Jasikonis
O Mundial de Motocross já está nos Estados Unidos para as duas últimas etapas da temporada. O circuito artificial de Charlotte recebe o MXGP das Américas com treinos e provas noturnas nesta sexta e sábado. Na reta de chegada do campeonato a expectativa é grande pela decisão dos títulos. As equipes também vão confirmando sua formação para o ano que vem.
Hoje a Suzuki confirmou a efetivação do grandalhão Arminas Jasikonis com a assinatura do contrato para 2017. O lituano de apenas 18 anos entrou como substituto do neozelandês Ben Townley, que se lesionou. Jasikonis competia no ADAC MX Masters na Alemanha e antes de entrar na equipe oficial tinha corrido em três GPs esse ano: Valkenswaard (Holanda), Kegums (Letônia) e Teutschenthal (Alemanha). Seu melhor resultado nessa fase foi um 17º lugar na segunda bateria na Alemanha.
Com a equipe oficial correu quatro GPs. e suas melhores baterias foram na areia. Conquistou uma oitava posição em Lommel (Bélgica) e uma sétima em Assen (Holanda). O potencial demonstrado pelo piloto garantiu sua vaga ao lado do belga Kevin Strijbos.
O "baixinho" recebendo os conselhos de Stefan Everts
"É a realização de um sonho correr nos GPs e acho que sou o primeiro lituano a chegar tão longe. Um contrato para o ano que vem é algo ainda maior", comentou Arminas, que já mora na Bélgica próximo à base da equipe. "Estou muito feliz e quase não posso acreditar, mas sei que o trabalho está apenas começando. Antes correr era como uma diversão... agora estou muito motivado e tenho grandes expectativas. Vamos trabalhar muito durante o inverno e seguir os conselhos do time."
Stefan Everts: "Demos uma chance ao Arminas para observar seu desenvolvimento e ficamos muito gratos e surpresos. Ele ainda é bem jovem, mas muito disposto a ouvir, aprender e trabalhar a pilotagem em todos os ângulos. É um piloto forte e apesar de ainda lhe faltar experiência, ela vem com o tempo. O mais excitante para nós é que representa um grande projeto para a próxima temporada. Também gosto da formação da equipe com Kevin e todos os seus pódios e temporadas no Mundial e então Arminas, que representa a nova geração.