X Fechar
X Fechar

X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Voltar para a Home
Clique e saiba mais

Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

RM - Motocross Racing

All Sign

MRP Racing

RX Graphics

Pakato Moto Peças

Red Dragon

Circuit

Azzi Racing

Global Cyclens

Pneus Technic

Ohlins

> Competição
> MX Carioca

Publicado em: 31/03

1ª etapa - Estadual de Motocross LEMERJ - Araruama - RJ

Campeonato tem início em Araruama
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada Força Livre


No feriado de Páscoa, dias 25 e 26 de Março, na simpática cidade litorânea do Estado do Rio de Janeiro, Araruama, situada na região dos lagos, distante cerca de 30 Km de Cabo Frio, aconteceu a etapa de abertura do Campeonato Estadual da LEMERJ (Liga Esportiva de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro).


Douglas Pitanguy
O evento foi organizado pela Nova Era, supervisionado pela LEMERJ e contou com total apoio da prefeitura da cidade através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. A região foi castigada pela chuva nos dias anteriores à prova, mas a organização fez um belo trabalho de manutenção na pista (que contava com obstáculos variados como costelas, triplo, step jump, etc), garantindo assim um solo perfeito no dia da competição.

Aliás, ainda falando do estilo de organização, o evento contou com premiação em dinheiro e inscrição gratuita, coisa rara de se ver nas corridas hoje em dia. Se a quantidade de pilotos foi um pouco prejudicada em função do feriado, mau tempo, e outra prova na mesma data em uma cidade próxima, o mesmo não pode ser dito do público, que compareceu em peso, formando uma multidão ao redor da pista. A animação dos cariocas também deve ser elogiada, pois em todas as categorias os pilotos foram empurrados pela empolgação e incentivo dos que assistiam as provas. Todas as categorias tiveram direito a duas baterias de treino, e logo depois começaram as largadas. Leia abaixo como foram as provas e quem foram os vencedores:


Matheus Boechat


Jânio Boechat
A Iniciantes Importada foi a primeira categoria a alinhar no gate. Alexandre ZN largou na ponta e começou a abrir vantagem no início, trazendo Rodrigo Beles e Vandersom Sabino logo atrás. Enquanto isso dois pilotos faziam uma prova de recuperação, eram eles Douglas Pitangy e Marcio Cunha, que largaram na 6ª e 9ª colocações respectivamente. Douglas assumiu a segunda posição e passou a diminuir a diferença que o separava do líder, enquanto se iniciava uma disputa pela quarta posição envolvendo Márcio, Vandersom e Willian Amâncio. Melhor para Márcio que, além de assumir o quarto posto, logo depois passou Rodrigo Beles e Alexandre ZN que acabara de perder a liderança para Pitangy. Final: Douglas Pitangy, Marcio Cunha, Alexandre ZN, Rodrigo Beles e Willian Amâncio.

Antônio Amaral fechou a primeira volta na frente na prova válida pela categoria Sênior e por algum tempo foi pressionado por Márcio Jone até este cair e perder a posição para Jânio Boechat. Amaral tinha certa vantagem quando cometeu um pequeno erro e caiu, dando a liderança para Boechat que venceu logo em seguida. Final: Jânio Boechat, Antonio Amaral, Marcio Jone, Robson Livramento e Ruy Alvarez.

Douglas Pitangy fez uma boa largada na categoria 125cc, abriu grande vantagem durante a prova e venceu sem dificuldade. Marcio Cunha assumiu a segunda posição e só teve sua posição ameaçada ao final da bateria por Vagner de Souza que não teve tempo para tentar uma ultrapassagem. Alexandre ZN foi o quarto e Willian Amâncio o quinto.

A categoria Mini Motos teve apenas dois pilotos, Matheus Boechat venceu e Juan Pablo Ferreira foi o segundo. Ambos contaram com o apoio do público, que os aplaudiu muito, mostrando reconhecimento à garra dos dois jovens pilotos. 


Adeilton da Silva



Sérgio Monteiro
A disputa pela vitória na categoria Nacional envolveu os pilotos Fábio dos Santos e Adeilton da Silva. Fábio largou na ponta, mas ao final da primeira volta Adeilton já aparecia como líder, permanecendo na posição até a bandeirada. Final: Adeilton da Silva, Fábio dos Santos, Toninho Guzzo, Joanir Boca e Valmir Polaco. 

Quando a última bateria do dia largou o público já havia escolhido seu favorito, Sérgio Monteiro arrancou aplausos do público durante toda a bateria da Força Livre e retribuiu mostrando uma pilotagem técnica e rápida, vencendo de ponta à ponta mostrando que estava um nível acima de seus adversários. Bemardo Bens foi segundo e também não teve sua posição ameaçada durante toda a bateria. Raul de Oliveira caiu na largada e fez uma prova de recuperação, finalizando na terceira posição. Em quarto chegou Antônio Amaral e em quinto Toninho Guzzo (pilotando uma Tornado).

Ao final do evento voltamos a São Paulo com a certeza de que o Motocross no Estado do Rio de Janeiro tem muito potencial para crescer e as pessoas envolvidas na organização dessa prova mostraram não só competência na sua realização, mas também respeito aos pilotos, já que estes contaram com toda a estrutura necessária para sua segurança, maquinário para manutenção da pista, duas ambulâncias para um pronto atendimento em caso de acidente, e relembrando, inscrição grátis para todos e premiação em dinheiro na maioria das categorias. O MotoX agradece a Paulo Monteiro e Antonio Amaral pela hospitalidade e esperamos estar presentes nas próximas etapas para contar aos amigos internautas de todo o Brasil todos os acontecimentos do motocross no Estado do Rio. Até lá pessoal! 

Veja também as Imagens da Prova.


Resultados


Márcio Cunha


Bernardo Bens


Força Livre
153Sérgio Monteiro
2701Bernardo Bens
37Raul de Oliveira
4123Antônio Amaral
518Toninho Guzzo
6711Wagner de Souza
722Fábio dos Santos
8121Fábio Viana
98Robson Livramento
10211Jefferson Neves
125
131Douglas Pitanguy
210Márcio Cunha
3711Wagner de souza
4115Alexandre ZN
53Willian Amâncio
645Rodrigo Betes
79Wanderson Sabino
84Ruy Alvarez
9911Fábio Galvão
Iniciantes Importada
131Douglas Pitanguy
210Márcio Cunha
3115Alexandre ZN
445Rodrigo Beles
53Willian Amâncio
69Vanderson Sabino
7121Fábioo Viana
8412Márcio Facão
911Marcelo Fidalgo
10213Gilson Miranda
Nacional
17Adeilton da Silva
222Fábio dos Santos
318Toninho Guzzo
41Joanir Boca
54Valmir Polaco
69Vitor Borges
729Peterson Macieira
810China
9211Jefferson Neves
1011Marcelo Fidalgo
Sênior
112Jânio Boechat
2123Antônio Amaral
381Márcio Jone
48Robson Livramento
54Ruy Alvarez
6412Marcelo Facão
Mini
1111Matheus Boechat
215Juan Pablo Ferreira





Vídeos MotoX Connect