X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Superliga de Motocross

4ª etapa - Chapecó - SC - Provas de Domingo
Publicado em: 06/05/2012
Clique e saiba mais

Adam Chatfield vence e Carlos Campano dá adeus à invencibilidade na competição
Redação MotoX.com.br - Texto: Malu Souza / Maurício Arruda - Fotos: Maurício Arruda


Largada da primeira bateria da categoria MX2


Veja também:
Galeria de Imagens com 538 Fotos de Domingo!
Galeria de Imagens com 404 Fotos de Sábado!
Este não foi um bom dia para os líderes das principais classes da Superliga Brasil de Motocross. Nem o espanhol Carlos Campano (Pró), nem o paulista Dudu Lima (MX2) conseguiram subir ao lugar mais alto do pódio na quarta etapa da competição, em Chapecó (SC). O caso do espanhol, que estava com uma lesão na região da virilha, a quebra da hegemonia pelo inglês Adam Chatfield, que foi o vencedor, não foi tão prejudicial, pois sua vantagem na liderança era grande.

Já para Dudu, o resultado deixou tudo mais apertado. Ele que antes estava na frente seguido por Thales Vilardi, passou a ser desafiado mais de perto também por Hector Assunção, o vencedor da etapa no geral. Para terminar, Fábio dos Santos também superou na prova o líder da Júnior, Gustavo Pessoa, e se aproximou ainda mais na classificação.

Corridas

Júnior
 

Fábio dos Santos

Gustavo Pessoa saltou na frente na largada da Júnior, fez o holeshot e ganhou uma certa distância do segundo colocado, Fábio dos Santos. No entanto, logo em seguida o adversário conseguiu se aproximar iniciando uma longa disputa. Fabinho chegou a assumiu a primeira colocação, mas levou o troco duas voltas depois. Enzo Lopes acompanhou os ponteiros no início, até cometer um erro perdendo três posições, deixando o posto com Leonardo Souza.


Gustavo Pessoa

Os dois primeiros seguiram em um grande duelo dando a impressão que o vencedor só seria definido na bandeirada. Só que o ritmo de Fabinho aumentou no terço final da corrida, quando ele assumiu novamente a liderança mudando o rumo da corrida. Desta vez, Gustavo não conseguiu reagir e nas duas últimas voltas Fabinho consolidou a vitória.

Apesar do tropeço, Enzo Lopes se recuperou na disputa pelas posições seguintes conseguindo voltar ao terceiro lugar. Leonardo completou em quarto e José Bryan em quinto.


Pódio da categoria Júnior

Feliz com o resultado positivo, Fabinho disse que seguirá confiante para o restante da temporada, já que agora possui apenas sete pontos a menos que Gustavo. Com isso, ele precisa vencer e torcer por pelo menos um tropeço do adversário nas duas fases restantes. "Foi bem difícil. Eu treinei bastante e vou tentar brigar pelo título", resumiu.

MX2


Anderson Amaral

Anderson Amaral fez uma excelente largada na primeira bateria da MX2 abrindo ótima vantagem na volta inicial. Hector Assunção começou a corrida em segundo, mas logo na segunda volta caiu e cedeu a posição ao líder do campeonato Dudu Lima. Thales Vilardi passou a ocupar o terceiro posto.


Dudu Lima

Embalado na frente, Amaral não diminuiu o ritmo e os adversários encontraram dificuldades para se aproximar. Somente nos momentos finais Dudu chegou perto o suficiente e os dois travaram um belo duelo nos momentos decisivos da corrida. Anderson soube defender a liderança com louvor dos ataques do paulista para vencer de ponta a ponta. Thales manteve a terceira colocação, com Hector em quarto e Rafael Faria em quinto.


Hector Assunção

Amaral repetiu a boa largada na segunda bateria, mas desta vez foi seguido por Hector e não conseguiu o mesmo desempenho. Thales saiu em terceiro. Já Dudu fez uma péssima largada e saiu em oitavo lugar. Amaral puxou a fila por algumas voltas, mas perdeu rendimento e não conseguiu manter-se à frente sendo ultrapassado por Hector e Thales no mesmo momento.


Thales Vilardi

Hector andou com tranquilidade e abriu espaço sobre o companheiro de equipe. Rafael Faria, dono do melhor tempo nos treinos, alcançou a terceira colocação. Dudu também conseguiu avançar um pouco mais e garantir o quarto lugar, deixando Amaral em quinto.

Na somatória das duas provas, Hector Assunção levou a melhor e terminou em primeiro, deixando a disputa pela liderança do campeonato ainda mais acirrada. Agora, com 166 pontos, ele está a apenas quatro do líder Dudu. Thales foi o segundo na etapa e caiu para a terceira colocação na classificação geral com o mesmo número de pontos de Hector. Anderson Amaral terminou em terceiro, Dudu Lima concluiu em quarto e Rafael Faria em quinto.


Rafael Faria


Hector celebrou a conquista e as chances de lutar pelo título da categoria, mas também falou sobre os erros que teve no final de semana. "Na primeira bateria não fui bem, cai duas vezes no mesmo lugar. Na segunda fui bem mais relaxado, consegui largar em primeiro, mas depois perdi a posição. Consegui ultrapassar e o resto da prova foi mais tranquilo", descreveu o piloto da equipe Honda.

MX Pró


Adam Chatfield

Líder da MX Pró, o espanhol Carlos Campano, chegou invicto em Chapecó, mas não obteve o mesmo rendimento das provas anteriores neste fim de semana. Além dos problemas na virilha que lhe incomodavam, o piloto da Yamaha não gostou da pista e acabou ficando longe da vitória. Com isso, os adversários ganharam confiança e o inglês Adam Chatfield acabou com a invencibilidade do piloto da Yamaha já na primeira bateria. Adam foi o mais rápido na largada seguido de perto pelo curitibano Leandro Silva e pelo espanhol.


Carlos Camapano

Chatfield conseguiu se manter à frente e venceu de ponta a ponta. A situação entre os primeiros se manteve por um bom tempo, até que Campano começou a pressionar Leandro. O paranaense se defendeu bem por algumas voltas, mas em uma sequência de ondulações na sétima volta, Campano achou o caminho e assumiu a vice-liderança. Leandro ainda perdeu mais uma posição para Jorge Balbi, que foi ganhando espaço aos poucos. No entanto, pouco antes do final, o mineiro caiu e Leandro se beneficiou retomando a posição. Ainda assim, Balbi conseguiu retornar em quarto, à frente do venezuelano Humberto Martin.
 

Wellington Garcia

Na segunda bateria tudo se inverteu. Wellington Garcia foi quem saiu na frente, com Jorge Balbi e Leandro Silva na sequência. O vencedor da primeira prova, Adam Chatfield largou em quarto. Campano saiu bem mais atrás, mas como sempre, acelerou para ganhar espaço pouco a pouco. Chatfield ganhou a terceira posição de Leandro Silva que passou a ser pressionado por Campano. O paranaense deixou a briga pela ponta, cedendo o lugar ao espanhol, mas conseguiu recuperar a posição na última curva terminando em quarto. Balbi até que tentou pressionar Wellington, porém, o goiano acelerou forte e não permitiu a aproximação do concorrente. Campano completou em quinto.


Leandro Silva

"Eu não imaginava ganhar. Na primeira bateria acabei 'travando' e não fui bem. Foquei uma boa largada na segunda bateria, pois sabia que seria muito importante. Foi uma corrida de muita pressão, estava a muito tempo sem ganhar. Todo trauma que passei (ndr: Wellington sofreu um sério acidente em 2011) acho que se resolveu hoje, vi que sou um piloto que ainda pode vencer", comentou Wellington, emocionado com a vitória na bateria.


Jorge Balbi

Na soma das provas, Chatfield foi o primeiro colocado e com isso assumiu a segunda colocação do campeonato à frente de Balbi. O mineiro, mesmo com o segundo lugar na prova foi parar em terceiro. Ainda assim, a diferença de Campano para os demais é grande. Com 188 pontos, ele possui 29 a mais que Chatfield e 34 a mais que Balbi. Wellington garantiu o terceiro lugar do dia e ocupa a quinta colocação na disputa, atrás de Leandro o quarto colocado em Chapecó e na competição. Campano terminou o domingo em quinto.


Próxima etapa será nos dias 16 e 17 de junho

Depois da quarta fase da Superliga, os pilotos terão uma pausa de duas semanas para se preparar para o maior desafio do ano, a disputa da etapa brasileira do Mundial de Motocross, que será realizada no Parque Beto Carrero Wolrd, em Penha (SC), nos dias 19 e 20 de maio. A competição retorna nos dias 16 e 17 de junho, em Brasília.

Resultados

P. No. Pro Pt 1 2 M Sponsor
1 407 Adam Chatfield 45 25 20 Hon Ims, Ipiranga, Vulcano, Bm Motos, Pirelli, Polisport
2 1 Jorge Balbi 40 18 22 Kaw Pro Tork, 2b Racing, Kaw, Mart Pluss, Mobil, Race Tech, 
3 21 Wellington Garcia 39 14 25 Hon Hon, Mobil, Pirelli, Mormaii, Fox, Yoshimura, Galfer, D.i.d., 
4 14 Leandro Silva 38 20 18 Hon Hon, Mobil, Pirelli, Oakley, Fox, Did, Galfer, Ct Leandro Sil
5 115 Carlos Campano 38 22 16 Yam Geração, Yam, Circuit, Monster, Yoshimura, Icm Capas De
6 992 Jean Ramos 29 15 14   X-motos Do Brasil, Jmr Escola De Motocross
7 5 Marcelo Lima 28 13 15 Kaw Kaw, Rinaldi, Circuit
8 4 Roosevelt Assunção 25 12 13 Yam Flying Racing, Yam, Asw, Pirelli, Morato Racing
9 512 Jorge Bujanda 23 11 12 Yam Circuit, Yam, Yamalube, Mr Pró, Dash
10 9 Richard Berois 21 10 11 Kaw Ama Racing Oils, Mcr Racing, Brasil Racing, Tbt Racing, Rich
11 454 João Tresse 18 8 10 Hon Hon, Ct Leandro Silva, Mobil, Pirelli, Mx Parts, Ims, Mr Pro
12 299 Michael De Sousa 18 9 9 Yam Brilho Aviamentos E Metais, Pref. De Sta. Cruz Do Capibarib
13 101 Humberto Martin 16 16 0 Hon Itamaracá, One Industries, Hon, Mobil, Pirelli, Utopia, Arr
14 925 Eliseu Glanert 13 5 8 Hon Steel Construções Joaçaba, Assistencia Odontomédica Ltd
15 132 Eduardo De Lavi 13 6 7 Hon Www.covx.com.br
16 23 Ademir Todeschini 7 7 -- Hon Expresso Sul, Wa Transportes
P. No. MX2 Pt 1 2 M Sponsor
1 30 Hector Assunção 43 18 25 Hon Hon, Mobil, Fox, Pirelli, Yoshimura
2 27 Thales Vilardi 42 20 22 Hon Hon, Mobil, Pirelli, Mormaii, Fox, Yoshimura, Galfer, D.i.d.
3 83 Anderson Amaral 41 25 16 Ktm Irrigação Borborema, Rota Do Mar, Wrp, Briger Jeans, Spor
4 2 Eduardo Lima 40 22 18 Kaw Emg Racing, Kaw, Rinaldi, Vaz, Circuit
5 116 Rafael Faria 36 16 20 Yam Flying Racing, Yam, Asw, Pirelli, Moto Racing, Moto Sava
6 90 Gustavo Henn 30 15 15 Kaw Pro Tork, 2b Racing, Mobil, Kaw, Pirelli, Henn, Racetech
7 194 Leonardo Lizott 28 14 14 Hon Hon, Itamaracá, One, Pirelli, Utopia, Arrow, Wosnner, Six S
8 282 João Ribeiro 26 13 13 Yam Geração, Yam, Circuit, Monster, Yoshimura, Icm Capas De
9 12 Endrews Armstrong 22 10 12 Hon Dunas, Hon, Pirelli, Motul, Ims, Rudnick Motopeças, Akrap
10 938 Victor Feltz 22 11 11 Hon Hon, Ct Ls, Mobil, Pirelli, Mx Parts, Ims, Mr Pro, Neyfa, Grif
11 70 Pedro Bueno 22 12 10 Hon Hon, Ims, Pirelli, Vaz, Motul, Akrapovic, Rudnic Motos .co
12 77 Marcos De Lima 15 8 7 Ktm Rapozao Racing ,  Rfix Graphics
13 307 Breno De Araújo 13 7 6 Hon Sport Company, Campos Soluções Agrícolas Azul Do Mar, G
14 198 Augustin Poli 11 3 8 Hon  
15 222 Mauricio Perozin 11 6 5 Hon Perozin Motos
16 144 Nicolas Rodrigues 9 0 9 Kaw  
17 924 Nicolas Callegari 9 9 0 Kaw  
18 29 Eduardo Cassol 8 4 4 Kaw Produtos Naturais Vida Saudável, Gilmar Brito Advogado
19 5 Gustavo Dal Pizzol 8 5 3 Kaw Casa Do Computador
P. No. Junior Vs M.V. Diff M Sponsor
1 87 Fábio Dos Santos 12 1:59.886 24:44.198 Hon Dunas, Box 18, Ims
2 117 Gustavo Pessoa 12 1:59.426 0.005 Hon Hon, Mobil, Pirelli, Xbrands
3 92 Enzo Lopes 12 2:00.982 1:10.501 Ktm Pirelli, Mobil, Circuit, Ktm, Usa-one Industries, Circuit, Wmr1
4 45 Leonardo De Souza 12 2:04.553 1:20.895 Hon Hon, Pirelli, Mobil, Posto Atenas, Mx Parts, Ct Leandro Silva, Ci
5 8 José Bryan 12 2:03.263 1:57.565 Hon Kaiani Malhas, Asw, Tbt Racing, Motosho Racing, Schumi Motos
6 68 Guilherme Castro 11 2:11.775 1 Lap Hon Ims, Ms Parts, Pitster Graphics, Jb Retifica, Via Beach
7 47 Marcos Vásquez 11 2:14.034 1 Lap Hon Ct Leandro Silva, Mx Parts, Ims, Postos Atenas, Uvel, Neyfa
8 23 Arthur Todeschini 11 2:16.012 1 Lap Ktm Pirelli, Expresso Sul Transportes
9 20 Gabriel Gonçalves 10 2:22.009 2 Laps Hon Turma Da Milly, Tribo De Praia

Classificação Geral

Pos No . Pro Total
1 115 Carlos Campano 188
2 407 Adam Chatfield 159
3 1 Jorge Balbi 154
4 14 Leandro Silva 147
5 21 Wellington Garcia 137
6 992 Jean Ramos 97
7 4 Roosevelt Assunção 95
8 5 Marcelo Lima 94
9 454 João Tresse 75
10 512 Jorge Bujumda 73
11 7 João Paulino 56
12 299 Michael De Souza 51
13 101 Humberto Martin 45
14 232 Martin Michek 33
15 309 Wellington Freitas 32
16 9 Richard Berois 21
17 318 Jorge Costa 21
18 931 Rafael Zenni 19
19 334 Israel Feitosa 18
20 28 Eduardo Pereira 17
21 700 Rodrigo Taborda 16
22 111 Jadson De Oliveira 15
23 11 Marcus Ribeiro 14
24 925 Eliseu Glanert 13
25 132 Eduardo De Lavi 13
26 500 Francisco Junior 13
27 339 Yaponey Diniz 13
28 147 Pascal Leuret 13
29 68 Felipe Alcantara 11
30 969 Raul Gonçalves 11
31 45 Michele Bortoli 10
32 418 Clélio Costa 9
33 71 Francisco Rodrigues 9
34 23 Ademir Todeschini 7
35 3 Leonardo Pereira 6
36 740 Diego Tavares 5
37 25 Walter Tardim 5
38 40 Luiz Pinheiro 2
39 747 Erminio De Oliveira 1
Pos No . MX2 Total
1 2 Eduardo Lima 170
2 30 Hector Assunção 166
3 27 Thales Vilardi 166
4 116 Rafael Faria 151
5 83 Anderson Amaral 118
6 194 Leonardo Lizott 91
7 90 Gustavo Henn 85
8 938 Victor Feltz 85
9 282 João Ribeiro 83
10 32 Rodrigo Santos 73
11 993 Deni Marques 71
12 12 Endrews Armstrong 66
13 70 Pedro Bueno 61
14 6 Gabriel Gentil 44
15 77 Marcos De Lima 41
16 144 Nicolas Rodrigues 28
17 128 Everett Holcomb 28
18 307 Breno De Araújo 24
19 553 Sérgio Monteiro 23
20 17 Gustavo Da Silva 18
21 223 Cezar Boaventura 16
22 339 Rai Souza 14
23 544 Marçal Muller 14
24 19 Pedro De Melo 13
25 816 Talvan Teixeira 13
26 934 Caio Lopes 13
27 198 Augustin Poli 11
28 222 Mauricio Perozin 11
29 924 Nicolas Callegari 9
30 515 Lucas Maia 9
31 22 Rodrigo Rodrigues 9
32 199 Joaquim Poli 9
33 29 Eduardo Cassol 8
34 5 Gustavo Dal Pizzol 8
35 304 Ismael Filho 3
36 75 Dielson Da Silva 3
37 500 Thiago Germino 3
38 388 Danilo Pereira 1
39 15 Lucas Bottcher 1
40 191 Pedro Godoy 1
Pos No . Junior Total
1 117 Gustavo Pessoa 94
2 87 Fábio Dos Santos 87
3 68 Guilherme Castro 70
4 47 Marcos Vásquez 60
5 92 Enzo Lopes 56
6 45 Leonardo De Souza 54
7 20 Gabriel Gonçalves 38
8 23 Arthur Todeschini 37
9 8 José Brayan 25
10 77 Daniel Henrique 25
11 198 Ighor Layme 20
12 71 Matheus De Souza 20
13 46 Gustavo Borges 18
14 316 Jefferson Arnaud 16
15 199 Kioman Munoz 16
16 200 Arthur Filgueira 15
17 991 Ricardo Jurça 13
18 388 Gilberto Cavalcanti 12
19 25 Stefany Serrão 12
20 150 Daniel Reichardt 11
21 7 Thiago Da Costa 10
22 109 Guilherme Félix 10
23 111 Vitor De Almeida 8
24 298 Yan Machado 7
25 102 Djalma Brito 5
26 64 Anderson Ribeiro 3
27 220 Márcio Hortense 2
28 18 Leonardo Limber 1






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet