X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Entrevistas > Entrevistas

Swian Zanoni
Publicado em: 22/06/2007
Clique e saiba mais

Entrevista Swian Zanoni 
Por Idário Café - Fotos: Maurício Arruda


Neste próximo final de semana quando será disputada a quinta etapa do Brasileiro de Motocross a categoria MX2 sentirá a ausência de uma das revelações da temporada. Swian Zanoni que compete com o apoio de KTM, Race Tech, Benazi Racing, MR Pró, All Sign, LMP Pneus e Vertex, conquistou dois pódios em quatro provas deixa de competir em Itupeva (SP) para participar de seu primeiro desafio internacional. Idário Café conversou com o piloto de 19 anos durante a prova de Santa Luzia, MG.

Como a maioria dos pilotos privados este mineiro com residência no Rio de Janeiro sempre passou por dificuldades para conquistar um lugar ao pódio. Mas, graças ao trabalho sério e a dedicação, Swian Zanoni vem se destacando e acabou conseguindo um importantíssimo apoio da KTM para disputar o Brasileiro de Motocross e outros campeonatos. Neste mês, o piloto foi convidado a participar de uma série de três provas na Europa e estar ao lado de nada menos que o belga Stefan Everts, hoje gerente de competições da marca austríaca. Em entrevista ele contou um pouco da sua carreira e quais as metas para os próximos anos.

MotoX: Conte-nos um pouco do início da sua carreira. 

Swian: Comecei a acelerar bem cedo, com apenas 3 anos de idade. Na ocasião, andava apenas por diversão e lazer. Era uma brincadeira de criança. Mais tarde, aos 11 anos foi que comecei a praticar como esporte. 



Pódio de Carlos Barbosa onde conquistou seu melhor resultado no Brasileiro de Motocross


Robert Kern fez a ponte entre Swian e a KTM e atualmente é um de seus maiores incentivadores.
MotoX: Em que categoria isso aconteceu?
 

Swian: Estava na 80cc já quando decidimos investir na carreira. Era 2001, e minha mãe acreditando no meu potencial vendeu o carro para comprar uma moto. Neste ano conquistei o Campeonato Carioca.

MotoX: Mas em pouco tempo você já foi para a MX2? 

Swian: Exato. Com 15 anos decidimos ir para a MX2, na época 125cc, e partimos para uma fase mais exigente.

MotoX: E como foi esta experiência? 

Swian: apesar de ter chegado cedo na categoria, consegui resultados expressivos. Logo no primeiro ano consegui andar entre os 15 melhores. Foi bom porque me incentivou a treinar mais para subir mais posições. 


A família sempre presente nas provas.



Logo antes da largada na prova gaúcha
MotoX: Você andava de Yamaha e foi bem com esta moto, mas logo apareceu de KTM. Como foi esta migração?
 

Swian: A história da KTM em minha carreira foi uma das mais interessantes. Temos uma casa de veraneio em Rio das Ostras, RJ, num período de ferias por lá, conhecemos o Robert Kern. Ele é o responsável pelo KTM Adventure Tour aqui no Brasil. Depois de algumas conversas ele conseguiu junto a KTM Áustria (matriz) um apoio para eu andar com a marca.

MotoX: Sorte grande então? Pois são pouquíssimos que conseguem competir com esta marca. 

Swian: De fato sim, foi mesmo uma grande sorte. O Robert negociou junto a KTM e acabei conseguindo motos e peças sobressalentes vindas diretamente da Europa.

MotoX: Com este apoio ficou mais fácil conseguir melhores resultados? 

Swian
: Sem dúvida que sim, todavia ainda não dá para brigar por vitórias, já que tenho apenas uma moto e prefiro usá-la apenas para as corridas.

MotoX: E o que faz então como preparo e treinamento? 

Swian: Corro a pé, faço academia e nado... tento compensar ao máximo o tempo que fico sem poder andar de moto. 


Sobre não competir na 5ª etapa do Brasileiro:
"Acho que na vida as vezes temos mesmo de perder algumas coisas né... é ruim, mas não posso deixar de lado esta oportunidade."



Comemorando a chegada em Carlos Barbosa
MotoX: Qual foi o seu melhor resultado nesta temporada?
 

Swian: Este ano consegui chegar em terceiro no pódio em Carlos Barbosa. Ficamos muito satisfeitos pois sabemos como é difícil conseguir um lugar entre os pilotos que brigam pela ponta.

MotoX: Voltando à historia da KTM, você foi convidado a participar de uma prova na Europa, é isso mesmo?
 
Swian
: Isso mesmo. A KTM Áustria chamou alguns dos seus pilotos para participar do MX Master, um torneio de três etapas que acontece na Alemanha e na Áustria, mais exatamente na própria pista da KTM.

MotoX: E claro que você vai aproveitar para explorar o máximo desta viagem?!!! 

Swian: Sem dúvida... já fomos informados que vamos ter contato com Stefan Everts (piloto 10 vezes campeão mundial) e com outras pessoas da KTM. Quero aproveitar a oportunidade para conhecer melhor a marca e as pessoas envolvidas com ela. 


Zanoni compete também no Arena Cross ocupando atualmente a 2ª posição
Foto: Luiz C. Garcia


MotoX: Caso faça a viagem irá perder uma etapa do Brasileiro de Motocross... certo? 

Swian
: Acho que na vida as vezes temos mesmo de perder algumas coisas né... é ruim, mas não posso deixar de lado esta oportunidade.

MotoX: Agradecemos a sua atenção e esperamos que consiga aproveitar bem a viagem para a Europa. 

Swian: Eu que agradeço o espaço que vocês estão me dando. Com certeza vou aproveitar o máximo desta viagem para adquirir experiência e fazer contatos. Abraço a todos.






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet