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Honda TRX 420 Fourtrax
Publicado em: 27/03/2008
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TRX 420 Fourtrax é novidade da linha Honda
Fotos: Divulgação

A Honda apresentou durante esta semana seu novo quadriciclo. Confira abaixo o press release oficial da empresa.

TRX 420 Fourtrax: versatilidade e modernidade em único quadriciclo
Produto é o primeiro ATV (All Terrain Vehicle) a ser comercializado com injeção eletrônica pela Honda no Brasil 


TRX 420 Fourtrax


Modelo está disponível nas cores vermelha, amarela e preta
Símbolo de evolução tecnológica, o TRX 420 Fourtrax chega para consolidar sua liderança no mercado de quadriciclos. Além de manter a consagrada resistência, robustez e versatilidade no lazer off-road e no trabalho agrícola, introduz uma avançada tecnologia que garante mais desempenho, elevada performance e muito conforto na pilotagem. 

Prova disso é o potente motor de 420 cc (de 26,5 cv a 6.000 rpm) e torque elevado (3,09 kgf.m a 5.500 rpm), sendo 27% mais forte do que o seu antecessor, o TRX 350 Fourtrax. Com novas suspensões e transmissão, o piloto tem excelente dirigibilidade e segurança para transpor áreas alagadiças e de difícil acesso.

Pioneira, a Honda incorpora ao TRX 420 Fourtrax o sistema de injeção eletrônica (PGM-FI), oferecendo respostas rápidas e menor consumo de combustível. O ATV é a mais nova opção aos aficionados pelas aventuras fora-de-estrada e para os que necessitam de um veículo ágil para o trabalho no campo. 


Preço parte em R$ 16.800 (versão 4x2). Versão 4x4 custa R$ 18.900


Detalhe das luzes indicadoras do painel
O quadriciclo está disponível nas versões TM (tração 4x2) e FM (tração 4x4). A versão 4x2 é a mais divertida de se pilotar, já que apresenta menor peso geral e o guidão é mais leve ao esterçamento. Mesmo com a 4x2 a capacidade de superação de obstáculos é bastante elevada devido aos pneus de grande capacidade de tração. O resultado é uma pilotagem esportiva, principalmente em curvas velozes e ousadas.

Já a 4x4 tem alto desempenho para ultrapassar superfícies acidentadas, evitando o atolamento das rodas. Um dos principais atributos dessa versão é o avançado sistema de seleção de tração (Trax Lok System), que alterna de forma fácil e rápida para 4x2 e assegura agilidade nas curvas. Esse modelo apresenta ainda o diferencial dianteiro autoblocante dotado de sensor de torque e limitador de deslizamento, garantindo estabilidade em qualquer tipo de terreno.

Design imponente com visual esportivo

A Honda apostou em um design mais esportivo e arrojado para transformar o TRX 420 Fourtrax em referência no segmento. Suas linhas valorizam a robustez do modelo com destaque para a grade frontal, que protege o veículo nas trilhas fechadas, e os amplos pára-lamas, mais resistentes para enfrentar áreas de difícil acesso. 


Modelo atende lazer e trabalho

O visual também ficou marcado pelo novo conjunto óptico com os faróis alongados e integrados aos pára-lamas dianteiros, propiciando segurança na pilotagem noturna. A lanterna traseira tem a moderna tecnologia LED (Light Emitter Diode), responsável por maior luminosidade e menor consumo de bateria, além de ressaltar a modernidade do ATV.


Motor possui 26,5 cv segundo dados da fábrica
Funcional, o painel de instrumentos possui luzes indicadoras de neutro, marcha à ré, alerta de óleo do motor, diagnose da injeção eletrônica, acionamento 4x4 (na versão FM), marcador de combustível e chave liga-desliga, facilitando o monitoramento do veículo.

Conforto foi outro foco da Honda ao criar comandos duráveis e fáceis de usar. O assento largo e de boa densidade favorece a utilização por longos períodos. Além disso, o exclusivo assoalho dá maior proteção ao piloto em trilhas com lama, pedras soltas e galhos. 

Motor potente

Totalmente novo, o motor de 420,2 cm3, OHV (Over Head Valve), monocilíndrico de duas válvulas é um dos principais atributos do TRX 420 Fourtrax. Atinge potência máxima de 26,5 cv a 6.000 rpm. Porém, seu diferencial é a força, desenvolvendo vigoroso torque (3,09 kgf.m a 5.500 rpm).Tais características conferem baixa manutenção e alta resistência. 


Utilização de quadriciclos em lazer é a mais comum no Brasil

A Honda encontrou na arquitetura do motor OHV as qualidades ideais para o novo TRX 420 Fourtrax devido a sua forma compacta e reduzida altura total, permitindo assim adequação ao chassi. O motor OHV também apresenta maior durabilidade quando comparado a outros sistemas. Porém, para que o motor proporcionasse maior potência, as varetas de acionamento das válvulas foram trabalhadas de forma a oferecer maior durabilidade e ao mesmo tempo mantendo suas características mecânicas originais, independentemente da temperatura de trabalho.


Pedal de câmbio e pedaleira
Sua instalação longitudinal ao chassi otimiza a transmissão de potência para as rodas, evitando perda de potência por atrito. Sua fixação conta com coxins de borracha que minimizam vibrações primárias.

A adoção do sistema de arrefecimento a líquido mantém a temperatura ideal do motor em qualquer condição de uso, bem como possibilita o aumento extra de potência. Já o balanceiro, outra novidade do TRX 420 Fourtrax, se traduz em maior conforto durante a condução, pois ao girar em sentido contrário ao virabrequim reduz a vibração geral do motor.

Além disso, o reforçado chassi de berço duplo em tubos de aço e as novas suspensões dianteira independente (Double Wishbone) com amortecedores de dupla ação e traseira monoamortecida apresentando mais curso contribuem para a estabilidade nas curvas.

O sistema de injeção eletrônica de combustível da Honda PGM-FI tem inúmeros benefícios tais como: maior facilidade ao acionamento do comando do acelerador, acelerações mais graduais, lineares e precisas e otimização da mistura ar-combustível. O resultado é economia e menor emissão de gases poluentes. O sistema assegura o funcionamento em quaisquer situações de temperatura e altitude, além de interromper o funcionamento em caso de exceder o grau de inclinação de segurança. 


O TRX 420 Fourtrax também pode ser utilizado para atividades de trabalho em propriedades rurais 

O tanque de combustível, leve e de plástico, tem capacidade para 13,3 litros, com reserva de 3,7 litros, garantindo grande autonomia. O maior controle do nível de combustível se deve ao indicador, localizado no tanque. O registro apresenta três posições: fechado (off), aberto (on) e reserva (res). Com esse item, é possível trafegar por alguns minutos até o próximo ponto de abastecimento quando o líquido se esgostar na posição aberto (on).


Suspensão dianteira independente
Para otimizar ainda mais a potência do motor e superar obstáculos, o modelo conta com câmbio de cinco marchas (mais marcha à ré), sendo a primeira super reduzida, além de possuir embreagem centrífuga automática, agora com sete discos banhados a óleo.

Os freios dianteiros a disco (acionamento hidráulico) dotados de capa protetora que os protege contra danos e traseiro a tambor (acionamento mecânico) proporcionam frenagens eficientes com menor esforço no acionamento.

A precisão nas manobras fica por conta dos largos pneus Maxxis, que trabalham com baixa pressão, ampliando a capacidade de tração e reduzindo o efeito de compactação do solo.

O novo TRX 420 Fourtrax ganhou sistema de partida elétrica e bateria selada de grande capacidade (12V/12Ah) que dispensa manutenção periódica. O escapamento em aço inoxidável propicia durabilidade e resistência à corrosão. 


Ponteira do escapamento
A versão TM (4x4) está equipada com o exclusivo "trax lok". Este equipamento atende às expectativas dos usuários ao permitir selecionar, por meio de uma alavanca posicionada próxima ao guidão, a utilização de 4x4 ou 4x2.

O ATV é equipado com bagageiro dianteiro com peso máximo de 30 kg, bagageiro traseiro com peso limite de 60 kg e porta-objetos para pequenos volumes. Tem ainda capacidade para rebocar 385 kg.

Referência mundial

A trajetória de sucesso internacional do quadriciclo remete ao ano de 1970, quando o veículo surgiu nos Estados Unidos inicialmente como triciclo. 


Alavanca seleciona opção 4x2 ou 4x4
Na época, o objetivo era suprir a necessidade de um produto para o lazer, pequeno e prático, que superasse neve, lama e areia e utilizasse a mecânica da motocicleta. Desde então, o segmento cresceu para atender a demanda do mercado.

No Brasil, a Honda foi pioneira ao iniciar a produção em 2001 com o TRX 350 Fourtrax. A empresa enfrentou desafios até atingir em 2007 o recorde de vendas com a comercialização de 1.059 unidades. O avanço é resultado de investimento e trabalho constante para firmar o segmento no País.

Com o lançamento do TRX 420 Fourtrax em substituição ao TRX 350 Fourtrax, a Honda mostra a evolução de sua linha de modelos e oferece toda sua estrutura aos consumidores. Como o veículo é produzido na fábrica da empresa em Manaus (AM), os clientes têm à disposição assistência técnica e reposição de peças, além de uma rede de concessionárias altamente especializadas.

Utilizado predominantemente para o lazer off-road, o ATV supera cavas, atravessa riachos, lamaçais e atoleiros, ressaltando sua versatilidade e elevada capacidade de superação de obstáculos. Aos poucos, o quadriciclo vem sendo descoberto por profissionais, como donos de propriedades rurais, que utilizam o veículo como apoio eficiente em atividades na fazenda, no campo de mineração e na vigilância de áreas naturais. 


O TRX 420 Fourtrax substitui o modelo 350, lançado em 2001 

O novo TRX 420 Fourtrax está disponível nas cores vermelha, amarela (exclusiva TM) e preta (exclusiva FM), com preço público sugerido de R$ 16.800 (versão 4x2) e R$ 18.900 (versão 4x4), base Estado de São Paulo e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. O modelo tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem. A Honda dispõe de uma rede credenciada de 69 concessionárias distribuídas por todo País.


As informações publicadas na Coluna Apresentação de Produto são fornecidas pelo fabricante e de responsabilidade do mesmo.






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